Escova definitiva é boa? O que é? Como fazer?

Escova definitiva é boa? O que é? Como fazer? Nesse post voce vai conhecer tudo sobre esse alisamento capilar. Clique e confira!

Escova definitiva é boa? O que é? Como fazer?

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Se você nunca ouviu falar nesse tipo de procedimento para o cabelo, a definitiva é uma técnica de alisamento capilar com efeito permanente.

Ela pode ser uma ótima alternativa para quem gosta de praticidade e deseja manter um cabelo sempre liso e sem presença de frizz, por exemplo.

No post de hoje, trataremos justamente sobre este tema.

Vou te contar tudo o que você precisa saber sobre a definitiva, se o procedimento é bom e como pode ser feito para obter resultados satisfatórios.

Vamos lá!

O que é a definitiva?

Escova definitiva é boa? O que é? Como fazer?

A definitiva é um procedimento de alisamento capilar considerado radical, uma vez que altera totalmente a estrutura do fio capilar, mantendo-o liso de forma permanente. 

Geralmente o público que mais procura esse tipo de procedimento são mulheres que possuem cabelos crespos, cacheados, com muito volume, frizz, e que desejam um cabelo liso por mais tempo.

Escova definitiva Como fazer?

Embora a esse tipo de alisamento seja permanente, é válido destacar que conforme os nossos cabelos forem crescendo, os novos fios que vão surgindo, costumam crescer na forma natural do seu cabelo, portanto não estarão lisos.

Logo, de tempos em tempos, será necessário fazer alguns retoques de raiz, mas isso será feito uma ou duas vezes no ano, diferentemente da progressiva, por exemplo, que tem que ser feita em média a cada dois ou 3 meses, dependendo do tipo de cabelo.

Como a definitiva pode ser feita?

A definitiva é um procedimento que se recomenda fazer com um profissional cabeleireiro devidamente qualificado, mas se você possui altas habilidades de cuidado com os seus fios capilares, pode fazer esse procedimento no conforto do seu lar.

A definitiva leva de 4 a 6 horas para ser feita, o que exige um pouquinho de paciência, principalmente se você quiser obter os melhores resultados possíveis.

Escova definitiva Passo a passo

Além desse período de tempo, também precisaremos esperar uns 40 minutinhos para que o produto alisador possa agir, depois enxaguar, mais o procedimento da prancha e a aplicação da neutralização, que permitirá que uma camada impermeável envolva o fio capilar.

Se você é uma pessoa que gosta de detalhes, confira o passo a passo do procedimento mais tradicional:

  • Primeiramente a pessoa precisa lavar as madeixas utilizando um shampoo anti-resíduos.
    Esse procedimento é importante, pois permite que as cutículas capilares fiquem abertas, facilitando a penetração do produto alisador.
  • Feito isso, é preciso secar o cabelo com uma toalha, apenas retirando o excesso de água e evitando esfregar a toalha sobre o cabelo, pois esse tipo de fricção pode danificar o fio.
  • A aplicação é feita na sequência, mechinha por mechinha. E a cada 5 minutos deve-se observar como o fio esta reagindo.
  • Terminada a aplicação, é preciso deixar que o produto fique agindo por aproximadamente 40 minutos (o tempo pode variar dependendo do produto, portanto é importante verificar as recomendações da fabricante presentes na embalagem da definitiva).
  • Passado este período de tempo, é chegada a hora do enxágue.
    É importante fazer esse procedimento com água fria ou morna, secar bem e finalizar com uma escova.
  • Com a escova feita, será preciso passar a chapinha para selagem do produto dentro do fio, modelando os fios em um alisamento controlado e permanente.
  • Depois disso, é preciso aplicar um produto neutralizante em todo o cabelo, deixando que fique agindo por pelo menos 20 minutos.

De acordo com o produto que é utilizado para fazer uma definitiva, pode ser que você precise lavar o cabelo novamente, mas para ter certeza, basta verificar as informações presentes na embalagem da definitiva utilizada.

Alem da definitiva outro alisamento capilar que as mulheres procuram muito é a semi-definitiva. Leia mais sobre ela nesse post: Semi-definitiva é boa? o que é? e como fazer?

Fazer definitiva é bom?

Para saber se você pode ou não realizar esse procedimento, recomenda-se que a pessoa procure um especialista e analise o histórico do cabelo.

Logo, o melhor a ser feito é um teste prévio!

Escova definitiva Cuidados

Caso o seu cabelo já tenha passado por muitas químicas e encontra-se muito danificado, não é recomendável fazer esse procedimento, pois os danos posteriores com o encontro de muitos agentes nos fios capilares podem acarretar em problemas sérios.

Preciso lembrar que a partir do momento que optamos por realizar uma definitiva em nossas madeixas, isso acaba exigindo alguns cuidados, tais como não utilizar nenhuma outra química no cabelo, menos tintura, pois caso contrário, o seu cabelo pode ficar extremamente danificado e com danos permanentes.

Sendo assim, caso seja muito necessário fazer a tintura do fio, primeiro você deve deixar o seu cabelo crescer para remoção da parte do cabelo que recebeu a definitiva.

Nesse post eu te ensino como preparar o cabelo antes de fazer uma química: Como preparar o seu cabelo para receber química, 9 entre 10 mulheres não sabem   

Conclusão

Como você pode observar ao longo do post de hoje, a definitiva possui uma série de prós e contras e cabe a você analisar se é um procedimento que será positivo para o seu cabelo ou não.

Cabe ressaltar mais uma vez que se o seu cabelo estiver muito danificado, ou tenha passado por um largo histórico de químicas, é extremamente arriscado se aventurar em um procedimento novo, e você deve recuperar ele totalmente para só depois fazer um novo teste de mechas.

Caso seu cabelo esteja passando por esse problema, saiba como recuperar com essas dicas e cuidados: Como recuperar cabelos danificados por químicas ou luzes

Videos: Alisamentos caseiros e naturais 

Julia, me indica um produto que deixa o cabelo liso sem química?

Um dos produtos que eu estou amando no momento é o Liso Escorrido da Bali Beauty.

O cabelo fica hidratado, brilhoso e mais alinhado, perfeito para quem quem não tem tempo de cuidar dos cabelos, pois ele irá deixar seu cabelo liso em apenas 3 minutos.

É isso mesmo lindona, vale a pena cada centavo.

✅ Único com Lumini System na fórmula;
✅ Proporciona brilho tridimensional;
✅ Efeito Liss e Anti-frizz;
✅ Para todos os tipos de cabelo;
✅ Não contém formol, 100% natural;
✅ Livre de derivados de Petróleo e Parabenos;
✅ Cabelo sem Frizz, Hidratado e Macio por 48 horas;
✅ Liberado para Low Poo;
✅ Produto Vegano e não testado em animais;

Claro, é importante ressaltar, seu cabelo não vai ficar lisinho já na primeira aplicação, pois o Liso Escorrido não têm química. Entendeu?

Quanto mais você usar, mais liso seu cabelo vai ficar…

Para as cacheadas irá definir os cachos, frizz e o volume.

Teste, tenho certeza que você vai amar… depois volte aqui me falar o que achou. Combinado?

Você pode encontrar esse kit em promoção clicando aqui, super desconto só enquanto durar o estoque.

Corre lindona aproveitar!

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.
Acesse aqui: Julia Doorman

Por hoje é isso lindonas,
Um grande beijo e até o próximo post!
Julia Doorman

5/5 - (12 votes)

8 thoughts on “Escova definitiva é boa? O que é? Como fazer?

  1. Adorei saber mais sobre a definitiva, sempre tive muitas dúvidas, foi bem esclarecedor esse post!!! Porém, suas receitinhas caseiras tem me ajudado muuuito, meu cabelo está bem alinhado, macio e brilhoso, não tô precisando de definitiva agora
    Você arrasa Juuuu!!
    #familiadelindonas #lindonasdaJu

  2. Adorei saber mais sobre a definitiva, sempre tive muitas dúvidas, foi muito esclarecedor esse post!!! Porém, sua receitinhas caseiras estão me ajudando muuuito, meu cabelo está super alinhado, macio e brilhoso, não tô precisando de definitiva não
    Você arrasa nas dicas Juuu!
    #familiadelindonas #lindonasdaJu ♥️

Deixe um comentário