A verdade sobre progressiva a base de ácido!

A verdade sobre progressiva a base de ácido! Neste post você vai conferir toda verdade sobre a progressiva a base de ácidos. Clique e confira!

 

A verdade sobre progressiva a base de ácido!

 

Oi lindonas tudo bem com vocês?

No post de hoje eu vou falar um pouco mais sobre as escovas progressivas a base de ácidos.

Esse tema é gera uma grande dúvida em muitas pessoas que fazem essas progressivas achando que é uma boa opção, por isso resolvi falar mais sobre isso e contar a verdade.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

 

Esse é um assunto muito polêmico que quase ninguém fala.

Eu não sou contra a progressiva pois sei que muitas de vocês fazem e conseguem manter o cabelo hidratado e bonito mesmo fazendo a química.

Inclusive eu dou várias dicas para ajudar vocês a manterem o cabelo mais alinhado e hidratado.

Eu parei de fazer a progressiva por opção, pois o meu cabelo começou a afinar muito e a ficar ralo, e também porque o medico pediu, porque eu estava fazendo um tratamento para queda capilar.

Eu falei um pouco mais sobre isso no vídeo abaixo.

Assista!

 

Qual é o ph do cabelo?

Para falarmos sobre química é preciso antes falar sobre o ph dos fios.

O ph do cabelo gira em torno de 5,5 a escala de ph vai de 0 até 12.

a-verdade-sobre-a-progressiva-a-base-de-acido-ph

No meio da escala fica o 7 e acima disso é um ph alcalino e abaixo de 7 é ácido.

Com isso podemos concluir que o ph do nosso cabelo é acido e quando fazemos uma descoloração o ph vai para 10 ou 11, e quando é feito um alisamento à base de hidróxido de sódio ele chega a 12 ou 13.

Entenda mais sobre o ph aqui: saiba tudo sobre o ph dos cabelos.

É por isso que se o cabelo estiver danificado ele não aguenta, porque a cutícula fica tão aberta que o cabelo arrebenta e se desfaz e acontece o corte químico, pois o ph fica elevado demais acima do normal.

Leia mais sobre o corte químico nesse post e saiba como salvar o cabelo!

O que é corte químico e como salvar o cabelo.

O que acontece com as progressivas a base de ácido?

As escovas progressivas a base de acido não elevam o ph do cabelo, mas elas reduzem o ph compactando muito as cutículas chegando a 2.0 ou a 1.5.

Imagina um cabelo que precisa ter um ph de 5.5 para estar saudável chegando ao ponto de ter um ph 1.5 A 2?

O cabelo fica super liso e super brilhoso temporariamente porque as cutículas estão muito fechadas, só que a estrutura do cabelo acaba não aguentando porque esse ph tão baixo afina demais os fios.

Por isso que após fazer essas escovas a base de ácidos algumas pessoas sentem o cabelo diminuir o volume e afinar muito, porem após isso o cabelo começa a ficar rígido e quebradiço, e com o tempo fica todo destruído, e se ele estiver danificado, ressecado e fragilizado é pior ainda.

Por isso é preciso tomar cuidado porque as vezes as pessoas fazem a propaganda dizendo que a escova não abre a cutícula e não tem formol pois é a base de ácido e acabam não contando a verdade, ou as vezes os profissionais realmente não sabem porque compraram o produto com essa proposta e foram enganadas.

Qual é o ph ideal para fechar a cutícula sem danificar?

O ph ideal para fechar a cutícula sem danificar os fios é de 4 ou 4,5.

Shampoos com o ph 5 ou 5,5 são bons para fazer a limpeza e as máscaras devem ter um ph de 3,5 até 4.0 no máximo, esses ph são baixos e vão selar as cutículas, porem também vão manter a hidratação dentro do fio, o cabelo vai ficar brilhoso e a cutícula vai ficar selada e compactada, mas não a ponto de o cabelo não aguentar.

Resumindo: O ph muito alto não é bom e o ph muito baixo também não!

Leia mais sobre esse assunto aqui: Acidificante capilar o que é e como usar

leia também!

Acidificante capilar o que é e como usar.

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman.

3.6/5 - (48 votes)

22 thoughts on “A verdade sobre progressiva a base de ácido!

  1. Olá, vi vocês falar sobre a progressiva a base de ácidos que é ruim, porém gostaria de saber se é menos pior que a com formol. E também gostaria de saber se eu fizer essa progressiva a base de ácido meu cabelo irá quebrar ao longo do tempo, mesmo hidratando mensalmente. Aguardo resposta

  2. A minha pergunta é tds as escovas a base de ácido tem esse ph baixíssimo? Ou algumas tem o ph ideal para não causar esses problemas no cabelo? E vc teria com me indicar uma marca que eu possa usar que tenha o ph ideal para não causar esses problemas?

  3. Oi Julia tudo bem? Te sigo há bastante tempo e sempre gostei de cuidar dos meus cabelos. Seu blog chegou até mim, por que estava pesquisando sobre queda capilar, nessa época eu tive uma queda de cabelos muito severa. A partir daí comecei a gostar mais e mais do teu trabalho, tanto que me inspirou a fazer meu TCC sobre alisamento capilar. Hoje sou formada em Ciências da Natureza- Licenciatura. Apenas gostaria de te contar e parabenizar pelo trabalho de qualidade, inclusive na parte científica dos processos. Beijos de luz!

  4. Boa noite fiz escova redutora a 2 meses, só que a mais ou menos um mês que havia feito a escova, meu cabelo começou a cair bastante , ja caia , porém agora ta mais q o normal! Será q é efeito da escova? Diz exames de sangue para saber se pode ser problema hormonal , to muito assustada, o que vc me indicaria para amenizar a queda?

    1. Oi lindona, pode ser e pode ser também falta de vitamina no sangue mas
      é bom aguardar o resultado dos exames para que o seu medico possa te orientar
      melhor… você pode fazer as receitinhas caseiras aqui do blog pois vão te ajudar
      bastante 😉 beijos

Deixe um comentário