Como Lidar com a Birra de Bebê!

Como Lidar com a Birra de Bebê! Neste post você vai conhecer as estratégias que podem ser usadas. Clique e descubra como lidar com seu filho!

 

Como Lidar com a Birra de Bebê!

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vamos falar um pouco mais a respeito da birra dos bebês.

Esse comportamento é comum ocorrer quando as crianças querem algo, querem chamar a atenção ou ficam frustradas com alguma resposta contrária a que elas desejavam.

Nessa hora independente da onde elas estão, começam a chorar alto, gritar, espernear e fazer movimentos difíceis de ser controlados…

Diante disso os pais e responsáveis, não sabem lidar com essa situação e não sabem o que fazer.

O comportamento dos pais vai depender muito da criança, da idade que ela tem e da situação.Por isso nesse post listei algumas dicas para ajudar a lidar de forma correta com essa situação.

Então para conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá.

Recém-nascidos fazem birra?

A resposta é não!

É normal os pais acharem que o bebê está fazendo birra quando ele começa a chorar ou resmungar, e só para quando o colo ou o leite é dado.

Porem os médicos e especialistas afirmam que nessa idade os bebês são imaturos e incapazes de fazer birra, ou seja, não são capazes de traçar estratégias para conseguirem o que desejam.

É muito importante saber observar o bebê e saber dar atenção necessária em cada momento, para que dessa forma seja evitada a negligência.

Recém-nascidos choram por sentirem algum desconforto, ou por estarem com a fralda suja, com sono ou com fome.

como-lidar-com-a-birra-de-bebe-nenem

Quando o bebê estava na barriga da mãe ele se sentia protegido e aconchegado, por isso quando ele nasce tem que lidar com muitas sensações diferentes, e para que ele se adapte leva um tempo.

Quando o bebê está chorando e após o leite ele para de chorar e fica calmo, isso significa que ele queria algo imediato e não que ele estava fazendo a birra ou manha.

E quando o recém-nascido continua chorando após ter mamado, pode significar que ele apenas está à procura de bem-estar.

Essa busca do recém-nascido se assemelha a mesma busca de um adulto, quando chega em casa cansado do trabalho e procura por uma xícara de chá para relaxar e ficar bem.

E quando ele deseja muito o colo da mãe, pode ser pelo fato dele gostar de ouvir os batimentos assim como era na barriga.

O choro do bebê também pode ser causado pela cólica, por isso confira no vídeo abaixo como aliviar e evitar a cólica do bebê.

Qual é a idade que a criança começa a fazer birra?

A idade mais comum para que a birra comece a surgir é a partir dos 2 anos, entre 2 e 4 anos ela é mais comum.

Mais porque a birra acontece? Essa reação é comum nessa idade, porque é quando a criança está aprendendo a lidar com os limites e por isso ainda não sabe como lidar com a negação.

Ela ainda não tem maturidade suficiente para lidar com a frustação e por isso acaba agindo com a birra, ou seja, acaba explodindo com as características típicas da birra, gritos, choro sem controle e movimentos intensos.

Seja qual for o tipo de manha é interessante saber que certas vezes a crianças faz a birra para testar os limites do pais, e outras ela age assim por um pedido de socorro inconsciente para lidar com a frustração que para eles é um sentimento novo e diferente.

Primeiramente é necessário ter cautela para separar manha de um sinal de que a criança está precisando realmente ser atendida, seja por uma questão física, como a fome ou seja por uma questão emocional, como vontade de se sentir acolhida no colo de alguém.

como-lidar-com-a-birra-de-bebe.

O soluço também é algo muito comum, confira nesse post como parar com o soluço do bebê:

Confira também a realização de um sonho que eu tinha assim que engravidei: book fotográfico de gestante.

Como lidar com a birra?

  • Inclua o “não”!

Assim que a criança começa a entender as indicações dos responsáveis, é importante começar a usar a palavra “não”.

A palavra “não” está incluída no quadro das primeiras palavras que o bebê começa a entender o significado.

É fundamental começar a mostrar para a criança o seu desagrado quando ela faz algo de errado. Quando for dizer o não a criança, se certifique de deixar bem claro e reforçar o motivo da negação por exemplo:

“Não” pegue, pode cair! Ou “Não” suba ai, é perigoso!

  • Mostre satisfação!

Da mesma forma que é fundamental saber usar a palavra “não” também é importante mostrar a sua satisfação quando a criança reage de maneira positiva.

Reforce sempre a sua satisfação. Elogie o bebê quando ele mostrar esse comportamento por iniciativa própria.

como-lidar-com-a-birra-de-bebe-firme-abrace

  • Não ceda a birra!

Se a criança fazer a birra e você se certificar que ela está em segurança e que o real motivo daquele comportamento é realmente a manha, não ceda de forma alguma.

Pois se ela entender e perceber que a birra que ela faz leva a conseguir o que deseja, provavelmente ela vai repetir o mesmo comportamento sempre e vai fazer de novo.

Por mais que seja em um local público não ceda a birra.

  • Mantenha-se firme!

Se a criança mantém o mesmo comportamento sempre que não consegue o que deseja, é importante que você se mantenha firme. Pois vai chegar um momento que esse comportamento vai mudar e a sua paciência vai valer a pena.

como-lidar-com-a-birra-de-bebe-calmo-firme

  • Converse com seu filho (a) e entenda seus motivos!

Sempre fale com a sua criança em tom baixo e tranquilo, mais explique de forma bem clara o motivo do “não”.

Jamais valorize a birra que a criança faz e nem deixe transparecer que você está exaltado. Tente sempre entender as causas e os sentimentos que levam a birra, converse com seu filho (a) e o ouça.

E caso perceba que ele está com ansiedade para se expressar, conforte e ajude a criança a compreender os novos sentimentos e emoções.

como-lidar-com-a-birra-de-bebe-firme-converse

Dicas muito importantes na hora da birra!

  • Na hora da birra independente da intensidade do choro ou até mesmo dos gritos, veja se a criança está em local perigoso, se sim tire imediatamente.
  • Não grite jamais. Como falamos acima é importante manter a voz baixa e se manter controlado, a criança não suporta a explosão dos pais.
  • Mantenha-se calma. Manter-se calmo é muito importante pois as crianças têm sempre os responsáveis como exemplo e modelo, e quando a calma é colocada em prática, mais rápido a situação é resolvida.

como-lidar-com-a-birra-de-bebe-calmo

  • Desfie o foco. As crianças com idade de até 5 anos não conseguem manter o foco e concentração nas palavras por mais de 30 segundos. Por isso tente desfiar o foco da criança quando ela estiver nervosa, converse sim mas não muito, nesse momento agir é melhor.
  • Abraço! Assim que perceber que a criança está calma de um abraço no seu filho e mostre que está tudo bem.
  • Crianças menores de 2 anos! Lembra que falamos que dependendo da idade a criança não tem maturidade para traçar estratégias… pois então nessa idade se sentir que vai magoar a criança, tente levar ela para outro ambiente, e proponha uma brincadeira dessa forma você vai distrai-la.
  • Mercado! As crianças muita das vezes acabam fazendo birra quando estão no mercado porque se sentem entediados e inúteis, por isso peça para ele pegar algum produto na prateleira, segurar uma sacola leve ou até olhar os preços para você, dessa forma você vai incentivar a criança a te ajudar, fazendo com que ela participe mais e não se sinta entediada.

como-lidar-com-a-birra-de-bebe-firme-mercado

  • Lojas! Quando as crianças vão as lojas elas acabam querendo um brinquedo ou algo a mais e é aí que elas começam com a birra. Uma dica, é pedir para ela escolher um presente mais não para aquele dia, mais sim para o seu aniversário.

Mais caso você não tenha dinheiro para comprar, fale a verdade e explique com calma.

  • Não use linguagem de adulto! Sempre que falar com a criança não use linguagem de adulto, procure usar uma linguagem que a criança entenda, converse com a criança na altura dela.

Atitudes importantes!

Não erre no castigo!  Como as crianças menores de 2 anos não tem a maturidade para entender que fizeram algo errado, não adianta castiga-las. Um dos comportamentos típicos dessa idade é ficar jogando algo ou um brinquedo toda hora no chão para que a pessoa pegue, mas isso pode se tornar cansativo.

Ou então a criança acaba jogando o brinquedo em alguém, por isso se nesse momento você tirar o brinquedo da mão da criança, isso já pode funcionar como um castigo.

Já quando a criança é maior vale tirar algo que seja importante para ela, como a televisão ou o vídeo game por exemplo.

Quando o castigo é colocado da forma certa faz com que o senso de justiça que a criança tem seja acionado, mas se ele não for aplicado a criança pode ficar desorientada.

Em alguns casos o olhar quieto e serio para a criança pode ser eficaz e fazer a criança entender que o que ela está fazendo não é correto.A criança precisa sempre entender a relação do ato dela com a consequência que ele causa.

A punição tem que ser dada no momento certo, ou seja, no mesmo momento em que ela desobedeceu ou fez a birra.

Porque a criança passado um tempo, não entende mais o porquê daquela punição, pois elas ainda não aprenderam a pensar a longo prazo.

Quer conhecer o quartinho da Maju? Confira o tour!

Decoração quartinho de bebê.

Observações importantes!

  • É preciso ter rotina! As crianças precisam ter uma rotina, além de precisar elas gostam de saber o que vai acontecer e o que pode ser feito ou não. Isso vale para qualquer situação, até mesmo aquelas do dia a dia como por exemplo tomar banho, almoçar, e ir para escola. É preciso frisar que para que isso flua da melhor forma, a família inteira também precisa se organizar. A rotina transmite segurança e afeto para a criança.

como-lidar-com-a-birra-de-bebe-calmo-rotina

  • O “não” precisa ser valorizado! O “não” precisa ser dado para o seu filho (a) isso vai fazer com que ele amadureça e entenda que nem tudo que ele quer, ele vai poder ter naquela hora. Quando as crianças não recebem o “não” na hora certa isso pode acarretar problemas no futuro, pois essa criança pode se tornar um adulto infeliz, agressivo e irritado.

Sabemos que a vida em algumas situações diz “não” ela não vai sempre dizer sim, por isso é preciso ensinar isso a criança.

Essa palavra não deve ser dita sem nenhuma necessidade, para que ela não perca a sua força e faça o efeito contrário que é estimular ainda mais a desobediência.

*Importante! Jamais bata na criança isso está completamente fora de cogitação.

Antes de tudo saiba que o amor está em primeiro lugar sempre!

Tenha certeza sempre do que realmente está acontecendo, veja se realmente a criança está exagerando, se está pedindo algo que já tem, ou está irritado, com sono ou fome, pode ser também calor demais ou algo que esteja incomodando.

Em certas situações ainda mais se a criança for bem pequena, pode estar apenas precisando de um lugar mais tranquilo para dormir ou se alimentar, ou simplesmente estar.

Ninguém pode saber melhor do que os pais o que é melhor para seus filhos, pois só eles conhecem o seu jeitinho e suas necessidades.

Amor e educação são fundamentais para o crescimento do seu filho, saber dizer “não” e “sim” nas horas certas, vai acrescentar e muito na vida dele momentânea e futuramente.

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (1 vote)

9 thoughts on “Como Lidar com a Birra de Bebê!

  1. Olá Julia,
    Sim, o choro é a única forma deles comunicarem que algo de está errado.
    Meu baby de 4 meses chora muito quando está com sono. Antes de qualquer cochilo é uma guerra aqui em casa. Rsrs
    Minha pediatra falou que a partir dos 6 meses eles começam com as manhas.
    Bjinhoss

  2. Amei o post… Hj eh meu aniversário de 21 anos e planejo daqui uns 3, encomendar meu primeiro bebê e suas dicas já estão me ajudando bastante a ter mais noção do que eh ser mãe é de como agir com os pequeninos…
    Bjos lindona.

  3. Oi Júlia! Amei o post super informativo. Tenho um filhinho de 1 ano e 10 meses e já tem vontade própria… rsrs tudo dele é: NÃÃÃO…. tenho que ficar dando opções a ele, para que não caiba a resposta “não” … Já com o pai dele, ele não dá birras, basta um olhar.. rsrs

    Tenho um outro baby que completou 8 meses ontem.. estou querendo tirar o peito dele (sei que ainda é cedo, mas devido a isso estou perdendo muito peso, e ainda não consegui recuperar o peso perdido da gravidez anterior que foi bem próximo uma da outra)… ele só dorme mamando ou balançando no colo ou no carrinho. Faz um post com algumas dicas de como tirar essas manhas e tirar o peito dos pequeninos, por favor.. Bjus

  4. ADOREI. MEU BEBE AINDA ESTA COM 8 MESES, NAO TEM BIRRA.. MAS MANHA TEM DEMAAAAIS RSRS.. JU, ESTOU PENSANDO EM DESMAMAR O MEU BEBE.. FAZ UM POST COM DICAS PARA NOS AJUDAR NESSA FASE DE TIRAR O PEITO DA CRIANÇA. BJOO LINDONA

Deixe um comentário