Pode viajar de Avião na Gravidez? Riscos e Dicas

Pode andar de Avião na Gravidez? Riscos e Dicas    post vou dar algumas dicas sobre esse assunto, que gera tantas dúvidas em nós mulheres. Clique para saber mais!

 

Pode andar de Avião na Gravidez?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Nesta página do blog (maternidade) vou compartilhar tudo que estou aprendendo na minha gestação…

Sei que surgem muitas dúvidas quando engravidamos, ainda mais na primeira gestação. Por isso resolvi dividir com vocês toda minha experiência e assim ajudar algumas de vocês que tem as mesmas dúvidas.

Então vamos lá…

Essa é uma das dúvidas que eu tive logo que soube que estava grávida, pois como vocês sabem eu viajo bastante e fiquei com medo de viajar de avião no começo. Então corri pro Google e fiz muita pesquisa junto com a leitora Joana Castilho e falei com o médico também sobre o assunto.

pode-gravida-aviao
Com a correria do dia a dia, o avião acaba sendo o meio de transporte preferido, seja para uma viagem de trabalho ou para uma viagem de férias e laser, porem para as gestantes logo surge a dúvida se pode ou não fazer o uso desse meio e se é seguro para ela e o bebê. Essa é uma das dúvidas mais frequentes…

Gravidas podem viajar de avião?

A resposta sobre essa resposta é sim!
Porem tem um período certo que é indicado e liberado para a viagem, e como tudo na gestação essa viagem precisa de alguns cuidados. Existem estudos que comprovam que se a gestante seguir os cuidados e preocupações necessárias, não haverá riscos durante a viagem. Eu viajei 3 vezes sem saber que estava grávida, 2 viagens de 40 minutos e uma de 2 horas e meia, mas não senti nada diferente, só muito sono….foi bem tranquilo.

Qual o período indicado e liberado para usar o avião?

A indicação para as gestantes viajarem de avião é entre o primeiro e segundo trimestres da gestação, a partir das 27 semanas para frente pode já começa ter o risco da gestante entrar em trabalho de parto durante o voo. Claro que você deve falar com seu médico sempre antes de cada viagem, peça um atestado e leve o cartão de pré natal, pois algumas companhias aéreas exigem esses documentos.  Veja no site da companhia, qual a política da empresa sobre gestantes e siga as instruções, pra não correr o risco de chegar em cima da hora e não conseguir embarcar.

A partir da 28ª semana, algumas gestantes só conseguem viajar com a liberação do médico, mesmo assim, tem algumas companhias aéreas que tem restrições por conta do risco que pode ter, de acontecer um parto prematuro, ou seja, a gestante entrar em trabalho de parto durante o voo. Então verifique as regras em sua companhia e consulte seu médico!

Quem tem Gravidez de risco pode viajar de avião?

Mesmo que se esteja dentro do período indicado, não é aconselhável que gestantes que tenham complicações médicas como sangramento vaginal, diabete, pressão alta ou que tenha tido um parto prematuro no passado, viagem de avião. Nesses casos é preciso a autorização do médico que está acompanhando a gestação.

Existe a possibilidade de que viagens de avião durante a gestação, possam aumentar o risco de se desenvolver varizes, por isso use meias elásticas de compressão em todas as suas viagens, pra ajudar na circulação e aliviar o inchaço das veias durante o voo. Também levante a cada 30 ou 40 minutos e dê uma volta até o banheiro pra ajudar na circulação.

Cuidados e recomendações antes de viajar de avião!

Algumas dicas para ajudar ainda mais no conforte e segurança da gestante durante o voo:

• Viaje usando roupas mais confortáveis, nada apertado;
• Use calçados confortáveis também;
• Caminhe pelo corredor da aeronave de vez em quando para ativar a circulação e reduzir inchaço;
• Se for possível reserve a poltrona do corredor, para que você tenha mais facilidade de se locomover até o banheiro, ou quando for necessário;
• Se próximo a você tiver assentos vagos eleve um pouco as pernas;
• Beba bastante água para hidratar;
• Não fique muito tempo sem comer, e prefira alimentos leves e saudáveis (eu levo minhas comidinhas na bolsa haha);
• Evite bebidas gaseificadas antes de viajar, pois o gás se expande no estômago e isso pode trazer desconfortos;
• Fique com o cinto de segurança sempre afivelado, para evitar que você se machuque no caso de turbulências;
• Leve junto um documento de identidade e a carteirinha do pré-natal. Pois é lá que estão os dados sobre o bebê e a idade gestacional.

Importante!
Como foi falado durante todo o post, é fundamental e muito importante ter o acompanhamento de um médico durante a gestação, por isso mesmo ciente de todas as informações acima, antes de viajar converse com o médico e tenha a opinião dele sobre qualquer dúvida. E leve sempre em consideração o melhor para você e o seu bebe, o conforto saúde e bem-estar são fundamentais.

 

Por hoje é isso lindonas, deixem suas dúvidas abaixo…

um grande beijo!

Julia Doorman

 

5/5 - (10 votes)

Deixe um comentário