Receitas caseiras para acabar com Piolhos

Receitas caseiras para acabar com Piolhos. Neste post vamos conhecer as receitas mais conhecidas por abacar com os piolhos. Para saber mais leia o post completo.

 

Receitas caseiras para acabar com Piolhos

 

Olá meninas e meninos!

Sei que as mães sofrem com esses benditos piolhos, que enfestam a cabeça principalmente das crianças. Como vocês sempre me pedem, resolvi escrever sobre este assunto aqui no blog, para ajudar vocês mães que não sabem como evitar e nem como acabar com os piolhos de seus filhos.
A prevalência maior é nas crianças em idade escolar, mas todo mundo está sujeito a pegar o pilho, já que presença dele não esta relacionada com a falta de higiene.
O piolho de cabeça (nome científico Pediculus capitis) é um inseto, com cerca de 2,5 a 3,0 mm de comprimento, não tem asas e tem três pares de pernas quase do mesmo tamanho. Na ponta das pernas possuem garras que usam para se agarrar aos fios do cabelo. Machos, fêmeas e filhotes se alimentam do sangue que sugam através da pele no couro cabeludo. São ectoparasitas hematófagos obrigatórios, ou seja, não fazem mais nada além de ficar parasitando nas cabeças, se alimentam de sangue, por isso, se eles saírem da cabeça eles não duram muito tempo. A infestação por piolhos é chamada pediculose.

Receitas caseiras para acabar com Piolhos

As lêndeas são os ovos dos piolhos, tem formato alongado, com cerca de 0,8mm de comprimento e 0,3 mm de largura. As fêmeas fixam os ovos nos fios de cabelo, próximo ao couro cabeludo com uma substância cimentante chamada seta. A casca dos ovos (córion) é bastante resistente à penetração de substâncias, como os inseticidas. Após mais ou menos 7 dias, de cada lêndea eclode uma ninfa de piolho, por isso a infestação é rápida. A casca da lêndea fica então vazia e presa ao fio de cabelo. Então, as lêndeas bem próximas ao couro cabeludo, são em geral ovos vivos, dos quais ainda não eclodiram piolhos. As que estiverem a mais de 1 cm de distância nos fios de cabelo, estão ali a mais tempo e são em geral apenas as cascas dos ovos vazias, ou seja, os piolhos já nasceram.

Piolho

A principal forma de transmissão é diretamente de uma cabeça para outra cabeça, pelo contato direto. Essa transmissão ocorre principalmente em ambientes fechados como em salas de aula, nos transportes coletivos. É importante lembrar que o piolho não voa e nem pula. Outro tipo de transmissão, é por compartilhamento de bonés, enfeites de cabelo, escovas, pentes, fronha, etc.

Os piolhos sobrevivem muito pouco tempo fora das cabeças, ou seja, mal aguentam de um dia para o outro, pois eles precisam se alimentar de sangue constantemente. Portanto, não fazem ninhos nos travesseiros e almofadas. Podem ficar nos bonés, tiaras de pano, pentes, etc.., mas por pouco tempo.

O que leva ao diagnóstico da pediculose?

Coceira no couro cabeludo, principalmente próximo a região da nuca e atrás da orelha são sintomas que levam a procura por lêndeas e piolhos, para confirmar o diagnóstico. Os piolhos quando picam o couro cabeludo, injetam um pouco de saliva que possui substancias anticoagulantes e anestésicas, depois sugam o sangue, e após isso as pessoas sentem a coceira. Em alguns casos a coceira é muito discreta que algumas pessoas nem percebem a presença de piolhos e a infestação pode aumentar. Outras pessoas sentem mais coceira e acabam ferindo a pele, podendo ocasionar feridas e infecções secundárias.

Sintomas de Piolho

Quais os que medicamentos são usados para combater o Piolho?

Hoje existem no mercado diversos produtos à base de substâncias como: Piretróides: são inseticidas sintéticos análogos ao inseticida vegetal piretro, que existe na flor do crisântemo Chrysanthemum cinerariaefolium.Não devem ser usados com freqüência e nem preventivamente. Recomenda-se uma orientação médica para cada caso. Não devem ser usados sem prescrição médica durante a gravidez e amamentação.
Em algumas pessoas esses remédios que combatem piolhos, podem causar irritabilidade, ardor, inquietação, nervosismo, insônia e convulsões. Outro fato é que, esses remédios não podem entrar em contato com os olhos, mas a crianças coçam os a cabeça e depois podem passar a mão nos olhos, causando irritação e alergia, por esse motivo eles devem ser evitados também. Outro detalhe é que às vezes esses produtos não são tão eficientes, quando deixamos de aplicá-los os piolhos e lêndeas voltam a aparecer. Eles não conseguem penetrar nas lêndeas (ovos), ou seja, quando os ovos eclodem, a infestação volta. Por todos esses motivos citados, vários medicamentos usados no combate dos piolhos estão saindo do mercado.

Dúvidas frequentes sobre Piolhos:

Existe um tratamento definitivo contra piolhos?
Não existe nenhum tratamento definitivo. Vai depender sempre da sua paciência e dedicação, até que os piolhos acabem.

Por quanto tempo o tratamento deve ser feito?
O tratamento de catação manual e aplicação de remédios caseiros, deve se estender até o desaparecimento total dos piolhos e lêndeas.

A utilização de secador de cabelo ou chapinha acabam com os piolhos?
O secador e chapinha podem ser uma forma mais abrasiva, que ajude a remover as lêndeas, mas não ajudam remover totalmente os piolhos e lêndeas da cabeça.

A utilização de tintura nos cabelos diminui o risco de pegar piolho?
Existem fortes indícios, relatos de pessoas que depois que começaram a tingir os cabelos, não tiveram mais problemas com piolhos, mas não há nada comprovado cientificamente.

O que deve ser feito para controlar a reinfestação, ou aumento da infestação?
Evitar lugares fechados, utilização de escovas e pentes de pessoas com piolho, contato com pessoas que tem piolhos.

Manter os cabelos curtos e limpos, ajuda?
Ajuda, mas não evita!…A infestação não esta relacionada com a falta de higiene. O piolho se instala tanto em cabeças limpas como sujas. Mas o cheiro forte de produtos capilares ajuda a ”espantar” os piolhos.

Como catar evitar a infestação de Piolhos?

Como catar evitar a infestação de Piolhos?

* A melhor forma e a “catação” manual de piolhos e lêndeas, é com os cabelos úmidos e com creme ou condicionador, que facilita a retirada diariamente, use um pente fino para remover os piolhos. Se necessário, use uma lupa.

* Tratar pessoas de mesmo convívio também;

* Lavar as escovas e pentes em água quente e sabão por 5 minutos.

* Lavar com água quente, tiaras, bonés, fronhas, etc… secar e passar, isso já vai matar os piolhos que estiverem vivos.

Como acabar ou eliminar os Piolhos

Além das irritações citadas acima, quando você para de aplicar os remédio inseticidas, os piolhos voltam a aparecer. Por isso é interessante usar remédios caseiros, aqueles que foram usados por nossas avós para matar esse parasita. As receitas abaixo são muito eficazes e te ajudarão em  alguns dias a acabar com os piolhos.

Como acabar com os Piolhos

Essência de Lavanda
Você encontra essa essência em casas de produtos naturais. O cheiro de lavanda acaba com os piolhos, para aplicar é simples. Lave o cabelo e condicione normalmente, depois tire bem o excesso de água com a toalha e seque 50% do cabelo com o secador. Depois aplique algumas gotas de lavanda no couro cabeludo, massageie bem e pode deixar nos fios. Pode passar o pente fino depois.

Vinagre de Maçã
O único problema é o cheiro do vinagre. Por isso a melhor forma é fazer assim: Lave os cabelos com shampoo e condicione normalmente, misture 50ml de água com 25 ml de vinagre de maçã (4 colheres). Aplique essa mistura na raiz e em todo cabelo, deixe agir por 30 minutos e enxágue, finalize com com creme de pentear ou um leave-in bem cheiroso. Quem utiliza esse truque, diz ser a forma mais eficaz de combater os piolhos, sem contar que o cabelo fica com muito brilho. O Vinagre serve tanto para acabar com os piolhos como para fazer com que eles não se alojem mais em sua cabeça. Ele desprende as lêndeas do cabelo sem a necessidade de usar pente fino.

Vinagre + Condicionador
Aplique no cabelo úmido, uma mistura de 2 colheres de condicionador com 3 colheres de vinagre de maçã, se for preciso, use um borrifador. Depois de encharcar o cabelo com essa mistura, passe o pente fino, depois enxágue e lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

Azeite de Oliva ou Óleo de Coco Vegetal
Essa dica é maravilhosa, pois além de acabar com os piolhos, deixa o cabelo, lindo e sedoso. Aplique o azeite de oliva ou o óleo de coco da raiz as pontas, massageie bem o couro cabeludo em movimentos circulares. Pode colocar uma touca ou uma camiseta de algodão na cabeça e deixe agir a noite toda ou pelo menos 5 horas. Pela manhã lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador. Pode aplicar a mistura com vinagre em seguida, ou outra que esteja aqui neste post.

Óleos Essenciais
Alguns dos óleos aromáticos mais eficazes são os jasmim, laranja, tangerina, ylang ylang, eucalipto, alecrim, gerânio e anis. É fácil encontrá-los em casas de produtos naturais, depois basta usar algumas gotas diretamente no couro cabeludo. Você também pode colocar algumas gotas em seu óleo vegetal, e fazer uma umectação como na receita anterior, além de acabar com os piolhos, você vai ficar com o cabelo mais brilhante e saudável.  Ou você pode colocar algumas gotas de óleo essencial em seu shampoo e usar diariamente. * Receitas com óleos essenciais não devem ser usadas por gestantes ou lactantes.

Folhas de Eucalipto ou Alecrim
As folhas de eucalipto, são usadas geralmente para descongestionar as fossas nasais, ajudando na respiração. O cheiro forte da folha do eucalipto acaba com os piolhos. Para preparar em casa, coloque 2 folhas da arvore para ferver em duas xícaras de água, deixe repousar por alguns minutos até que a água fique morna. Quando a temperatura estiver ideal aplique na cabeça limpa e seca. Massageie bem o couro cabeludo que é onde os piolhos costumam se alojar, deixe agir por meia hora. Pode enxaguar ou não. Se for usar folhas de Alecrim, faça da mesma forma e aplique do mesmo jeito citado acima. Esses cheiros fortes asfixiam os piolhos. Essas receitas podem ser feitas várias vezes na semana, pode passar o pente fino depois. * Essa receita não deve ser usada por gestantes ou lactantes.

Maionese
Vocês já devem ter visto muitas meninas usando maionese para fazer nutrição nos cabelos, né?…Neste caso a textura oleosa e pesada desse molho vai asfixiar os malditos piolhos. Aplique no cabelo seco e sujo a quantidade necessária em seu cabelo, principalmente na raiz, uma quantidade generosa mesmo, até emplastar. Coloque uma touca de banho e deixe agir por 4 ou 5 horas. Depois lave os cabelos e condicione normalmente. Use um pente fino para remover as lêndeas.

Produto com Cheiro Forte
Vale lembrar que shampoos, condicionadores que tenham o cheiro forte, pode ser qualquer cheiro, alecrim, erva doce, etc…ajudam a manter os piolhos longe. Então use e abuse desses produtos e lave os cabelos diariamente até que os piolhos desapareçam completamente.

Todas as receitas caseiras acima, podem ser usadas todos os dias até que os piolhos desapareçam. Você também pode usa-las em conjunto, assim os piolhos vão sumir mais rapidamente.

 

Um grande beijo!

Espero que essas dicas ajudem vocês…e se você tem alguma receitinha milagrosa, não deixe de comentar aqui embaixo, afinal de contas, o nosso blog foi feito para compartilhar dicas e conhecimento.

Júlia Doorman

4.5/5 - (75 votes)

33 thoughts on “Receitas caseiras para acabar com Piolhos

  1. Júlia… vc podia fazer um post para eleger as suas mascaras favoritas, principalmente as de HIDRATAÇÃO… queria uma mascara hidratante com vários componentes bons além de ser liberada para low poo… faz um post faz kkkkkk

  2. Júlia, tenho 14 anos e acabei pegando piolho da minha sobrinha ontem 27/12/15, estou pensando em passar maionese no cabelo, pra ver se sai, mas estou em dúvida em qual maionese usar. Tira essa dúvida??

    Reply

    1. gabi.. qualquer uma serve, existe uma maionese capilar da salon line pode usar ela
      mas se nao tiver
      qualquer uma serve..
      depois cuide bem de hidratar o cabelo, fiz isso com minha irmã

  3. Amei Ju !
    otimas dicas
    funcionou comigo antigamente foi agua com sal (mas detonou o cabelo)
    vinagre de maçã, pintar o cabelo, azeite ou oleo de ricino mamona, maionese
    pente fino
    e evitei contato com pessoas q tinham piolho
    fiz isso durante uns meses e acabou.
    também dei banhos de creme com um pouquinho de alcool (detonou o cabelo)

  4. Gostei muito desse blog Júlia
    Minha filha pegou essa praga de piolho ja chorei tanto eu fiquei sem dormi pq samos três com cabelos enormes dai nos íamos pegar fui na farmácia me encinaram um shampoo dai nada. fui em outro remédios cápsula nada eu entrei em desespero depois q eu achei esse blog li e apliquei o vinagre de maçã e coloquei essência de alegrin pense amei acabei com tudo obrigada minha linda

  5. olá, Julia
    Usei tuas informações para um trabalho escolar da minha filha.
    Muito bom o conteúdo.
    Tenho como dica, para tirar as lêndeas o pente fino de aço. È imbativel.
    E se não tiver paciência com as receitas caseiras, recomendo a REVECTINA, é tiro e queda.
    Abraço!

  6. Otimo o post e as informações, mas fiquei em dúvida, pois sugere usar a essencia de lavanda e quando chega na parte dos óleos essenciais não aparece o lavanda. Só serve a essencia ou pode ser o óleo essencial de lavanda tbm?

Deixe um comentário