Como repor a massa capilar do cabelo?

Como repor a massa capilar do cabelo – Nesse post você vai aprender a RECUPERAR o seu cabelo repondo a MASSA CAPILAR de forma simples e rápida. Clique e confira!

Como repor a massa capilar do cabelo?

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu vou falar mais sobre a reposição da massa capilar, pois muitas meninas podem estar com o cabelo danificado precisando desse tratamento, mas não sabem por onde começar.

Hoje eu vou te explicar o que é essa reposição, o porque o cabelo precisa tanto dela, e também vou ensinar o passo a passo completo para você fazer em casa de forma simples.

O resultado vai ser um cabelo forte, recuperado, encorpado, saudável e muito brilhoso.

Vamos lá!

O que é a massa capilar do cabelo?

massa capilar é o nome dado à matéria que forma o cabelo.

Os principais componentes que formam essa matéria são as proteínas, a queratina e também os aminoácidos.

O nosso cabelo é separado e dividido por três partes, são elas:

A cutícula é a parte externa, o córtex é a massa em si, e por último temos a medula que é a parte central.

Porque a massa capilar se perde?

Quando uma das partes do nosso cabelo é alterada, automaticamente as outras partes se danificam também.

Se existir uma abertura na cutícula, todo o córtex fica exposto e mais suscetível a danos que acabam fazendo com que a massa capilar seja perdida.

Esses danos são gerados por vários motivos, são eles:

  • Agentes externos, como poluição, sol e vento.
  • Excesso de químicas.
  • Não respeitar o intervalo correto entre uma química e outra.
  • Uso constante e sem proteção de aparelhos de calor como secador e chapinha.
  • Água quente do chuveiro.

O que é a reposição da massa capilar?

A reposição de massa capilar é feita através do tratamento capilar chamado de reconstrução capilar.

A reconstrução possui o objetivo de repor as proteínas, queratina e aminoácidos que foram perdidos no cabelo, devolvendo a força e a resistência que a fibra capilar precisa para se manter saudável, e com isso a parte interna do nosso cabelo volta a ficar protegida.

Quando esses componentes são perdidos no fio o cabelo se torna fragilizado e danificado ficando fino, quebradiço e até mesmo elástico.

Além de encopar o cabelo fazendo a reposição da massa capilar, você também consegue deixar o cabelo mais encorpado, fazendo essa receita caseira poderosa: Hidratação simples que encorpa e desmaia o cabelo

Quando é necessário repor a massa capilar?

A reposição da massa capilar é necessária ser feita quando o cabelo se encontra quebradiço e fraco, que é quando os fios se partem e arrebentam facilmente.

Danificado que é quando os fios estão muito porosos, opacos e cheio de frizz, quando ele está fino e sem estrutura e também quando está elástico, que é quando os fios ficam com um aspecto de “chiclete” e ao esticar o fio vai longe e volta todo enrugado.

A reposição também deve ser feita em cabelos saudáveis, pois nos casos em que o cabelo está danificado, quebradiço ou elástico a reposição capilar vai recuperar e restaurar a fibra, devolvendo a massa capilar para o cabelo.

Já no cabelo saudável esse tratamento vai fortalecer o cabelo, deixando a parte interna e o córtex protegidos e livre de possíveis danos.

Como repor a massa capilar?

A reposição da massa capilar como falamos acima é feita através da reconstrução capilar, e esse tratamento pode ser feito de várias formas, inclusive de maneira caseira e natural.

  • Reposição capilar com queratina

A reposição capilar com a queratina é indicada para os cabelos que estão elásticos pois ela é um tratamento muito potente, que recupera a fibra capilar rapidamente.

Você vai precisar de:

  • Queratina liquida.
  • Máscara capilar reconstrutiva.

Comece lavando o seu cabelo com um shampoo reconstrutor e em seguida retire o excesso de água com uma toalha.

Depois mecha por mecha aplique a queratina em todo o cabelo, deixe agir por 15 minutos e após isso, por cima da queratina aplique a máscara reconstrutora e deixe agir novamente, mas dessa vez pelo tempo indicado no rótulo da máscara usada.

Após agir enxague seu cabelo apenas com água, aplique um condicionador reconstrutor, e após enxaguar retire novamente o excesso de água com a toalha, aplique um finalizador que tenha ativos reconstrutores e proteção térmica na composição e seque o cabelo com o secador morno.

O passo de secar o cabelo com o secador é importante, pois quando o cabelo está elástico ele não pode ficar molhado, para não piorar ainda mais o seu estado.

Essa reposição com a queratina você pode fazer uma vez por semana até que o seu cabelo perca o efeito elástico e esteja com a massa capilar reposta completamente.

Outra forma de recuperar rapidamente o cabelo elástico, é usando o Glicopan Pet.

Saiba mais sobre ele e aprenda a fazer nesse post: Como recuperar cabelos elásticos e emborrachados com Glicopan pet

  • Reposição capilar com máscara a base de aminoácidos.

A reposição feita com a máscara a base de aminoácidos é indicada para os cabelos danificados, quebradiços e também  os finos que necessitam de mais espessura, e para cabelos saudáveis que só precisam de fortalecimento.

Você vai precisar de:

  • Máscara capilar a base de aminoácidos como a Creatina, Cisteína, Arginina.

Lave o seu cabelo apenas com um shampoo de sua preferência e retire o excesso de água com uma toalha.

Em seguida aplique a máscara capilar mecha por mecha enluvando muito bem, coloque uma touca e deixe agir pelo tempo pedido no rótulo da mascara escolhida.

Depois enxague bem o cabelo apenas com água, condicione e finalize como desejar.

Você pode fazer esse tratamento uma vez a cada 15 dias se o seu cabelo estiver quebradiço e danificado, e uma vez a cada 30 dias se o seu cabelo estiver saudável apenas para fortalecê-lo.

Você também pode separar um pouco da máscara em um potinho e adicionar, 1 colher (sopa) do colágeno em pó ou 1 colher (sopa) de gelatina incolor em pó dissolvida em 2 colheres (sopa) de água bem quente.

Isso vai potencializar ainda mais o efeito da máscara e o resultado final será incrível.

Informação importante!

Apesar da reconstrução capilar que é o que repõe a massa capilar do cabelo, ser um tratamento muito importante para os fios, ela precisa ser feita com cautela e não pode ser feita em excesso.

Pois quando o cabelo recebe muita queratina e ativos reconstrutores em excesso, pode acabar ficando rígido demais, e pode causar o efeito contrário ficando quebradiço e danificado.

Por isso siga corretamente os intervalos de aplicação indicados, para que o seu cabelo fique lindo, saudável e forte.

Uma forma de fazer a reposição de massa capilar de forma natural, é usando a babosa pois ela é muito rica em aminoácidos, que recuperam e reconstroem a fibra capilar.

Nesse post eu te ensino a receita e o passo a passo completo: Como fazer reconstrução caseira com babosa

Vídeos: Receitas caseiras para recuperar cabelos danificados

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: Como recuperar a massa capilar do cabelo?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

Rate this post

2 thoughts on “Como repor a massa capilar do cabelo?

Deixe um comentário