Como aumentar a produção do leite materno naturalmente!

Como aumentar a produção do leite materno naturalmente! Neste post você vai conferir dicas valiosas de como aumentar o leite materno. Clique e confira!

 

Como aumentar a produção do leite materno naturalmente!

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar mais sobre o leite materno e o aumento dele. O leite materno é muito importante para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê.

E ele deve ser o único alimento a sustentar o bebê até os 6 meses de vida. Mas em algumas mães pode existir uma diminuição do leite e com isso o bebê acaba não se saciando por completo.

Quando isso acontece o neném acaba chorando demais por sentir fome e a mãe fica desesperada sem saber o que fazer. Porem isso pode ser resolvido com algumas dicas e com alguns estímulos.

Então tente sempre ficar calma e tranquila e tenha certeza que tudo vai dá certo e vai ficar tudo bem, tanto para você quando para o seu neném.

Para conferir tudo e saber quais são as dicas é só ler o post completo.Vamos lá.

 

O que causa a diminuição do leite materno?

A produção do leite acontece de acordo com o estimulo que o bebê faz ao sugar o leite.

Diante disso muita das vezes o que acontece é que a mãe produz bastante leite só que como o neném não pega direito, essa produção acaba sendo diminuída e ele não recebe a quantidade necessária.

Existe alguns fatores que levam a diminuição do leite são eles:

  • O bebê pode estar com muito sono e necessitando receber um estimulo para continuar a mamar.
  • A mãe pode estar com os mamilos rachados, ressecados e machucados e isso pode está causando dor na hora de amamentar.
  • O bebê pode estar usando muita chupeta e isso pode estar diminuindo a mamada.
  • O corpo da mãe pode não ter se adaptado a rotina de horários que pode ser por exemplo de 4 em 4 horas o intervalo das mamadas, com isso é preciso mudar esses intervalos rígidos amamentando sem seguir um horário fixo.

Importante!

Existe também algumas causas físicas que podem impedir a mãe de amamentar como causas hormonais ou algum histórico de cirurgias como redução das mamas.

Tem também os implantes de silicone, mas nesse caso é raro isso atrapalhar a amamentação.

É importante dizer que mesmo diante dessas situações vale a pena tentar amamentar e insistir pois o leite materno é muito importante para o bebê, e o estimulo que ele produz com a pega e sucção faz muita diferença.

A diminuição do leite materno atinge o bebê de alguma forma?

A resposta é sim!

Para que o bebê cresça e tenha um desenvolvimento saudável é preciso que ele tenha a quantidade de leite materno necessária para isso.

Além disso existe uma quantidade de peso necessária que o neném precisa ganhar e o leite tem um papel importante pois é ele que ajuda o neném a ganhar esse peso.

Por isso é muito importante observar se o neném está ganhando peso ou está emagrecendo, se isso acontecer fale com o pediatra que ele saberá como proceder.

 Consuma bastante água!

Se manter hidratada é fundamental para a produção de leite, pois 90% de leite materno é água!

Beber bastante água é muito importante durante a amamentação pois ela ajuda na constituição do leite materno.

O mínimo de água por dia é de até 2 litros, mas para mães que estão amamentando a recomendação é de até 4 litros para garantir uma boa produção de leite.

como-aumentar-a-producao-de-leite-materno-agua

No vídeo abaixo eu fiz um alerta sobre o quanto a falta de ingestão de água pode afetar o bebê assista!

 

Tenha uma alimentação balanceada!

É muito importante manter uma alimentação saudável, isso influencia não só na saúde mas também na produção do leite. A alimentação balanceada contém uma boa quantidade de minerais, ajuda muito a estimular os hormônios femininos, e com isso eles acabam produzindo ainda mais leite.

Consuma bastante frutas, legumes, carnes vermelhas, cereais, leites e seus derivados. A alimentação saudável deve acontecer tanto na amamentação quanto durante a gestação. E existe alguns alimentos que devem ser evitados pelas gestantes.

No vídeo abaixo eu contei quais são eles.

Assista!

 

Descanse bastante!

Além de dormir à noite sempre que o seu bebê estiver dormindo aproveite para descansar e dormir um pouco. Para que você tenha uma boa produção de leite é fundamental que você esteja sempre bem relaxada. O estresse é um dos piores inimigos para cessar o leite materno. Por isso relaxe e fique tranquila sempre.

 

Amamente sempre!

Não hesite em amamentar o seu bebê.

É normal o neném ter alguns intervalos para que ele mame novamente, mas se você observar que ele está tendo fome ou apenas vontade de mamar amamente. Pois isso vai acrescentar ainda mais na saúde do seu bebê e vai ajudar também na estimulação da produção do leite materno.

Uma mama de cada vez!

Quando for dar de mamar para o bebê certifique-se que ele mamou todo o leite de uma mama e só então ofereça a outra. Isso é uma garantia para que o leite não venha empedrar e a mama não resseque.

Pois se isso acontece além de causar dor e incomodo a mãe, também prejudica a produção de leite que o corpo fornece.

como-aumentar-a-producao-de-leite-materno-leite

No vídeo abaixo eu dei dicas para acabar com a cólica que costuma incomodar muito os bebês.

Assista!

 

Não ofereça outro alimento se não o leite materno!

Alimente o bebê somente com o leite materno, evite dar outros complementos até os 6 meses de vida. Quando você passa a oferecer outros alimentos à saciedade do neném aumenta e com isso ele não suga mais tanto a mama como antes.

E com isso o estimulo e a produção do leite terá uma diminuição considerável. É importante dizer que é aberta uma exceção caso o seu médico pediatra indique fazer esse complemento alimentar.

Saiba como fazer o bebê voltar a mamar e fazer a relactação aqui: como fazer o bebe voltar a mama, relactação.

Evite a chupeta!

Se for possível evite dá a chupeta para o seu bebê. O uso da chupeta faz com que o bebê divida a sucção com a mama e é importante que essa sucção seja direcionada somente para o leite materno para que ele seja cada vez mais produzido.

como-aumentar-a-producao-de-leite-materno-chupeta-nao

 

Procure ordenhar o leite!

Se desejar procure ordenhar o leite entre os intervalos da amamentação. Quando você realiza a ordenha isso faz com que o leite que está na mama seja retirado deixando a mama vazia e consequentemente é realizada uma nova estimulação de leite para que a mama fique cheia novamente.

As ordenhas podem ser realizadas após cada mamada durante 2 a 3 dias para aumentar a produção, ou a cada 30 minutos por um período de 8 horas, por exemplo, enquanto você amamenta.

Esse leite retirado durante a ordenha pode ser armazenado para quando o neném estiver com um pouco mais de fome ou pode ser armazenado para alguma outra ocasião. Confira nesse post como fazer o armazenamento correto do leite materno!

Como armazenar o leite materno.

 Pega correta!

Quando o neném for fazer a pega para mamar é importante que essa pega seja feita de forma correta. É preciso que a boca do neném fique encaixada completamente na aréola.

Pois se isso não acontecer podem aparecer rachaduras na aréola que consequentemente vai causar a diminuição da produção. Além disso procure sempre manter as mamas hidratadas para prevenir as rachaduras e o ressecamento.

como-aumentar-a-producao-de-leite-materno-mamando

Algumas mães reparam que os seus bebês costumam ter o habito de morder o peito. Saiba o porquê de isso acontecer e o que deve ser feito nesse post!

Bebe que morde o peito o que fazer?

Não deixe de amamentar!

Jamais deixe de amamentar seu bebê mesmo que você sinta que o seu leite está diminuindo, pois é essa estimulação que vai ajudar a produção do leite cada vez mais.

 Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

5/5 - (6 votes)

Deixe um comentário