Como fazer uma hidratação no cabelo com creme?

Como fazer uma hidratação no cabelo com creme?  Nesse post você vai aprender a deixar o seu cabelo hidratado usando apenas o creme de hidratação. Clique e confira!

 

Como fazer uma hidratação no cabelo com creme?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre um assunto que vocês amam, que é hidratação capilar.

Eu sempre ensino para vocês varias receitinhas caseiras poderosas para hidratação, mas hoje eu vou ensinar como hidratar o cabelo, usando apenas o creme de tratamento ou a máscara capilar que são a mesma coisa.

A hidratação feita dessa forma é bem simples de ser feita, mas algumas pessoas possuem duvidas na hora de faze-la e acabam cometendo alguns erros.

E é sobre isso que vou falar hoje e vou te ensinar algumas dicas que podem melhorar ainda mais o resultado final.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

Como fazer uma hidratação no cabelo com creme – Passo a Passo

Como fazer uma hidratação no cabelo com creme

  1. Comece pela lavagem do cabelo

Antes de partir para a aplicação do creme é preciso lavar os fios apenas com shampoo. Algumas pessoas possuem o habito de lavar os cabelos com shampoo e condicionador antes de aplicar o creme mas isso é um erro, pois o condicionador serve para condicionar os cabelos e fechar as cutículas.

Já o shampoo atua abrindo as cutículas, por isso ele deve ser usado antes para que o as escamas fiquem abertas para receber a hidratação e só depois de usar o creme, é que o condicionador deve ser usado para selar tudo e fazer com que a hidratação permaneça por muito mais tempo dentro dos fios.

Então resumindo a ordem correta é shampoo, creme de tratamento e só depois o condicionador.

Na hora de escolher o shampoo é importante escolher um de acordo com a necessidade do seu cabelo:

Cabelos ressecados devem optar por um shampoo mais cremoso ou leitoso, pois esse tipo de shampoo vai limpar mas sem ressecar e ainda vão doar um pouco mais de hidratação aos fios.

Cabelos oleosos devem optar por um shampoo mais transparente ou perolado que tenham um poder de limpeza bom, mas que não resseque.

Já os cabelos mistos que são aqueles tipos de cabelos oleosos na raiz e ressecado nas pontas, podem optar por intercalar dois tipos de shampoo um mais transparente e um mais hidratante em cada lavagem.

Ou pode também optar pelo shampoo perolado que fique no meio termo, que não resseque e não seja hidratante demais para não aumentar a oleosidade na raiz.

Após lavar o cabelo com o shampoo escolhido o próximo passo é tirar o excesso de água com a toalha e desembaraçar o cabelo com muito cuidado e paciência seguindo a ordem de baixo para cima, ou seja, comece sempre pelas pontas e vá desembaraçando o comprimento até chegar na raiz.

Nessa hora é importante que você não tire o excesso de água nem demais e nem de menos o cabelo não pode estar muito seco e também não pode estar molhado pois com isso a máscara pode acabar diluindo demais e perdendo sua eficiência e benefícios.

Por falar em shampoo anote aí a receitinha de um shampoo poderoso para te ajudar com queda e crescimento capilar.

Confira! Shampoo para o cabelo crescer rápido e combater a queda

2) Escolhendo a máscara capilar

Antes de falar mais sobre a escolha do creme você pode me perguntar se existe alguma diferença entre creme de tratamento e máscara capilar e a resposta é não! Basicamente os dois tem a mesma função que é hidratar e tratar os cabelos só o que muda mesmo é o nome.

O próximo passo é escolher o seu creme de hidratação e essa escolha vai depender também da intensidade de hidratação que você deseja e também do seu tempo disponível, pois existem máscaras com um tempo de ação maior de 15 até 30 minutos e também aquelas de ação rápida de 1 até 5 minutos.

Após a escolha da máscara basta seguir para o passo a seguir bem simples:

Como fazer uma hidratação no cabelo com creme da forma correta

Como fazer uma hidratação no cabelo com creme

  1. Após lavar o cabelo com o shampoo e retirar o excesso de água com a toalha comece a aplicação da máscara de hidratação.
  2. Com a ajuda de uma espátula de plástico pegue um pouco do creme e vá aplicando mecha por mecha sempre fazendo o movimento de enluvar os fios de cima para baixo, pois esse movimento vai esquentar um pouco o creme potencializando ainda mais o seu efeito, e vai ajudar a abrir mais as cutículas para que os nutrientes do produto possam penetrar bem.

A aplicação deve ser feita do comprimento as pontas, porem uma outra duvida é se a máscara capilar deve ser aplicada na raiz ou não e isso vai depender do seu tipo de raiz, se você tiver uma raiz muito oleosa não aplique pois isso vai aumentar ainda mais a produção de sebo, nesse caso deixe uns 5 dedos longe da raiz.

Se a sua raiz for seca ou ressecada pode aplicar, porem é preciso que o creme seja direcionado para cabelos com caspa, queda ou para crescimento do cabelo ou que seja liberado para as técnicas Low poo ou No poo, pois produtos assim não possuem componentes que prejudicam o couro cabeludo como petrolatos, óleo mineral e silicones insolúveis em água.

  1. Após aplicar o creme em todo o cabelo prenda os fios e coloque uma touca para abafar a hidratação e potencializar ainda mais o efeito, pois assim como o ato de enluvar, a touca também vai esquentar o produto e abrir as cutículas, a touca pode ser a que você tiver em casa, touca laminada, touca de isopor, touca de plástico e até uma touca improvisada feita com uma sacola plástica e um pedaço de papel alumínio por dentro.
  2. Em seguida deixe o creme agir no cabelo pelo tempo descrito na embalagem, cada produto traz um tempo de ação determinado pela marca e é muito importante respeitar esse tempo, pois se você deixar agir muito mais do que está descrito ali no rotulo, o cabelo pode acabar ficando com um aspecto pesado.

Por isso deixe agir sempre pelo tempo pedido e não se preocupe pois mesmo que o tempo de ação seja curto, o produto vai cumprir seu papel e fornecer aos fios os benefícios prometidos.

  1. Após agir basta enxaguar o cabelo sempre com água fria pois a água quente danifica e resseca os fios e condicionar com o condicionador.

Existem máscaras que dispensam o uso do condicionado pois possuem um ph baixo de ate 4,0 e por isso já hidratam e condicionam também porem se você quiser garantir pode aplicar o condicionador também.

  1. Após hidratar você pode finalizar como desejar, mas como eu sempre enfatizo é muito importante não abrir mão do finalizador com proteção térmica caso você opte por usar o secador, pois o calor gerado por ele causa danos aos fios como quebra capilar, pontinhos brancos e pontas duplas.

E para fechar tudo com chave de ouro aplique umas gotinhas de óleo reparador de pontas para dar um brilho e maciez a mais.

Leia também alisamento caseiro para cabelos volumosos.

 Como fazer uma hidratação no cabelo com creme?

Dicas para uma hidratação perfeita.

  • Na hora de escolher a máscara de preferencia para as máscaras mais concentradas e que tenham o efeito desmaia fio ou seja, aquelas que tem um ph baixo, pois elas desmaiam os fios deixando o cabelo bem alinhado, sedoso, brilhoso e muito hidratado.
  • Observe bem a composição e procure por ativos que sejam bem hidratantes como por exemplo a glicerina, o d-pantenol, frutas, aloe vera e ceramidas e se quiser uma máscara mais nutritiva escolha aquela que tiver óleos em sua composição ou manteigas como a manteiga de karité por exemplo.
  • Como falamos acima abafe sempre a hidratação com uma touca e caso não tenha a touca ou a sacola plástica você também pode envolver na cabeça uma toalha morna.
  • Na hora de pegar o produto no pote use sempre uma espátula ou colher de plástico e jamais algo de metal e também não coloque a mão dentro do pote, pois essas duas coisas podem interferir no ph do produto alterando o seu resultado final.
  • Não aplique muito produto no cabelo pois não é a quantidade que vai fazer com que o cabelo fique mais hidratado e sim a forma da aplicação e os detalhes descritos.
  • Enluve muito bem os fios e após a aplicação em cada mecha penteie com uma escova ou pente para ajudar a espalhar melhor o produto.
  • Na hora do enxague certifique-se de tirar todo o produto dos fios, pois existe um mito antigo de que se você deixar resíduos no cabelo os fios vão ficar mais hidratados, mas isso não é verdade e pelo contrario esse ato pode acabar danificando os cabelos e deixando com um aspecto de fios ensebados e sem brilho.
  • Enxague sempre a hidratação usando a água na temperatura fria pois ela vai ajudar a selar as cutículas dando mais maciez e brilho.
  • Se a máscara que você tem não deixa um efeito muito legal no cabelo potencialize ela com ingredientes caseiros como mel, vinagre de maçã, frutas, mingau de maizena, babosa, bepantol, glicerina, ampolinhas de farmácia e por aí vai…

Quer mais dicas para deixar a sua máscara poderosa? Então confira esse post: Misture essas 3 coisas na sua máscara capilar para hidratar

  • Uma dica válida também é se caso a sua máscara preferida e poderosa estiver acabando e você não quiser usar ela toda basta misturar um pouco dela com uma máscara mais fraquinha e o efeito será ótimo.

E para finalizar não vá embora sem antes conferir essa receitinha de hidratação power para recuperar pontas espigadas.

Leia! Hidratação caseira para pontas espigadas e ressecadas

Assista também!

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

E aí você gostou de aprender como hidratar o cabelo com creme? Deixe um comentário

4.9/5 - (17 votes)

16 thoughts on “Como fazer uma hidratação no cabelo com creme?

  1. Amei o post Júlia. Eu realmente ainda tinha algumas dúvidas na hora de hidratar meu cabelo. Mas nesse post detalhado (como você sempre faz) , aprendi mais algumas coisas. Obrigada por ser desse jeitinho. Beijos te adoro.

  2. Oi ju adorei as dicas, confesso que eu já cometi alguns erros eu achava que usava o condicionador antes da hidratação e fazia isso é tbm achava que deixando a máscara mais tempo seria melhor mais a algum tempo procurando por receitas caseiras me deparei com @juliadoorman e confesso que aprendi muita coisa não comecei a te seguir logo mais de uns tempos pra cá não consigo ficar sem vê cada postagem sua .Amo vc sua família Maju dançarina obrigada vc mudou a minha vida. Com vc aprendi a cuidar mais dos meus cabelos bjs lindona❤❤❤❤

  3. Oi Júlia boa noite, primeiro quero agradecer pelas inúmeras dicas pra recuperar o cabelo, e te desejar mta paz e saúde pra família….. Júlia, meu cabelo já recuperou mto, porém agora nesses últimos dias de mto calor tenho sentido que ele não tá ficando com as hidratações, faço elas mais meu cabelo tem ficado com aparência de poroso, de grosso, seco, mas qdo passo a mão entre os fios ele está macio e sedoso, ele tem brilho, só que qdo olho pra ele vejo que ele está assim como citei acima, o que acha que posso fazer pra deixar ele mais alinhado e com “esse aspecto” . Um super beijo pra vc e pra Maju, a minha filha Giullia adora ver os stories dela, a minha tem 3 anos, e qdo faço minhas hidratações quer fazer tb rsrs….

    1. Oi lindona, eu que agradeço o carinho meu amor 😀 aqui no blog tem um post aonde eu falo
      mais sobre o porque de hidratar o cabelo e ele continuar ressecado, dê uma olhadinha…
      e lave o cabelo na água morna ou fria e verifique se o shampoo não está ressecando os fios beijos

  4. Oi, boa tarde!!! ADORO o seu blog e o seu canal.no YouTube. Estou começando a fazer hidratação caseira em casa e ontem fiz uma nutrição com óleo de coco, duas colheress de uma máscara de nutrição e alguns óleos vegetais. Passei em todo o couro cabeludo e nos fios, esperei duas horas e retirei. Senti que essa mistura pesou no meu cabelo.. foi meio que na tentativa e no erro kkkk faz parte. Tive que lavar 4x para sair mesmo, apesar de eu sentir que ao mesmo tempo que pesou hidratou. Julia, minha dúvida é se essa mistura pode ter danificado o meu cabelo ou o couro cabeludo.
    Depois dessa tentativa, eu já estou aprendendo o que não fazer da próxima vez.. talvez usar menos ingredientes e não passar no couro cabeludo.
    Agradeço pelo esclarecimento!

    1. Oi lindona, é preciso observar se a máscara usada é liberada para co-wash ou para o
      crescimento pois máscaras que não sejam assim pode entupir os folículos capilares e
      causar a queda… mas se foi só uma vez creio que não danificou não, agora é só seguir
      fazendo tudo certinho 😉 beijos

Deixe um comentário