Gravidas Podem Beber Café e Bebidas com Cafeína?

Gravidas Podem Beber Café e Bebidas com Cafeína? Neste post vamos esclarecer essa dúvida das futuras mamães. Clique para saber tudo!

 

Gravidas Podem Beber Café e Bebidas com Cafeína?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

 

Com a descoberta da gestação, em meio a tanta alegria começa a surgir também algumas dúvidas, sobre o que pode e não pode durante essa nova fase na vida da mulher…

Essa foi uma das primeiras dúvidas que tive no começo da gestação, pois eu amo café e por isso fiquei preocupada. O café me deixa mais ativa e ligada no trabalho, ou seja, é um vício! hehe 😀

Entre as dúvidas, talvez a mais frequente seja sobre a alimentação, o que pode ser consumido. O café é uma bebida queridinha de muitas pessoas, quem não gosta de começar o dia tomando um bom café?

E nos dias mais frios nada melhor que um café bem quentinho para dá uma aquecida, não é verdade!? Porém o café tem como sua principal composição a cafeína, daí a dúvida se as gravidas podem ou não consumir o café…

Então para entender um pouco mais e saber a resposta, é só conferir o post completo!

gravida-pode-tomar-cafe

A cafeína acelera o metabolismo?

A resposta é sim! Ela acelera o metabolismo pois é um estimulante do sistema nervoso central, outra coisa que a cafeína faz é aumentar os níveis do hormônio Epinefrina no sangue, que também é conhecida como Adrenalina.

Gravidas podem tomar café?

SIM!
Porém o consumo deve ser feito com moderação, sendo assim reduzida a quantidade normal de costume. Alguns estudos mostram que a cafeína em excesso pode trazer riscos, pois uma elevada concentração de cafeína pode interferir no crescimento e desenvolvimento das células fetais, interferindo assim no crescimento e podendo até ser causa de aborto. Além disso, um outro efeito que a cafeína possui, é o efeito vasoconstritora, que pode causar a diminuição da oferta de oxigênio para o feto.

Alguns nutricionistas, indicam as gravidas a não tomarem o café nem bebidas que contenham a cafeína após as principais refeições como o almoço e jantar, pois eles contêm substâncias conhecidas como “antinutricionais”, que podem intervir de forma negativa na absorção de nutrientes importantes para a gestante.

O café também deve ser evitado no período de enjoos e azia, pois isso pode piorar o mal-estar gástrico.

gravida-tomando-cafe

Porem também existe estudos que comprovam, que a cafeína em pouca quantidade não oferece risco ao bebe, o recomendado então para as gestantes, é consumirem no máximo de duas a três xícaras pequenas por dia.

Existem outras bebidas além do café que contem cafeína em sua composição, entre eles estão: chá preto, refrigerantes e chocolates. A cafeína também pode ser encontrada em alguns medicamentos como analgésicos, antigripais e inibidores de apetite.

Resumindo…

As gestantes podem tomar café sim, porem existe o cuidado na quantidade consumida. Lembrando que o médico que está acompanhando a sua gestação deve ser consultado, pois havendo duvidas ele saberá qual a melhor opção, pode existir caso em que a cafeína seja restrita pelo médico.

 

Por hoje é isso lindonas…

Obrigada pela visita, fiquem com Deus e até o próximo post!

 

Julia Doorman

5/5 - (7 votes)

6 thoughts on “Gravidas Podem Beber Café e Bebidas com Cafeína?

  1. Oi Ju tudo bem lindona, eu sou mae de uma menina de 3 anos e quando eu estava gravida tomava cafe no maximo duas xicaras por dia 1 de manha e 1 a tarde tomava refrigerante 1 vez por semana e comia chocolate sempre que dava aquela vontade loucae te confesso que me arrependi pois quando minha filha nasceu ela sentia muita colica e segundo a pediatra dela disse que foi devido ao que eu consumia durante a gestaçao. Durante o periodo de amamentaçao nao consumi nada com cafeina pq sempre q eu tomava cafe ou refrigerante percebia que ela sentia muita colica. Por isso lindona te aconselho evitar cafeina bjos e que Deus te de um bom parto. E que essa princesa venha com muita saúde

  2. Julia eu amo café,vc acredita que se eu não tomar o café pela manhã eu fico o dia todo com dor de cabeça?!!!
    Fico imaginando eu sem café e não consigo rsrsrs……mas pelo menos as grávidas podem tomar nem que seja uma xícara por dia,porque ficar sem é complicado né,beijoooos Ju <3

Deixe um comentário