Hidratação com maizena – Benefícios, Quantas Vezes Usar, Como Fazer, Para que Serve

Hidratação com maizena – Benefícios, Quantas Vezes Usar, Como Fazer, Para que Serve. Nesse post você vai tirar todas as duvidas sobre essa hidratação tão queridinha das nossas madeixas. Clique e confira!

 

Hidratação com maizena – Benefícios, Quantas Vezes Usar, Como Fazer, Para que Serve

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre uma das nossas hidratações queridinhas.

A hidratação com maizena já é uma velha conhecida, devido a todos os benefícios poderosos que ela oferece aos fios.

Mesmo sendo bem simples de ser feita, algumas dúvidas ainda surgem, como por exemplo, a preparação, os resultados, em quem ela pode ser aplicada e por aí vai…

E é por isso que hoje eu resolvi esclarecer todas as principais dúvidas, para que você pode fazer essa maravilha e ficar com o cabelo bonito, hidratado, saudável e arrasando por onde passar.

E para conferir tudo, é só ler o post completo.

Vamos lá!

Hidratação com maizena – Propriedades da Maizena.

hidratacao-com-maizena-principais-duvidas-amido-de-milho

Hidratação com maizena – Qual Benefício, Quantas Vezes Usar, Como Fazer, Para que Serve

A maizena é feita através de uma das partes do milho chamada de endosperma onde estão concentrados o amido e a proteína. Para chegar na sua fase final essa parte do milho é moída até chegar em uma consistência parecida com a do talco.

A maizena é rica em vitaminas, antioxidantes e minerais como cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco.

Hidratação com maizena – principais dúvidas.

  • Qual o benefício da hidratação de maizena?

A hidratação feita com esse ingrediente caseiro possui vários benefícios para o cabelo, ela deixa os fios fortes, hidratados e brilhosos, reparados de danos como pontas duplas e livre de ressecamento do comprimento as pontas.

Além disso também diminui o frizz e alinha os fios deixando os cabelos lisos ainda mais lisos, e os cabelos cacheados ainda mais definidos.

  • A hidratação com maizena alisa os cabelos?

A hidratação com maizena não alisa o cabelo como uma progressiva pois é um tratamento natural, porem progressivamente ela deixa o cabelo com um efeito de mais liso e alinhado, devido aos seus ativos que diminuem significativamente o volume e suavizam as ondas deixando os fios sem frizz e mais compactados.

Isso significa que quanto mais você fazer a hidratação mais o seu cabelo vai ficando liso, mas quando você parar de fazer, o seu cabelo vai voltar ao normal, pois a maizena não muda a estrutura capilar como faz uma química por exemplo.

  • A hidratação com maizena pode ser feita em cabelos cacheados?

Sim com certeza! Cabelos cacheados podem fazer essa hidratação sem nenhuma preocupação, pois ela não vai alisar e não vai retirar os cachinhos, pelo contrario ela vai hidratar, retirar o frizz e ajudar a definir.

Sem contar que é uma ótima opção para quem está passando pela transição, pois vai deixar o volume da raiz mais com controlado.

  • Maizena é a mesma coisa que amido de milho?

Sim! Os dois são a mesma coisa, mas o amido de milho ficou muito conhecido popularmente como maizena, devido a marca que possui esse nome ser muito conhecida em todo o Brasil.

  • Se o mingau sobrar pode guardar?

Não pode, pois, para que você possa aproveitar todos os nutrientes da hidratação com maizena, é preciso usar o mingau fresco. E para evitar desperdícios você pode adaptar a quantidade a ser feita e os ingredientes usados de acordo com o seu tamanho de cabelo.

  • A hidratação com maizena é compatível com químicas?

Sim! Cabelos com químicas como tinturas, luzes e progressivas podem fazer o uso da maizena pois se trata de uma hidratação natural.

  • A hidratação com maizena pode ser usada por gestantes e lactantes?

Pode sim! Pois por mais que ela deixe um efeito de mais liso nos cabelos, não possui nenhuma química e ativos que possam estimular a circulação sanguínea.

Mas atenção! É preciso observar os ingredientes que serão misturados ao mingau, não use ingredientes ou óleos vegetais estimuladores.

  • A hidratação com maizena pode ser aplicada nos cabelos sujos?

hidratacao-com-maizena-principais-duvidas-passo-a-passo

Não pode! Pois, se aplicada com os cabelos secos e sujos a hidratação de maizena não vai penetrar da forma correta nos fios.

Antes de aplicar a hidratação você deve lavar os cabelos apenas com o shampoo para que as cutículas sejam abertas, e dessa forma a hidratação vai penetrar melhor e o cabelo vai aproveitar por completo todos os nutrientes.

Para saber tudo sobre a hidratação capilar como por exemplo, como é feita a aplicação corretamente, qual é o tempo de ação certo e quais os principais ativos para hidratar os cabelos, leia esse post: O que é uma hidratação capilar?

  • É preciso usar shampoo para retirar a hidratação com maizena?

Não é preciso pois o shampoo só deve ser usado para abrir as cutículas antes da hidratação e após ela basta enxaguar com bastante água para que todo o excesso saia, e depois é só condicionar para deixar as cutículas bem seladas, fazendo com que a hidratação dure por muito mais tempo.

Em casos de hidratações que levem uma grande quantidade de óleo como a umectação por exemplo, é preciso lavar com o shampoo depois, pois senão o cabelo pode acabar ficando com excesso de óleo e com um efeito grudado e pesado, pois nesse caso somente a água não consegue retirar todo o excesso de óleo.

E por falar em óleos que são outros ingredientes queridinhos, veja como usa-los para crescimento rápido dos cabelos.

Leia! Melhores óleos vegetais para o crescimento capilar garantido

  • Pode usar água no lugar do leite para fazer o mingau?

Pode sim! O leite dá um toque a mais pois possui um efeito mais hidratante, e deixa os cabelos lisos com aspecto de mais lisos e alinhados, pois contém o ácido láctico e também regula o ph dos fios.

Porem se for não tiver o leite ou quiser trocar ele pela a água, pode sem nenhum problema, pois o efeito final da hidratação também será ótimo.

  • Como fazer máscara capilar com maizena?

Para fazer uma máscara capilar com a maizena é bem simples.

Misture em uma panela 200 ml de leite ou água e 2 colheres (sopa) de maizena e em seguida leve ao fogo mexendo até que a mistura vire um mingau.

Depois de frio você já pode aplicar mecha por mecha nos cabelos úmidos e lavados apenas com shampoo, e em seguida deixar agir de 20 minutos a 1 hora, enxaguar e condicionar.

Essa é a forma simples de fazer uma máscara com a maizena, mas se você quiser potencializar ainda mais, você pode misturar junto um pouco de uma máscara de hidratação e alguns ingredientes, como os que vou falar abaixo.

E para saber como fazer uma hidratação power nos cabelos com a maizena, é só conferir aqui: Como fazer hidratação com maizena

  • O que colocar na hidratação de maizena?

Na hora de fazer a hidratação com maizena você pode usar apenas o mingau como já falamos, ou pode acrescentar outros ingredientes para que ela fique ainda mais potente.

Você pode selecionar os ingredientes de acordo com a sua necessidade do seu cabelo, você também pode transformar essa hidratação em nutrição ou reconstrução.

Alguns dos ingredientes hidratantes que você pode utilizar são:

Mel ou melado, açúcar, glicerina bi-destilada, d-pantenol- vinagre de maçã, soro fisiológico, chocolate em pó, iogurte natural, babosa, Yamasterol, ampolas de hidratação e também frutas como a banana por exemplo.

Ingredientes nutritivos: Óleos vegetais como óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas doce, óleo de aloe vera, óleo de jaborandi… e também leite de coco e creme de leite.

Ingredientes reconstrutores: Queratina liquida, Glicopan pet, gelatina em pó e colágeno em pó.

  • Quando tempo deixar hidratação de maizena no cabelo?

Se você aplicar somente o mingau da maizena puro pode deixar agir por ate 1 hora, e caso você aplique misturado com outros ingredientes e com a máscara capilar, é preciso deixar agir no tempo descrito no rotulo da máscara usada.

  • Quanto em quanto tempo fazer a hidratação com maizena?

O intervalo de aplicação vai depender dos ingredientes que você adicionar ao mingau.

Se você adicionar ingredientes hidratantes ou nutritivos pode fazer uma vez por semana, e se for adicionado ingredientes reconstrutores ela só poderá ser feita uma vez cada 15 dias caso o cabelo esteja quebradiço, e se estiver saudável e você quiser apenas fortalecer, pode  fazer uma vez a cada 30 dias.

  • Hidratação de maizena funciona para o cabelo?

Sim! Sem sombra de dúvidas podemos dizer que essa hidratação faz verdadeiros milagres nos fios… ela é capaz de tirar toda a porosidade dos fios eliminando o ressecamento, recupera pontas espigadas e duplas e retira todo o frizz, além de fortalecer o cabelo ajudando a recuperar de danos do dia a dia e também aqueles causados por químicas.

Sem contar o visual incrível que ela deixa no cabelo com aspecto soltinho, alinhado, brilhoso e sedoso.

Inclusive aqui no blog eu tenho um post aonde eu contei uma história muito bonita de uma leitora querida, que conseguiu recuperar o cabelo fazendo a hidratação de maizena que ela aprendeu aqui no blog.

Em seguida dê uma olhadinha lá no post lindona, tenho certeza que você vai amar ler o depoimento, e saber mais sobre os poderes da maizena nos cabelos 😉

Vídeos: Ingredientes caseiros para hidratar o cabelo

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, gostou do post, Hidratação com maizena – Qual Benefício, Quantas Vezes Usar, Como Fazer, Para que Serve? Deixe um comentário

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.9/5 - (90 votes)

47 thoughts on “Hidratação com maizena – Benefícios, Quantas Vezes Usar, Como Fazer, Para que Serve

  1. Eu já fiz hidratação com mingau de polvilhoe gostei, vou testar essa de maisena e concerteza vou amar, pois todas as suas receitas q eu fiz foram ótimas pro meu cabelo, depois q te conheci meu cabelo é outra coisa, infelizmente eu caí na bobeira de cortar, pq achava lindo o corte curto, e arrependi profundamente, mas agora sigo todas suas dicas de crescimento. Obrigada linda pelos seus vídeos.

  2. Oi julia tudo bem??

    Então eu fiz o mínguau com água, esperei esfriar mas ele empelotou tudo, de qualquer forma eu coloquei a máscara misturei e usei fiz uma sujeira pq estava tudo empelotado, mas utilizei no cabelo, e adorei quando eu fui tirar não senti diferença mas depois que sequei com o secador adorei. O que pode ser feito para não empelotar mais ??? Pq ele endureceu e ficou que nem gelatina mas bem dura.

    Aguardo sua resposta

    1. Oi lindona, da próxima vez pode colocar um pouco mais de água na hora
      de preparar e mexa sempre em fogo baixo, pois assim ele vai ficar mais liquido
      e não vai empelotar beijos

      1. Ju, eu vi só agora seu comentário, porque não recebi nenhum comunicado por e-mail que você respondeu.

        É isso mesmo eu só consigo ver sua resposta se eu entrar no post?

        Super beijo te adoro

  3. Oi Júlia! Veja se eu entendi: a hidratação com maisena não deixa o cabelo apenas com efeito liso. O amido de milho também hidrata os fios. E caso eu não queira o cabelo com aspecto liso , devo fazê- la de vez em quando.( a cada 2 meses, por exemplo)

    1. Oi lindona, não precisa ser esse intervalo todo… pode fazer com mais frequência
      não tem problema, e na hora de aplicar só aplique e enluve, não precisa pentear
      com pente ou com escova beijos

Deixe um comentário