Bebê que Morde o Peito, o que Fazer?

Bebê que Morde o Peito, o que Fazer? Saiba quais são os motivos que levam o bebê a fazer isso e como agir nesta situação. Clique e confira!

 

Bebê que Morde o Peito, o que Fazer?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vamos falar sobre algo um pouco dolorido durante a amamentação.

Na fase de amamentação e desenvolvimento do bebê ocorre várias situações novas tanto para a mãe quanto para o neném. E uma delas é quando o bebê começa a morder o peito da mãe.

Isso não é uma regra exata, alguns bebês podem fazer isso e outros não. Mas se isso ocorrer é importante entender o porquê dessa situação e saber o que fazer nessa hora. Sempre com muito amor e paciência.

Então para entender tudo e saber o que fazer é só ler o post completo.

Vamos lá!

O bebê realmente morde o peito?

Geralmente quando um bebê é recém-nascido dificilmente isso ocorre.

Quando os dois primeiros dentinhos inferiores começam a nascer também não costuma ocorrer a mordida, pois se a boquinha do neném estiver posicionada de forma correta no peito na hora da mamada, a língua ficará posicionada entre os dois dentinhos e a mama enquanto ele está sugando o leite.

 

 

Dessa forma não teria como ele morder pois ele teria que tirar a língua.

Mas conforme os outros dentes começam a nascer, isso pode fazer com que a gengiva comece a coçar e morder irá aliviar essa coceira incômoda.

E por falar em amamentar confira nesse post a forma correta de amamentar o leite materno: como armazenar o leite materno.

Porque o bebê morde o peite na hora de mamar?

Existe alguns motivos que levam o bebê a ter esse habito são eles:

A gengiva do neném pode estar coçando!

Quando chega a fase dos dentinhos começarem a coçar é normal que o bebê sinta alguns incômodos como a coceira por exemplo. Por isso ele tende a querer morder as coisas no intuído de coçar a gengiva.

Distração!

A distração também pode causar essa situação. Em alguns casos na hora da mamada o bebê pode não ficar muito concentrado, e quando isso acontece facilmente o bebê se distrai com outras coisas e barulhos e quando ele vira a cabeça para olhar acaba mordendo o peito.

Soninho demais!

Quando o bebê está sentindo muito sono é normal ele cochilar e se isso acontece durante a mamada sem querer ele pode acabar mordendo o peite da mamãe. Não com os dentes, mas pressionando as gengivas no peito e isso também dói.

Leite em grande quantidade!          

Essa é uma causa um pouco rara de acontecer, mas não pode ser descartada. Quando o fluxo de leite sai em grande quantidade o bebê pode tentar parar um pouco o leite em sua boca. E nessa tentativa ele acaba mordendo o peito para que o leite diminua e não encha tanto a sua boquinha.

 Prazer!

Assim como no caso dos dentinhos nascendo aonde o bebê gosta de morder coisas para coçar a gengiva. Nessa situação ele também gosta de morder coisas mais nesse caso é por prazer. Alguns nenéns gostam de morder e lamber objetos e por isso ele pode acabar usando o peito para essa função.

Aquisição de habilidades!

Tudo é muito novo para o bebê e a fase em que ele começa a obter coordenação também é novidade. E quando ela chega ele quer morder, lamber e colocar tudo na boca. E quando ele vai mamar nessa tentativa de descobrir coisas novas ele acaba mordendo o peito.

Conseguir a sua atenção!

Quando o neném morde o peito automaticamente a sua atenção volta para ele. E em alguns casos quando o bebê é maior ele acaba entendendo que isso é uma forma de conseguir sua atenção por isso ele desenvolve esse hábito querendo atenção e muita das vezes até o seu carinho.

Pouco leite!

Quando o fluxo de leite é lento ou tem pouco leite, ele pode morder com objetivo de avisar que deseja mamar mais ou simplesmente porque fica irritado com a situação.

 

bebe-que-morde-o-peito-o-que-fazer-gengiva

Saiba também como evitar a cólica do seu bebê no vídeo abaixo.

Assista!

 

O que é preciso fazer quando o bebê morde o peito!

Esse momento não pode passar despercebido pois além da mãe sentir dor o bebê precisa entender que ele não pode fazer isso. Por isso existe algumas coisas que você precisa fazer nesse momento são elas:

 É preciso dizer não!

Quando o bebê morde o peito é preciso mostrar para ele que isso é errado. Por isso no momento que ele fazer isso retire ele do peito e diga não usando um tom firme e olhando nos seus olhos. Dessa forma ele vai entender que se morder, perderá o peito.

Tire do colo!

Se o dizer não, não resolver e ele voltar a morder, tire ele do seu colo por alguns estantes.

Dedique atenção!

Como falamos acima em alguns casos o bebê pode fazer isso para chamar a sua atenção, por tanto se você perceber que é isso que ele quer dedique um pouco mais de atenção a ele enquanto ele estiver mamando.

Troque o peito!

Trocar a posição também é uma alternativa. Quando o bebê morder além das atitudes acima mude também o lado do peito.

Converse!

Conversar com o neném é muito importante em qualquer momento. Procure conversar com ele e caminhar um pouquinho com ele também.

Veja se já está satisfeito!

Entender o momento que o seu bebê está satisfeito é muito importante. Assim que isso ocorrer tire ele do peito e só ofereça o peito quando ele realmente estiver com fome.

Ofereça um mordedor!

Antes do bebê mamar ofereça a ele um mordedor que esteja um pouco gelado faça isso também após ele terminar de mamar.

Tire do peito!

Se perceber que o seu bebê está quase dormindo tire ele do peito.

bebe-que-morde-o-peito-o-que-fazer-mordedor

É muito importante também que após mamar seu bebê arrote. Confira nesse post dicas para ajudar o seu neném a arrotar: como fazer o bebe arrotar.

O que não deve ser feito nunca!

Existe algumas coisas que não devem ser feitas jamais para não piorar e atrapalhar o aprendizado veja quais são elas:

Jamais deixe de amamentar!

Algumas mães acabam deixando de dar o leite ao bebê e fazem o desmame quando ele começa a morder o peito. Mas isso jamais deve ser feito, pois logo ele vai parar com esse hábito.

Não aplique pomadas!

Não aplique pomadas no peito antes de amamentar o seu filho (a). A pomada pode fazer com que a língua do neném e também o seu mamilo fiquem dormentes, e isso vai atrapalhar a mamada. Além disso a pomada pode fazer mal ao neném.

Passar sentimentos ruins para o bebê!

O seu bebê é capaz de sentir e entender seus sentimentos e também o tom da sua voz. Ele consegue distinguir os sentimentos bons dos ruins por isso não passe para ele sentimentos ruins pois isso não o fará bem.

Ter atitudes emotivas!

Quando o bebê morde o peito automaticamente isso causa dor na mãe e isso pode fazer com que ela grite e aja de forma emotiva. Mas isso não deve ser feito pois é preciso ter sempre muito cuidado e paciência com o neném.

Além disso ato de gritar pode causar uma certa curiosidade no bebê já que é tudo muito novo. Essa curiosidade pode fazer com que ele morda novamente para ver a sua reação.

bebe-que-morde-o-peito-o-que-fazer-chorando

E quando se bebe tem soluço você sabe como fazer para parar o soluço?

Nesse post eu dei dicas confira: como parar com o soluço do bebê.

É muito importante!

Ter amor e carinho com o seu bebê é algo muito prazeroso e muito importante afinal você esperou ansiosamente e por longos meses até que o momento mais emocionante chegasse… O momento em que ele estaria em seus braços!

Por isso tenha sempre muita calma procure sempre conversar com o seu neném, pois ele entende e reconhece sua voz desde o momento em que ele ainda estava em sua barriga.

Passe sempre muita calma para ele e muitos sentimentos bons pois isso o fará muito feliz. E mais importante ainda não desista de amamentar!

O leite é muito importante para saúde, desenvolvimento e crescimento do bebê e não pode faltar nunca. Além de ser um momento único e de muito amor entre vocês. Então não desista e amamente sempre.

bebe-que-morde-o-peito-o-que-fazer-mae

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário