Como fazer e estimular o bebê começar a falar!

Como fazer e estimular o bebê começar a falar! Neste post você vai saber como estimular seu bebê falar mais rapidamente. Clique e confira!

 

Como fazer e estimular o bebê começar a falar!

 

Oi lindonas tudo bem com vocês?

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre o desenvolvimento do bebê e a fala!

O bebê começa a pronunciar algumas silabas a partir do 6° mês de vida, e já com 12 meses já existe a chance do bebê começar a falar mamãe e papai.

Até que a criança comece a falar existe uma expectativa muito grande dos pais, e após, uma grande alegria quando as primeiras silabas e palavras começam a ser pronunciadas.

E para estimular o começo da fala, existem algumas dicas bem simples que você pode fazer para ajudar ao seu bebê a começar a falar.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

  • Converse com o seu bebê desde a barriga!

Uma dica bem legal e prazerosa para ajudar o bebê a começar a falar, é conversar com ele desde quando, ele ainda estiver na sua barriga.

Pois a partir dos 24° semana de gravidez o bebê já começa a ouvir a sua voz e também os batimentos do coração, por isso é importante conversar com ele para que desde essa época ele reconheça a sua voz, e crie conversas, pois quando ele nascer ele vai entender a dinâmica da conversa.

maneiras-simples-para-estimular-o-bebe-a-comecar-a-falar-barriga

No vídeo abaixo eu mostrei tudo que mudou na minha vida, depois que me tornei mãe.

Assista!

  • Conte histórias!

Mantenha o hábito de contar histórias para o bebê, pois isso ajuda a estimular a sua imaginação e também a fala.

Assim como é bom conversar com o bebê desde a barriga, contar história desde esse período também é importante.

Quando estiver nesse momento com o bebê procure além de só contar a história, interpretar ela também pois isso vai ajudar a criança a conhecer diferentes tons de voz.

Já quando ele tiver um pouco maior além de se divertir com a sua interpretação, ele também vai conseguir distinguir as tonalidades da sua voz.

  • Pronuncie sempre as palavras certas!

Você será sempre um espelho para o seu bebê nessa caminhada de estimulação da fala, por isso é muito importante que você pronuncie sempre as palavras de forma correta, para que ele possa observar e começar a repetir a pronuncia certa desde cedo.

maneiras-simples-para-estimular-o-bebe-a-comecar-a-falar-palavras

  • Use um tom de voz natural!

Assim como pronunciar as palavras de forma correta, usar um tom de voz natural também é muito importante.

Evite usar tons diferentes do seu tom habitual, use um tom de voz simples e com boa entonação, pois dessa forma o bebê vai sentir que faz parte das conversas diárias dos pais.

Confira nesse post algumas dicas para cuidar do corpo e evitar as temidas estrias durante a gravidez: como evitar estrias na gestação.

  • Mantenha conversas diárias!

Como falamos acima é importante que você converse com o bebê desde quando ele estiver na barriga, e essa conversa deve continuar após ele nascer e deve ser uma conversa diária.

Isso vai ajudar muito para que em breve você faça perguntas e o bebê comece a responder.

Outra coisa importante é que além dos pais, outras pessoas também mantenham esse hábito de conversar com o bebê, porque essa dinâmica vai ser muito importante para que ele conheça, e reconheça vários tipos de tons de voz e diálogos.

maneiras-simples-para-estimular-o-bebe-a-comecar-a-falar-conversas

  • Faça com que ele mantenha o olhar em direção a sua boca enquanto você fala!

Sempre que você estiver dialogando com o bebê, faça isso de modo com que ele visualize a movimentação da sua boca, pois dessa maneira ele vai conseguir entender melhor como o som das palavras são produzidas, e vai conseguir imitar de uma maneira bem mais fácil.

  • Nomeie as atividades!

É muito importante que o bebê saiba o nome de todas as atividades diárias que você fizer com ele, pois tudo é uma grande novidade para ele.

Quando você começa a nomear as atividades além do bebê ganhar conhecimento, isso também ajuda na fala.

Sempre que for fazer atividades como por exemplo trocar a fralda, diga para ele “ você está deitado na cama, porque a mamãe vai trocar a sua fralda. ”

E quando ele já estiver ingerindo alimentos além do leite materno, diga sempre qual é o nome do alimento que ele está comendo, e qual é o nome da refeição como por exemplo almoço ou jantar.

maneiras-simples-para-estimular-o-bebe-a-comecar-a-falar-fraldas

  • Diga o nome de cada parte do corpo!

Tão importante quanto nomear as atividades é nomear também as partes do corpo, pois isso vai fazer com que ao passar do tempo, o bebê consiga fazer uma relação das palavras com as partes do corpo.

Sempre que estiver fazendo carinho ou aplicando um creme em alguma parte do corpo do bebê, diga a ele qual é a parte como por exemplo “ Estou passando creme no seu braço. ”

  • Não faça muita euforia!

É normal que quando você percebe que o seu bebê está pronunciando as palavras, você fique muito feliz e animada.

Mas tente não passar muita euforia para ele, pois isso pode acabar atrapalhando o desenvolvimento da criança, além de assustá-la.

Assim que ele começar a tentar dizer as primeiras palavras, procure fazer com que ele fique bem confortável, e evite chamar muitas pessoas para ficar ao seu redor.

Mas não deixe de elogiar, pois quando o bebê começa a balbuciar as palavras, mesmo que elas não estejam corretas, já é um esforço que ele está fazendo.

E isso deve ser sempre reconhecido e estimulado.

maneiras-simples-para-estimular-o-bebe-a-comecar-a-falar-alegria

  • Cante músicas infantis e ouça músicas de adulto!

As músicas infantis são bem legais para ajudar no desenvolvimento das crianças, pois elas citam nomes de animais e também nomes de objetos e partes do corpo.

Por isso crie o hábito de deixar o bebê ver e ouvir dvds infantis e também cante as músicas para ele, pois o hábito de cantar para a criança, reforça as diferentes entonações e formas de se expressar.

Outra dica legal é que além de deixar o bebê ouvir músicas infantis, é deixar ele ouvir também as músicas de adulto que você também gosta de ouvir.

É importante que as músicas sejam mais calmas para que fique fácil do bebê entender as palavras, e para que ele não fique muito agitado.

Intercalar as músicas infantis com as suas músicas favoritas, vai ajudar a ele a assimilar o máximo possível, as formas de linguagem.

Aprenda algumas dicas bem simples para ajudar ao bebê a dormir sozinho a noite toda!

Como fazer o bebê dormir sozinho.

  • Contato com outras crianças!

Além do contato e do diálogo com os adultos, é fundamental que o bebê tenha contato e interação com outras crianças de variadas idades.

O bebê consegue saber a diferença da fala da criança para o adulto, e isso vai ajudar muito para que ele encontre a sua própria maneira de falar.

Caso o bebê tenha um irmão (a) mais velho essa interação vai ser bem legal, tanto para estimular a fala do bebê, quanto para fazer com que o irmão (a) mais velho se sinta importante e incluído nas atividades.

maneiras-simples-para-estimular-o-bebe-a-comecar-a-falar-criancas

  • Faça a associação dos sons com as palavras!

No início é normal que o bebê tenha um pouco de dificuldade de começar a pronunciar as palavras.

Por isso uma dica, é fazer a associação dos sons com as palavras, um exemplo é quando vocês forem andar de carro, antes de sair ensine a criança a fazer a associação da palavra carro com o barulho que o motor faz “vrum” ou então associe com o barulho da buzina “ bibi”.

No início esses barulhos que associam as palavras aos objetos, serão bem mais fáceis de o bebê pronunciar.

  • Não permita que a criança se acomode!

Sempre que a criança quiser algo não fique dando na mão dela o tempo todo, deixe que ela tente pegar e mostrar que quer aquele objeto.

Pois dessa maneira ela vai tentar mostrar que quer aquilo, seja apontando, fazendo algum sinal ou até mesmo tentando balbuciar as palavras.

Isso vai causar um grande estimulo nela, e vai evitar também que ela fique acomodada, a sempre ter em mãos o que ela deseja a todo momento.

Quando o bebê fica acomodado ou até mesmo mimado, ele acaba tendo o seu desenvolvimento atrapalhado, e perde a curiosidade por conhecer coisas novas.

maneiras-simples-para-estimular-o-bebe-a-comecar-a-falar-brinquedo

Nesse post eu mostrei algumas dicas para lidar com a birra do bebê.

Confira!

Como lidar com a birra do bebê.

  • Brinque explorando as palavras!

Crie o hábito de fazer brincadeiras com o bebê usando objetos e dando nome a esses objetos.

Conforme a criança for crescendo crie uma dinâmica, fazendo brincadeiras em que, você mostra um brinquedo e diz para a criança que ela só vai ganhar, se ela dizer o nome do mesmo.

Isso vai ajudar, pois vai fazer com que os ouvidos da criança fiquem mais sensíveis as palavras, e também vai gerar uma assimilação de que cada item tem um nome.

Brinque sempre com a criança pois isso faz muito bem para ela, e faz bem também para os pais pois isso ajuda a entender o comportamento dela

Quando o bebê vive em um ambiente saudável, com muito carinho, aprendizado e brincadeiras, acaba se desenvolvendo muito mais rápido.

  • Mantenha televisão, rádio e computador desligados!

Quando você estiver tendo um diálogo com o bebê, e estiver estimulando a fala, mantenha esses aparelhos desligados.

Se durante a conversa o bebê ficar ouvindo a voz dos pais e também as vozes desses aparelhos, a cabeça dele pode acabar ficando confusa, e isso pode atrapalhar o aprendizado e o entendimento.

Esses aparelhos ajudam também no desenvolvimento, porém é preciso dividir e ter um momento separado para o diálogo natural, entre o bebê e os pais.

maneiras-simples-para-estimular-o-bebe-a-comecar-a-falar-televisao

  • Ensine ao bebê palavras curtas!

Quando o bebê está na fase de aprendizado da fala, é normal que ele tenha dificuldade de dizer palavras longas, por isso procure ensinar palavras curtas como “sim” ou “não”.

Ensinar palavras curtas além de facilitar o aprendizado, vai evitar que ele fique desanimado e até frustrado, por tentar dizer palavras muito longas e não conseguir.

Outra dica legal é assimilar as palavras com movimentos como por exemplo, se você dizer “não” mexa junto a cabeça de um lado para o outro, para sinalizar aquela palavra e o seu significado.

Seu bebê parou de mamar?

Saiba como fazer a relactação aqui: como fazer o bebê voltar a mamar.

Leia também!

Como aumentar a produção do leite materno naturalmente.

  • Ensine ao bebê os sinônimos!

Quando a criança já estiver pronunciando as palavras, procure ensinar a ela os sinônimos, como por exemplo quando ela te fazer alguma pergunta, você pode responder com sinônimos.

Um exemplo é ensinar a criança que uma moto também pode ser chamada de motocicleta, e o carro também pode ser chamado de automóvel.

Ensinar os sinônimos a criança faz com que ela cresça com um vocabulário mais ampliado.

maneiras-simples-para-estimular-o-bebe-a-comecar-a-falar-carro

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (8 votes)

Deixe um comentário