Óleo de rícino: benefícios e como usar nos cabelos e pele

Óleo de rícino: benefícios e como usar nos cabelos e pele. Nessa matéria iremos falar tudo sobre o Óleo de rícino. Clique e Confira!

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Neste post vou falar tudo sobre óleo de mamona ou como também é conhecido, o óleo de rícino, vamos lá?

O óleo de rícino nada mais é do que o óleo extraído de plantas de mamona.

Obtido a partir das sementes desta planta, possui de 40 a 50% de óleo em sua constituição.

Segundo pesquisas feitas com o óleo de rícino, ele possui uma grande quantidade de triglicerídeos (gordura vegetal) e de ácido ricinoleico (acido graxo Ômega-9, insaturado).

Estas composições do rícino é que possibilitaram a sua utilização em diversas áreas, uma delas é o ramo da beleza e estética.

Óleo de rícino: benefícios e como usar nos cabelos e pele

    Apesar de possuir rícina em sua composição, que é considerada um componente tóxico da mamona, a utilização do extrato não é prejudicial ao ser humano, pois por se tratar de um óleo, ele não se mistura com a rícina, tornando sua utilização segura e repleta de benefícios de uso.

Óleo de rícino: benefícios

      Por ser uma planta bastante antiga e utilizada amplamente para fins medicinais, a mamona ou rícino, foi um dos primeiros extratos de óleos vegetais utilizados no âmbito das indústrias, graças à sua propriedade lubrificante e viscosidade.

       Neste sentido, o óleo de rícino pode ser utilizado para diversos fins, podendo ser medicinais, industriais ou no ramo estético e da beleza, que é o ponto em que este artigo pretende se deter com mais profundidade.

       Vamos descobrir os benefícios do óleo de rícino, tanto para os cuidados com os cabelos, quanto para a sua pele.

Leia também como fazer hidratação para cabelos secos.

Óleo de rícino para o cabelo               

         O óleo de rícino auxilia no tratamento do couro cabeludo e fios, em casos como: queda de cabelo, cabelos fracos, quebradiços, com caspa ou ressecamento.

       Você pode utilizar tranquilamente o óleo de rícino no cabelo, tanto para cronogramas capilares (em fase de nutrição), quanto como reparador de pontas.

      Quando utilizado para hidratações, deve ser diluído em outro óleo menos denso, pois o óleo de rícino é mais grosso que os demais. Outra possibilidade é misturá-lo juntamente com cremes e máscaras de hidratação profunda de sua preferência, e conforme o seu tipo de cabelo. 

Óleo de rícino: como usar

      Neste caso, recomenda-se a utilização de duas colheres de sopa da máscara de hidratação, somado a uma colher pequena (chá) do óleo de rícino. Após lavar os cabelos utilizando apenas o seu shampoo, aplique a mistura com os cabelos ainda úmidos.

        Deixe por aproximadamente 30 minutos, ou no tempo que esta descrito na fórmula da sua máscara, depois enxágue bem. Feito isso, você segue os demais procedimentos que esteja habituada normalmente, ou seja, pode secá-lo naturalmente ou utilizar secador, fazer escovas, alisar com chapinha, etc.

      Você poderá notar que os cabelos ficam com uma aparência mais saudável, porém, se seu cabelo encontra-se bastante danificado, talvez seja necessário aplicar o produto por mais algum tempo até que os efeitos da hidratação possam ser mais visíveis.

Óleo de rícino: onde comprar

      No caso do surgimento de pontas duplas, o óleo de rícino pode ser uma ótima alternativa. Basta misturar o óleo de rícino com outro óleo (pode ser de coco, argan, semente de romã, jojoba, etc). Depois de misturá-los, passar o óleo apenas nas pontinhas do cabelo, deixando agir por aproximadamente duas horas. Passado este período de tempo, basta lavar os cabelos e pronto!

Leia também receita caseira para remover manchas.

6 principais benefícios do óleo de rícino para o cabelo

Confira abaixo:

  • Óleo de rícino para a pele

       Por conter em sua composição ácido graxo ômega-9 insaturado (ácido ricinoleico), os pesquisadores dos benefícios do óleo de rícino descobriram que este composto contribui significativamente para tratamentos de problemas na pele, seja pelo fator idade (rugas e marcas de expressão), seja por fatores externos, tais como: cicatrizes e queimaduras por exposição aos raios solares.

leia também como hidratar o cabelo com abacate.

Óleo de rícino: nos cabelos

      Conheça agora os principais benefícios do óleo de rícino para sua pele:

  • Hidrata os lábios

       Você pode utilizar o óleo de rícino em casos em que seus lábios estejam com algum tipo de ressecamento.

  • Em casos de queimaduras através de raios solares

    O óleo de rícino possui propriedades anti-inflamatórias que possibilitam alivio no caso de dores ocasionadas por queimaduras solares. Também pode servir como hidratante, quando a pele danificada pelo sol, começa a escamar.

  • Redução de cicatrizes na pele

      Graças aos ácidos graxos presentes em sua composição, o óleo de rícino auxilia na produção de colágeno na pele, e consequentemente, no crescimento de tecidos saudáveis ao redor de cicatrizes.

  • Hidrata a pele

       Com elevado poder de hidratação, o óleo de rícino penetra com facilidade na pele, auxiliando na redução de manchas e restaurando a pele em casos de ressecamento.

Óleo de rícino: na pele

  • Combate às acnes

       Quem tem problemas com acnes, geralmente evita utilizar óleo na pele, pois a grande maioria deles obstrui os poros agravando o problema. Com o óleo de rícino, o caso e diferente, por possui ácido ricinoleico, o óleo contêm propriedades anti-inflamatórias que penetram na pele e combatem as bactérias que causam a acne.

Espero que tenha gostado da matéria lindonas…

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!=

Gostou do post Óleo de rícino: benefícios e como usar nos cabelos e pele? Comente!!

4.7/5 - (65 votes)

50 thoughts on “Óleo de rícino: benefícios e como usar nos cabelos e pele

  1. Meu Deus a primeira a comentar é isso msm ??
    Amei o post sobre óleo de ricino eu gosto muito,quer dizer meu cabelo gosta muito

    Aliás eu aprendi a usar tudo que sei hoje graças a vc JU. .já tive luzes e detonoivmei meu cabelo e eu além de não ter muito dinheiro pra cuidar na época eu não sabia como fazer a ..É te achei há ums 4 ou 5 anos e não larguei mas é meu cabelo éoutro ,todos perguntam e eu Te indico
    Te acompanho desda época que vc morava em outra ksa ..Eu acompanhei quando vc ficou grávida quando se mudou ..estou sempre aqui e quero aproveitar pra te dizer que te admiro ,vc é uma pessoa muito abençoada especial . E gracas a vc meu acnelo mimha auto estima é outra .amo vc Ju sucessso que Jesus te abençoe sempre

  2. Uso pro couro cabeludo. E tb já salvou minha sobrancelha. Passava todoo dia antes de dormir (quando fizeram “cagada” nela), e o óleo ajudou supeeer para ela crescer. Mas estes outros benefícios da pele eu não sabia

  3. Amei o POST Ju, gosto de passar óleo de rícino no cabelo e na sobrancelha ajuda muito conhece ele através dos seus vídeos em 2015 que foi quando comecei a cuidar do meu cabelo e descobri seu canal amo todas suas receitas. E agora que o blog tem as colaboradoras tem cada vez mais conteúdos incríveis.

  4. Oii ju…..eu ja usei muito o oleo de rícino no couro cabeludo….o problema é que os fios q vao nascendo sao muito grossos…kkk…..quanto ao cheiro nao mim encomoda…e agora vou testar outros modos de uso com essas suas dicas!bjos lindona

  5. Ju eu mandei uma pergunta no insta tem um tempinho, mas como sei que tem muita gente que manda msgs lá e fica difícil pra você responder, estou perguntando novamente aqui. Faço umectação e misturo óleo de ricino e óleo de coco, tiro com a técnica UCPE. Gostaria de saber se eu posso aplicar fontes de calor após esse passo, usando um protetor térmico?
    Tenho essa dúvida porque já vi gente dizendo que não se deve usar fonte de calor quando se faz umectação. Como te acompanho a tanto tempo e tô conseguindo salvar meu cabelo com as suas dicas, gostaria de saber sua opinião sobre pra saber se vou danificar ou não usando fonte de calor

    1. Oi lindona, sim com certeza!
      você pode seguir um cronograma capilar de cuidados
      com hidratações, umectações e reconstruções apenas com
      receitinhas caseiras para deixar o cabelo maravilhoso…
      aqui no blog tem post falando mais sobre o cronograma
      dê uma olhadinha 😉 beijos

  6. Juuuuu amo vc seguro suas receitas porém gostaria de saber como faço como minhas pontas tipo um palmo e ralo Ju já fiz várias receitinha suas mas nada resolve estou triste não tenho químicas hj mas já fiz ano passado…

    1. Oi lindona, além das receitinhas siga um cronograma de cuidados para evitar que o cabelo e as pontas
      se quebre, faça o corte regular das pontinhas e se preferir pode também tomar a vitamina capilar pois
      ela também vai ajudar a engrossar os fios de dentro para fora beijos

    1. Oi lindona, obrigada pelo carinho ❤️❤️ não é indicado pois ele é muito estimulante…
      você pode usar o óleo de coco vegetal pois é mais leve e também ajuda no crescimento dos fios 😉
      beijos

Deixe um comentário