Melhores Exercícios para Grávidas

Melhores Exercícios para Grávidas! Neste post você vai conhecer todos os exercícios indicados e seus benefícios para o corpo. Clique para saber tudo!

 

Melhores Exercícios para Grávidas

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Ao longo da gestação o corpo da mulher vai sofrendo várias alterações e mudanças, isso porque ele vai de adaptando e se expandindo para a melhor acomodação do bebe.
A partir dessas mudanças, podem também surgir alguns incômodos como por exemplo dor nas costas, na lombar, má postura, câimbras nas pernas e desconfortos, nessa hora que entram os exercícios físicos para ajudar a fortalecer o corpo. Porém é preciso cuidado na escolha dos exercícios, por isso nesse post eu listei os mais indicados para ajudar ainda mais no bem estar das mamães!

Benefícios do exercício físico para gestantes!

As atividades físicas para as gestantes fazem muito bem, alguns dos benefícios são:

  • Auxiliar na diminuição de lesões musculares e articulares;
  • Controle do peso;
  • Melhora no padrão cardiorrespiratório;
  • Prevenção de diabetes gestacional;
  • Alivio de estresse e tensões;
  • Melhora na musculatura ajudando a ter um parto mais tranquilo;
  • Liberação da endorfina produzindo muito bem-estar;
  • Ficam mais dispostas a amamentar e podem ter a produção de leite melhorada;
  • Melhora no equilíbrio;

Cuidados necessários antes da escolha dos exercícios!

Durante toda a gestação é necessário para a saúde da mamãe e do bebe ter o cuidado e acompanhamento de um médico, e antes de começar os exercícios é fundamental passar por uma avaliação desse profissional, pois ele saberá indicar corretamente a duração do exercício e quantas vezes eles devem ser feitos.

É muito importante antes e depois dos exercícios se alimentar de forma adequada, beber bastante liquido para se hidratar, além de sempre usar roupas e calçados confortáveis.

Outra coisa, se você já fazia exercício antes e engravidar, o ideal é continuar fazendo, com moderação (claro)….e com consentimento do seu médico.

Use monitor cardíaco nas atividades, os batimentos não podem passar de 120 ou 130 port minuto. Se ficar ofegante ou sentir algum desconforto na hora da atividade, pare na hora e retome no outro dia com mais moderação.

Agora se você nunca fez antes, o ideal é fazer exercícios mais leves, como caminhadas, alongamentos e pilates com moderação, com acompanhamento profissional e um treino diferenciado pra gestantes.
Porque quando inciamos uma atividade física nova, nosso corpo todo sente, ficamos doloridas até criarmos o hábito daquele exercício, por isso temos que tomar cuidado em iniciar na gestação, pois estamos mais cansadas e mais sensíveis naturalmente devido a gestação, e nosso corpo não pode ficar mais sobrecarregado nesta fase.

Exercícios mais indicados para gestante!

  • Pilates!

O pilates é um dos exercícios mais indicados na gravidez, ele ajuda a fortalecer os músculos e a região pélvica, o que é muito importante no caso de um parto normal, além de melhorar a distribuição do peso corporal, aliviar desconfortos lombares e ampliar o ganho de força para tarefas do dia a dia.

Porem pode ter algumas posições que não são confortáveis para a gestante, por isso é muito importante ter orientação de um profissional.

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  • Yoga!

A Ioga ajuda bastante a tonificar os músculos, melhorar a circulação e o equilíbrio além de melhorar a flexibilidade do corpo, isso ajuda muito a mulher a se adaptar as mudanças físicas da gestação. A ioga é trabalhada a partir de exercícios de respiração, técnicas posturais e alongamentos.melhores-exercicios-que-gestantes-podem-fazer

  • Hidroginástica!

A hidroginástica é uma atividade muito indicada para as gestantes, pois os benefícios dela para as mamães são muitos, a flutuabilidade ajuda a aliviar o peso da gestação, ajuda a amenizar as dores do parto, os exercícios ajudam a diminuir o estresse e a relaxar bastante.

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  • Natação!

A natação é um exercício muito bom para as gestantes, pois na água existe uma diminuição de impacto e risco de lesões, porem por ser uma atividade que exige um pouco mais de preparo físico, pode ser um pouco melhor para as mulheres que já faziam a atividade antes da gestação, mais nada impede as gestantes de começar a natação…mas deve ir se preparado num ritmo próprio e adequado.

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  • Caminhada!

A caminha pode ser feita tanto ao ar livre quanto na esteira, ela é ótima para as gestantes pois melhora o condicionamento cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos, diminui o estresse, ajuda no controle do peso e por ser um exercício que se pratica em pé, ele ajuda na melhora da dilatação.

  • Alongamento!

O alongamento sem dúvida ajuda bastante a mulher na fase da gestação, durante toda essa fase o corpo vai tendo alterações e o papel do alongamento vai ser de melhorar a flexibilidade, ajudar a relaxar os músculo podendo aliviar possíveis dores por conta das mudanças posturais, também vai dar mais agilidade e elasticidade ajudando assim a prevenir lesões.

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  • Spinning!

Essa atividade pode ser feita já no final da gestação, tendo o cuidado de controlar a frequência cardíaca e adaptar a postura, o spinning é um exercício aeróbico que ajuda na melhora do condicionamento cardiorrespiratório, e usa como fonte de energia a gordura, auxiliando também no controle do peso e da pressão arterial. Mas deve ser feito com acompanhamento profissional.

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  • Treinamento funcional!

Visando o bem-estar da gestante, o treinamento funcional deve ser adaptado para ela por conta da postura, esse treinamento é um conjunto de exercícios, aonde se usa vários equipamentos que ajudam no equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e coordenação.

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Eu fiz em toda minha gestação, pilates, alongamento, caminhadas de 30 minutos na esteira, exercícios pra fortalecer pernas, braços e a coluna, todos com acompanhamento de um profissional, especializado em exercício para gestantes…

Falei com o médico antes, meus exames estavam todos em dia, e sempre fiz monitorando os batimentos cardíacos pra não ficar ofegante. Já fazia exercícios a mais de 4 anos antes de engravidar, apenas continuei na gestação, isso me fez muito bem. Não tive dores nas costas em nenhum dia, nem dores nas pernas, não fiquei inchada, trabalhei todos os dias super disposta e não engordei muito. Tudo isso graças aos exercícios que fortaleceram meu corpo de me trouxeram bem estar.

E vocês…qual exercício vocês fazem?

me contem nos comentários…

Um grande beijo, fiquem com Deus e até o próximo post!

Julia Doorman

 

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5 thoughts on “Melhores Exercícios para Grávidas

  1. Oi Júlia, tudo bem com vc? Você conhece um Canal no YouTube que chama: Já contei? Por Jú Nogueira? Então todo final de mês ela lista os melhores daquele mês na opinião dela e adivinha, seu vídeo do book aquático da Maju foi o escolhido o melhor na categoria Beleza. Fiquei muito feliz pq o vídeo está realmente lindo. Beijão lindona. Deus abençoe e te de uma boa hora.

  2. Olá Júlia!
    Tudo bem?

    Adoro os seus vídeos relacionados a sua gravidez e a Maju.
    Gostaria de ver um vídeo seu referente a como você se preparou para engravidar (foi ao médico antes, fez exames, como foi?) e também o que mudou com a chegada da Maju (como era antes e agora).

    1. Oi lindona lá no canal tem o video aonde conto como foi o dia que eu contei para meu esposo
      que estava gravida nele eu conto mais sobre a minha gravidez,
      e também tem um video aonde eu conto sobre o que mudou apos o nascimento da Maju de uma
      olhadinha bjuss

  3. Oii Júlia! Tudo bem? Adoro seus conteúdo, sempre te acompanho. Descobri essa semana que estou grávida de 3 semanas apenas, e com seus conteúdos aqui no blog e no seu canal do Youtube, estão esclarecendo muitas dúvidas de iniciantes como eu. Te admiro. Muito obrigada!

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