5 erros que impedem você de recuperar o seu cabelo!

5 erros que impedem você de recuperar o seu cabelo! Neste post você vai descobrir os erros mais comuns que impedem você de ter o cabelo hidratado.

5 erros que impedem você de recuperar o seu cabelo!

Oi lindonas tudo bem com vocês?

No post de hoje eu vou falar sobre 5 erros que você provavelmente está fazendo e que estão impedindo o seu cabelo de ter uma boa recuperação.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

 

  • Muita reconstrução!

cinco-erros-que-impede-voce-de-recuperar-o-seu-cabelo-reconstrucao

O primeiro erro é fazer reconstrução demais, algumas pessoas acham que quando o cabelo está muito danificado ele precisa de muita reconstrução, mas nem sempre é assim, porque se você exagerar na reconstrução vai acontecer o efeito contrário.

Quanto mais ativos reconstrutores como queratina e aminoácidos você coloca no cabelo mais pesado ele vai ficar, a fibra capilar vai ficar muito rígida e com isso o cabelo vai ficar duro e vai começar a quebrar muito mais.

A reconstrução capilar em cabelos danificados deve ser feita uma vez a cada 15 ou 20 dias.

Em cabelos naturais ela deve ser feita uma vez a cada 30 ou ate 45 dias dependendo da necessidade do seu cabelo.

E somente em cabelos elásticos é que a reconstrução é indicada uma vez na semana para recuperar rapidamente, pois nesses casos a fibra está muito maleável e é a reconstrução que vai deixar a fibra mais firme e forte.

Saiba mais sobre a queratina e seus efeitos no cabelo no vídeo abaixo!

Nesse post eu reuni as melhores reconstruções capilares para vocês testar.

Confira!

Melhores reconstruções térmicas.

  • Não usar o protetor térmico antes do secador e também antes da chapinha!

cinco-erros-que-impede-voce-de-recuperar-o-seu-cabelo-protetor-termico

Toda vez que você for secar o cabelo com o secador e for passar a chapinha no cabelo tem que aplicar o protetor térmico novamente.

Só que muita gente aplica antes do secador e quando vai passar a chapinha no mesmo dia ou no dia seguinte não aplica novamente.

Existe protetores térmicos a base de óleo ou em spray que são próprios para você aplicar no cabelo seco e logo em seguida passar a chapinha.

Além de usar o protetor, evite também o uso em excesso de aparelhos que geram o calor nos fios.

Leia mais sobre o protetor térmico e a importância dele para os fios aqui: porque o protetor térmico é essencial para os cabelos.

  • Proteger o cabelo só quando usa ferramentas de calor!

cinco-erros-que-impede-voce-de-recuperar-o-seu-cabelo-secagem

Muitas pessoas usam o protetor térmico, porem quando deixam o cabelo secar ao natural não aplicam nada nos fios, mas isso é um erro que pode estar impedindo você de recuperar o seu cabelo.

O nosso cabelo precisa de cuidados mesmo quando não usamos o secador, procure usar um leave-in mais leves e se o seu cabelo for cacheado use um creme de pentear hidratante.

Esse cuidado precisa ser tomado porque a poluição, o vento e o sol ressecam, danificam e tiram a umidade do cabelo.

Confira nesse post algumas dicas de finalizadores para cabelos danificados!

Produtos para cabelos com frizz.

  • Fazer somente umectação capilar!

cinco-erros-que-impede-voce-de-recuperar-o-seu-cabelo-umectacao

Esse erro é muito comum, eu conheço pessoas que tratam o cabelo a muitos anos aplicando somente óleo vegetal uma vez por semana e não fazem mais nada.

Mas o cabelo continua ressecado e quebradiço porque na verdade ele está precisando de hidratação, a hidratação capilar é a única etapa no cronograma capilar que não sobrecarrega os fios.

Muitas pessoas confundem hidratação com reconstrução e começam a usar máscaras reconstrutoras pois hoje em dia a maioria das máscaras tem ativos reconstrutores, e com isso o cabelo começa a ficar pesado, quebradiço e duro e a pessoa acaba achando que o cabelo está com excesso de hidratação, mas na verdade está com excesso de reconstrução.

A hidratação é o processo que o cabelo mais precisa se você fizer hidratação todos os dias o seu cabelo vai ficar maravilhoso, não faça a umectação no lugar da hidratação.

Os dois tratamentos são muito importantes, mas precisam ser aliados porque sempre que você fizer um em conjunto com o outro a recuperação do seu cabelo vai ser total.

Confira no vídeo abaixo 4 passos muito importantes para você conseguir uma hidratação perfeita dos fios!

  • Seguir um cronograma capilar que não é adequado para o seu tipo de cabelo!

cinco-erros-que-impede-voce-de-recuperar-o-seu-cabelo-cronograma-capilar

Na hora de montar um cronograma capilar muitas pessoas erram porque acabam seguindo um cronograma de outra pessoa, quando na verdade deveria ser um de acordo com o tipo e necessidade do seu cabelo.

Se o seu cabelo for oleoso você não pode usar um produto que seja para cabelo seco pois o tipo de tratamento tem que ser diferente.

Priorize sempre produtos que sejam indicados para o seu tipo de fio e na hora de montar seu cronograma capilar monte de acordo com a necessidade do seu cabelo, e não copie o cronograma de outra pessoa pois cada tipo de cabelo precisa de um cuidado diferente.

O cronograma é como se fosse uma regra básica para quem quer recuperar o cabelo, mas você precisa observar o que o seu cabelo precisa e qual é o seu objetivo, se você quiser um cabelo mais hidratado ou com menos frizz é preciso focar em tratamentos que trazem esses resultados.

Teste produtos que vão dá o resultado que você deseja e monte o cronograma de cuidados de acordo com os tratamentos que o seu cabelo precisa.

Nesse post eu falo mais sobre todos os benefícios do cronograma capilar e te ensino como montar um de acordo com o seu cabelo.

Confira!

Cronograma capilar como é e como funciona.

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman.

5/5 - (15 votes)

9 thoughts on “5 erros que impedem você de recuperar o seu cabelo!

  1. Júlia me tira uma dúvida, vi no canal um tratamento com máscara rica me aminoácido, eu tenho a whey protein da yenzah sei que tem aminoácido, queria saber se posso colocar umas gotinhas glicopan para potencializar ela?

  2. Oi Ju, Tudo bem?

    Me ajuda, comecei a fazer o cronograma oficial e sigo todas as suas dicas em relação a lavagem e cuidados antes e depois, meu cabelo é suuuuuper volumoso, sem brilho e com muito frizz (não tenho química nenhuma) porém a única coisa que não faço é usar condicionador, será que só por este motivo tudo que eu faço não faz efeito algum?

    bjsss

    1. Oi lindona,
      ele é um passo importante para selar bem as cutículas
      e evitar o frizz e também para fazer com que a hidratação
      fique por mais tempo dentro dos fios,
      alem dos tratamentos do cronograma uma vez na semana faça
      a selagem da cutícula usando a misturinha com o vinagre de
      maça, água e condicionador,
      você encontra a receita completa no menu “Receitas caseiras”
      aqui no blog,
      Dê uma olhadinha 😉 beijos

  3. Júlia, minha linda me indica um botox que não agride muinto o cabelo por favor , meu cabelo e adulado e eu não gosto mais tenho medo de usar química no cabelo ,mais meu auto estima esta pesimo por isso pq gosto de cabelo liso me ajuda por favor .

  4. Julia , tudo bem?

    fiz proguessiva a 1 mes , mas logo qaundo seco meu cabelo ele fica com as pontas muito quebradas e feias , as pontsa ja ficavam assim antes de eu fazer a proguessiva , e agora eu começei a cuidar mais do meu cabelo , estou usando protetor termico , fazendo o cronograma capilar , evitando usar muita chapinha , ja faz praticamente 1 ano e 2 meses sem ter cortado nada do cabelo , porque eu quero deixar ele bem grande sem precisar da tesoura , vc poderia me indicar algo pra melhorar esse aspecto das pontas ? obrigada…. e seu cabelo e muito lindooo

    1. Oi lindona, faça as receitinhas caseiras aqui do blog para pontas
      espigadas pois com certeza vai te ajudar muito e sempre antes de lavar
      aplique um óleo vegetal nas pontas, deixe agir por 15 minutos e lave
      normalmente… eu indico fazer o corte somente das pontinhas uma vez a cada
      3 ou 4 meses somente para retirar as pontas ressecadas, pois com o tempo elas
      podem começar a quebrar e prejudicar o crescimento do cabelos, já que por quebrar
      você não vai conseguir ver a evolução no comprimento beijos

  5. Nossa Julia Doorman eu fazia quase tudo errado, eu fiz selagem no meu cabelo é hoje e danificado demais por que eu não hidratava não fazia nada só selagem hoje em dia faço o cronograma mais e não faço mais selagem mais não queria que a raiz ficasse muito alta, receitas caseiras pra desmaiar os fios não funciona muito no meu cabelo infelizmente

Deixe um comentário