Qual é o Melhor Shampoo Para Queda de Cabelo?

Qual é o melhor shampoo para queda de cabelo – Nessa matéria você vai saber tudo sobre o assunto. Confira!

Qual é o melhor shampoo para queda de cabelo?

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Você sempre me pergunta: “Julia, Qual é o melhor shampoo para queda de cabelo?”.

Pensando nisso, resolvi fazer essa matéria, para acabar definitivamente com todas as suas dúvidas.

A ciência já descobriu e divulgou a causa do fenômeno responsável pela reação em cadeia que causa a queda capilar, o fenômeno é denominado de micro-irritação.

A micro-irritação é produzida quando a pessoa vivencia muito estresse, o que acaba desencadeando a produção excessiva de radicais livres, responsáveis pela queda de cabelo.

Melhor shampoo para queda de cabelo

Qual é o melhor shampoo para queda de cabelo?

Mas e a questão da genética?

Nos homens, particularmente, grande parte dos casos de queda de cabelo estão associados a uma questão de genética, pois trata-se de uma alopecia androgenética, associada à sensibilidade particular dos folículos pilosos aos androgénios.

Porém, existem outros fatores que influenciam e que podem favorecer os casos de quedas capilares, como é o caso do uso de shampoos muito agressivos ou uma alimentação inadequada.

Leia também melhores tratamentos caseiros para queda de cabelo.

 melhor shampoo para queda de cabelo

Já a mais recente descoberta científica, de que a micro-irritação também causa aceleração na queda capilar, tanto em homens, quanto em mulheres, problematiza que o stress é um dos maiores causadores de quedas capilares.

Quando estamos vivendo muitas situações estressantes, surge uma micro-irritação, mesmo por baixo da superfície do couro cabeludo.

Praticamente imperceptível e indolor, este problema acaba desencadeando uma reação em cadeia, alastrando-se até a região do bulbo. Em resposta a esta ação, os tecidos tendem a se contrair.

 melhor shampoo para queda de cabelo antes e depois

Em decorrência da micro-irritação, o bulbo fica menor irrigado e menos nutrido e a consequência disso é que o cabelo acaba afinando e com uma tendência maior para a queda.

Tanto o estresse interno, quanto o externo são capazes de afetar diretamente o nosso couro cabeludo.

Estresse interno: este tipo de estresse pode ser induzido pelo cansaço, mudanças climáticas ou de estações, ou até mesmo pela falta de sono.

Estresse externo: este tipo de caso é resultado da falta de cuidados capilares, brushings sucessivos, radiações, poluição e excesso de exposição ao sol.

Quando os radicais livres são estimulados por nosso organismo, automaticamente produzimos agentes químicos pró-inflamatórios que provocam um fenômeno imperceptível na superfície do couro cabeludo: a micro-irritação.

Os ingredientes ativos permitem reabsorver a micro-irritação na sua origem e prevenir a sua repercussão até a região do bulbo.

Leia também Shampoo Caseiro para Queda de Cabelo.

Outros fatores para queda de cabelo

  1. Excesso de vitamina A ou B no organismo;
  2. Gravidez;
  3. Alterações hormonais;
  4. Uso de antidepressivos e similares;
  5. Anemia;
  6. Hipotireoidismo.

Shampoos indicados para queda de cabelo

É preciso salientar que médicos especialistas em calvice e diferentes tipos de quedas capilares, apontam que não é qualquer tipo de shampoo que realmente soluciona o problema de queda capilar.

Logo, não basta apenas comprar um shampoo anti-queda que tudo estará resolvido.

 melhor shampoo para queda de cabelo que funciona

Porém, existem alguns componentes que possuem um efeito considerável sobre o problema, e que quando utilizados na composição de determinados shampoos, podem acarretar em uma melhora significativa na problemática da queda dos fios.

A grande maioria dos shampoos anti-quedas, possuem em sua constituição fitoterápicos que agem impedindo a ligação de forma ativa da testosterona nos fios capilares, ou seja, de forma a impedir a miniaturização dos mesmos.

Além disso, esse tipo de produto possui, geralmente, outras substâncias igualmente importantes, segundo médicos dermatologistas, que são:

  1. Vitamina E
  2. Vitamina C
  3. Zinco
  4. L-Carnitina
  5. Vitaminas do complexo B, etc.

Existem shampoos que contêm o aminexil, um derivado do minoxidil, que frequentemente é usado no tratamento de casos de alopecia androgenética e também da alopecia areata.

Estes tipos de shampoos contribuem para o crescimento e fortalecimento de novos fios capilares, e pode ser usado em outras formas de queda de cabelo, como os eflúvios.

Outra substância que pode ser utilizada nos shampoos para queda de cabelo, é a L-carnitina, porém seus mecanismos de ação sobre os cabelos ainda requerem mais pesquisas, para que seja comprovada sua verdadeira eficácia.

A L-carnitina é um antioxidante proteico, proveniente de aminoácidos que possuem a função de garantir energias para as células capilares.

Outras substâncias que possuem a mesma função e que estão presentes em grande parte das bulas de shampoos são as formulações com vitamina E ou tocoferol, pois estes também servem como antioxidantes capilares, de maneira muito similar a L-carnitina.

Outros ingredientes que estimulam o crescimento do cabelo e reduzem a queda capilar que podem ser encontrados em shampoos:

  1. Extrato de Alecrim
  2. Extrato de Aloe Vera ou Babosa
  3. Rícino ou Mamoma
  4. Jaborandi
  5. Vitamina A
  6. Dexpantenol ou vitamina B5
  7. Extrato de Alho
  8.  Extrato de Canela
  9. Extrato de menta
  10. Extrato de maracujá
  11. Extrato de limão
  12. Cafeína

Leia também Queda de Cabelo na Gravidez.

Dica final

É necessário que as pessoas saibam que os shampoos podem sim contribuir e muito, para tratamentos contra o processo de quedas capilares

Mas, tendo em vista que as opções disponíveis no mercado são inúmeras, às vezes as pessoas podem fazer escolhas equivocadas e que podem prejudicar ainda mais o couro cabeludo, e consequentemente a estrutura dos fios.

Neste sentido, é importante ter um acompanhamento de um dermatologista que possa avaliar o caso e orientar devidamente para o melhor tratamento para o problema, que muitas vezes pode ser mais sério do que se pensa e poderá necessitar de um estudo clínico mais aprofundado.

Afinal, não existe apenas uma causa específica para que ocorra a queda em nossos cabelos e também não existe apenas uma forma de tratamento da problemática.

Obs: sempre que usar um shampoo anti queda, deixe agir no couro cabeludo por 2 minutos para que os ativos penetrem nos folículos, trazendo assim um resultado satisfatório.

Leia também Shampoo Antiqueda funciona mesmo?

Vídeo: Assista também os vídeos sobre queda de cabelos Abaixo:

Espero que tenha gostado da matéria.

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

E ai o que você achou da matéria Qual é o Melhor Shampoo Para Queda de Cabelo? Comente

4.5/5 - (74 votes)

65 thoughts on “Qual é o Melhor Shampoo Para Queda de Cabelo?

  1. Amei Ju essa matéria, eu já tive queda quando maltratava meu cabelo até no modo de pentear kkk e tb fui ruiva e usava progressiva. Foi quando fui para YouTube buscar dicas achei seu canal ainda no início dele, nossa descobri que fazia tudo errado nem o cabelo sabia lavar passava shampoo em todo cabelo não sabia o que era cronograma nessa de não saber eu ia comprar algum creme na drogaria já me deram creme para reconstrução e eu usava toda semana imagina meu cabelo quebrou todo. Enfim se eu contar tudo aqui dá um livro kkk recomendo seu canal para meus parentes amigos até desconhecidos kkk bjs lindona

  2. Essa matéria vai me ajudar mto, no começo ano pasaado sofri com a queda de cabelo, suas dicas me ajudou mto, porém no final do ano ele voltou q cair e está mais evidente bem na franja. Ja estou ficando complexada com essa queda, nois está notável… Qual shmapoo mais em conta vc indica Ju, pois estou desempregada e preciso dar um jeito nesse cabelo urgente!!! Beijo lindona

  3. Meu cabelo tem caído muito, fora do normal, mesmo eu hidratando e fazendo umectação com óleo de rícino e óleo de coco toda semana. Por isso, amei as dicas, preciso incluir um shampoo específico na rotina e também procurar uma dermatologista.

    1. Oi lindona, dê uma olhadinha aqui no blog nas hidratações para cabelos ressecados, tenho certeza
      que vai te ajudar muito 😉 e também tem post com dicas para acabar com as pontas duplas beijos

  4. Sofro muito com queda de cabelo. Muito obrigada pela matéria. Sigo você no Instagram, canal do YouTube e aqui, daí, suas receitas tem me ajudado muito. Tanto a mim quanto minha irmã, cunhada e minha mãe. Sempre fazemos suas receitas. Obrigada lindona, por compartilhar seus conhecimentos. Deus abençoe você e sua família grandemente.

  5. Ju meu cabelo é comprido, porem ele cai horrores, ja procurei um médico fiz exames e não tenho nenhum problema hormonal nem hipotireoidismo, apenas falta de vitamina D. Esses ingredientes também funcionaria para mim.
    Outra coisa meu cabelo cresce ate uma certa altura e não cresce mais, o que eu posso fazer ja tentei algumas dicas suas ja tentei cortar sempre as pontas kkkkk, porem ele chega perto da cintura e não cresce mais ME AJUDAA <3
    Te sigo no Inta faz um tempão amo você e sua familia me ajudam muito tanto com beleza como finanças com o James

  6. Julia minha lindaa, estou com os cabelos caindo muito, meu cabelo esta hidratado, cortei, mudei a alimentação , tomei vitaminas para cabelo mas nada adianta parece q nada funciona, nao sei mais o q fazer.

    1. Oi lindona, nesse caso é bom você consultar um medico para fazer exames
      e saber a causa certinha, para que assim você pode aliar os tratamentos
      com as receitinhas aqui do blog 😉 beijos

  7. Boa tarde Juh. O meu cabelo cai bastante e eu sempre faço exames e nunca dá nada, graças a Deus. Mas meu cabelo ainda assim sempre cai. O último médico que eu fui disse que seria por causa do estresse. Mas como não estressar? Kkk
    Então vou usar muito essa matéria pra eu ver se mudo essa questão da queda. Muito obrigada Lindona, eu sempre uso suas receitas e meu cabelo está muito agradecido. Rsrs
    Beeijos

  8. Juuu amei a matéria! Meu coração dói quando fala de queda de cabelo hahahahah o meu tá quebrando muuuuuito tira uma dúvida, qual marca é melhor Boé ou Cresce Pelo da forever liss? To na dúvida em qual comprar
    Beijos lindona

  9. Oi Lindona, como sempre você mim ajuda muito com suas dicas,sempre uso suas receitas e tem me ajudado muito.Muito obrigada por compartilhar suas receitas ,que Deus continue abençoando você e sua família. Beijoss

  10. Amei as suas dicas lindona parabéns sigo todos os seus conselhos, Júlia você pode fazer um vídeo sobre como cuidar dos cabelos que usamos preso … Trabalho na cozinha o meu cabelo está o dia inteiro preso e por mais que eu cuide ele sempre fica sem forma e com friz guando Souto…

  11. JÚ me da uma LUZ meu cabelo esta caindo muito após o parto, sei que você passou por isso, meu cabelo é longo e muito fino e estou ficando careca de tão ralo e meu bebê tem 8 meses e meio e não para de cair 🙁 estou sem dinheiro pra ir no médico, ja pago pedi pra ele e vacinas ( mãe fica em ultimo..) mas isso ta me dando depressão, se você puder fazer uma nova matéria mais completa sobre queda na amamentação com exames e remédios mais usados eu agradeceria muito. Qual médico mais indicado tricologista ou dermatologista?

  12. estou usando o Tio Natcho , tem muitos ativos naturais… custou 35 reais, mas rende muito… o condicionador também é ótimo… dos ingredientes q lembro, sei que tem alecrim, alfafa, meliloto, quina, aloe vera , geleia real… só não indico para quem odeia o cheiro de mel… porque é bem forte.
    julia, são produtos muito bons… comprei primeiro o tonico, depois comprei shampoo e condicionador… meu cabelo tá mais brilhoso, saudavel… o meu é o tio natho engrossador

  13. Amo suas dicas e tenho queda de cabelo passei a fazer as receitas mais mesmo assim a queda nao parava foi quando eu procurei uma dermatologista e fiz alguns exames e deu tudo alterado anemia, falta de zinco, selenio, vou começar a fazer o tratamento com as vitaminas e logo vou ter um cabelão, muito obrigada Ju q Deus te abençoe, amo seus videos e um Beijao pra Maju

  14. Juh vc me salvou tirou total minhas dúvidas , estou com uma queda muito forte , há 6 meses atrás tive minha princesa após 3 meses e queda começou eu fiquei muito assustada ela já fez seus 6 meses e ainda continua fico meio preocupada mais após ler o seu post aqui no blog vai me ajudar demais obrigada minha linda sempre me ajudando bjusss lindona

  15. Ju vc e demais, estava com uma queda enorme e está melhorando muito com as suas dicas, no momento estou usando várias dicas sua, para crescimento e queda, para manter o cabelo liso, para clarear dentes, para clarear axilas, misturinha para pele e cabelo, obrigado por estar me ajudando a me tornar uma lindona, vc e top, nota 1000, te adoro Ju.bjs

  16. Julia amo suas dicas de crescimento estou fazendo muito fiquei loura mastigo todo meu cabelo tive que corta no queixo agora quero que ele crescer E estou amando todas as dicas amo muito vc e a maju ela é tão linda lembra muito minha bb que vai fazer 2 aninhos da um beijinho na bju por mim bus lindona.

  17. Excelente matéria, gostei muito lindona !! Ju te acompanho à muito tempo , gosto muito d vc .. Assisto todos os seus vídeos no youtube , adoro seus stories no stagram , sigo a Maju e o James tbm , DEUS abençoe você e sua família, bjo ..

  18. Pingback: Google

Deixe um comentário