Como fazer o Bebê recém nascido Arrotar!

Como fazer o Bebê recém nascido Arrotar! Neste post você vai aprender como fazer seu bebê arrotar. Clique para descobrir.

 

Como fazer o Bebê recém nascido Arrotar!

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

 

No post de hoje vou falar mais sobre a amamentação e a hora do bebê arrotar.

Tão importante quanto a amamentação, o colocar o neném para arrotar também é um passo muito importante.

Mas nessa hora algumas mamães podem ter algumas dúvidas como por exemplo, qual é a hora certa para colocar o neném para arrotar, qual a melhor posição, qual é o tempo certo para aguardar até que ele arrote e por aí vai…

Ter essas dúvidas é totalmente normal, ainda mais para aquelas mães que estão tendo essa experiência tão linda pela primeira vez.

Por isso resolvi fazer esse post e explicar melhor e esclarecer essas dúvidas, e também falar mais sobre o que é o arroto e porque ele é causado.

Então para conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

O que são os arrotos?

O arroto é na verdade um ar que acaba entrando pela boca e chegando ao estomago do neném.

O ar engolido é bem mais leve que o leite, por isso ele acaba voltando e quando isso acontece o bebê dá início ao que conhecemos por arroto.

Porque precisamos colocar o bebê para arrotar?

Como vimos acima o arroto é na verdade um ar engolido pelo bebê, esse ar pode dá uma sensação de enchimento ao neném antes mesmo que ele possa beber a quantidade necessária do leite.

Esse ar também pode fazer com que o bebê se sinta mal, com desconforto e algumas vezes até com dor.

O ato de arrotar pode ser muito bom para um bebê que sente cólicas, tem refluxos ou que regurgita muito depois de mamar.

Outro sintoma muito sentido pelos bebes é a cólica, no vídeo abaixo eu dei dicas para ajudar a aliviar essas cólicas assista!

Como podemos saber se o neném precisar arrotar ou não?

Enquanto o bebê está mamando ele pode facilmente engolir o ar, por isso observe as reações do seu neném e também as carinhas que ele faz.

Se ele parar de mamar e não quiser mais pegar no peito é um sinal de que ele precisa arrotar.

Outro sintoma que os bebês sentem com frequência é o soluço.

Nesse post eu falo um pouco mais sobre ele e dou algumas dicas confira: como parar o soluço do bebê.

como-fazer-o-bebe-arrotar-mamando

 Qual é a idade que o bebe passa a arrotar sozinho?

Geralmente é a partir do sexto mês de idade que o bebê começa a arrotar sozinho!

Pois nessa idade ele já começa a se sentar, então o ato de arrotar já começa a ser mais natural, pois você vai poder perceber que ao se sentar ele já vai começar a arrotar sem que você precise fazer a estimulação.

Como fazer o bebê arrotar!

Com o passar do tempo a conexão entre o bebê e os pais ajudam na hora de arrotar.

Mas existe algumas posições que vão auxiliar e estimular o seu neném a arrotar.

  • A primeira maneira é posicionar o bebê no seu colo de frente para você, em seguida vai dando leves batidinhas com as mãos nas costas dele ao mesmo tempo vá fazendo massagem.

como-fazer-o-bebe-arrotar-posicoes

  • A segunda forma é deixar o bebê sentado, com cuidado coloque o seu neném sentado no seu colo de modo que ele fique de costas para você, em seguida incline o tronco dele para frente segurando e dando apoio pelo ombro e pelo queixo dele, e da mesma forma que a anterior vá dando leves batidinhas ou faça massagem nas costas. Essa posição é mais indicada para bebês acima de 2 meses.

como-fazer-o-bebe-arrotar-dicas

 

 

  • E a terceira você vai colocar o seu bebe bem próximo do seu ombro auxiliando e apoiando o bumbum com o seu braço, e com as mãos do braço que não está apoiando o neném você vai dar leve batidinhas também ou vai fazer a pequena massagem.

como-fazer-o-bebe-arrotar-nenem

Enquanto você segue umas dessas posições é interessante ir conversando com o seu neném de forma carinhosa ou até mesmo cantarolar para ele. Esse gesto vai ajudar de maneira direta a ele arrotar.

E se você ainda está gestante aguardando a chegada do seu bebê, confira nesse post quais são os alimentos saudáveis para as gestantes: alimentos saudáveis para gestantes.

E confira também quais são os exercícios indicados para as grávidas: melhores exercícios para grávidas.

Qual o tempo necessário até que o bebê arrote?

Cada bebê tem o seu tempo para arrotar não tem um tempo determinado, mas o indicado é aguardar em média 20 minutos, em alguns casos o neném arrota bem antes que isso.

É importante lembrar que alguns bebês tendem a arrotar mais que os outros, enquanto alguns arrotam mais de uma vez, outros arrotam bem pouquinho mesmo.

Quer saber como foi a primeira viagem em que a Maju andou de avião? Assista!

O bebê pode arrotar durante a mamada também!

Durante a mamada o bebê pode arrotar também, porem isso deve acontecer de forma natural, enquanto ele mama observe sempre os seus gestos.

Se você perceber que ele está desconfortável, se mexendo muito, se contorcendo, jogando a cabeça para trás ou chorando coloque ele para arrotar, pois pode ser que ele tenha engolido um pouco do ar. Minha filha faz muito isso, arrota nos intervalos da mamada, deitada mesmo.

Mas se ele estiver mamando normalmente e calmo, não existe a necessidade de fazer ele parar de mamar para arrotar.

Você pode colocar ele para arrotar quando for passar ele de uma mama para a outra, ou em caso da mamadeira pode colocar quando ele largar o bico naturalmente.

Depois que ele já estiver se alimentado por completo e tiver parado de mamar, aí sim coloque ele para arrotar normalmente, aguardando o tempo de 20 minutos para disgestão.

Por hoje é isso lindonas,

um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.3/5 - (11 votes)

Deixe um comentário