Quais são os Sintomas comuns na Gravidez?

Quais são os Sintomas comuns na Gravidez? Neste post vamos falar dos sintomas que temos durante a gestação. Clique para saber tudo!

 

Quais são os Sintomas comuns na Gravidez?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

 

O período da gestação traz muitas mudanças ao corpo da mulher e isso ocorre devido as alterações hormonais. Algumas dessas mudanças podem se manifestar através de alguns sintomas comuns nesse período, alguns sintomas podem aparecer antes mesmo da mulher descobrir que está gravida.

Como esses sintomas podem causar muitas dúvidas em algumas gestantes, preparei uma lista com os sintomas mais comuns no início da gestação!
Eu não tive todos, tive apenas alguns desta lista…por isso já coloquei as minhas diquinhas junto pra ajudar vocês hehe 😀

Aumento do sono e cansaço!

Normalmente no primeiro trimestre da gravidez a mulher costuma sentir muita sonolência, isso acontece por conta do aumento da progesterona, a partir do segundo trimestre esse sintoma começa a diminuir. Porém no terceiro trimestre o sono e cansaço pode aumentar e muito. O ideal é que você descanse bem a noite e se puder, durante o dia tirar uma sonequinha rápida, ou seja, respeitar a vontade do seu corpo durante essa fase.

sintomas-normais-na-gestacao

Pele mais oleosa e espinhas ou pele seca

Esse sintoma pode ocorrer já logo no início da gestação, por conta das alterações hormonais, a pele pode ficar mais oleosa, fazendo com que apareça cravos e espinhas chamadas de “acne” ou também a piora deles. Essa oleosidade pode ser controlada com produtos de limpeza e cuidados pessoais que você já faz de costume. No primeiro trimestre eu fiquei com a pele super oleosa, já no segundo a minha pele ficou extremamente seca, até escamando em algumas regiões.
O que me ajudou foi usar a bepantol pomada nos lábios rachados antes de dormir ou usar em todo rosto (até nos lábios), a pomada Cicaplast Baume B5 da Laroche que é ótima pra pele ressecada. Não esqueça de aplicar hidratante facial durante o dia e protetor solar em cima do hidratante, pra pele ficar bem hidratada.

Dor de cabeça!

Com a chegada da gestação ocorre o aumento da circulação sanguínea, e isso em algumas mulheres pode causar dores de cabeça, essa dor pode se manifestar como uma dor latejante, não muito forte, mas pode incomodar muito. Para aliviar esse sintoma, você pode colocar uma toalha úmida ou morna sobre a testa e deixar por alguns minutos. Também pode tomar paracetamol, um os dos poucos remédios que são liberados para gestantes.

Alteração no apetite e fome fora de hora!

Um dos sintomas da gravidez é a fome inesperada e fora da hora de costume, vontade de comer mais que o normal e insaciedade são sintomas totalmente comuns. No meu caso, foi nos primeiros 2 meses e voltou no quinto mês.

Desejos alimentares diferentes!

Já nas primeiras semanas, em algumas gestantes pode ocorrer o desejo de comer alimentos ou misturas diferentes, como por exemplo o limão com sal, um dos desejos mais comuns pelas gravidas. Também podem ficar com vontade de comer alimentos estranhos que elas nunca comeram antes.

Enjoos e azia

Esses sintomas podem variar de gestante para gestante, algumas sentem enjoo durante toda a gestação já logo no início e outras não sentem em nenhum momento, o motivo é a produção de um hormônio da gravidez o HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), ele é responsável por manter a gravidez no primeiro trimestre, mas pode causar o atraso da digestão. O horário mais comum que costuma ocorrer os enjoos, é na parte da manhã quando o estomago está vazio e também quando se anda de carro, eles costumam a diminuir a partir da 16ª semana de gestação. Eu não tive esses sintomas, apenas um dia que comi x-salada, nesse dia passei muito mal.

Inchaço abdominal!

Um sintoma normal que pode acontecer tanto na fase da menstruação, quanto na da gestação e ser confundindo é o inchaço abdominal, esse inchaço ocorre por conta dos hormônios que já estão preparando o corpo para a expansão do útero.

Sangramento vaginal

Entre o 6° e 12° dias após a ovulação, pode acontecer um sangramento que pode não ser percebido ou confundido com a menstruação. Mas existe uma diferença nesse sangramento, ele tem um tom mais claro e acontece com menos volume e em um período mais curto que o sangramento que ocorre na menstruação. O sangramento que ocorre no início da gravidez chama- se de sangramento de implantação. Ele tem esse nome porque acontece na chamada nidação, ou seja, durante a implantação do óvulo fecundado (zigoto) no endométrio.

Sangramento no nariz

Esse sintoma eu tive a partir do 4° mês…o nariz sangra devido ao aumento do nosso sangue e pressão sanguínea, assim nossos micro vasos que são super sensíveis no nariz, podem se romper com mais facilidade. Evite suar o nariz com força e se acontecer de sangrar, erga a cabeça e espere o sangramento parar.

Nariz entupido

Esse sintoma pode acontecer em vários períodos da gestação, eu tive depois do 5º mês e durou uma semana. Tive que dormir todos os dias com a aberta e sem poder respirar durante o dia também. Esse sintoma é bem chatinho e pode durar dias ou meses, tende a desaparecer sozinho ou somente depois do parto em algumas mulheres. Ele acontece devido ao nosso aumento de muco durante o período gestacional.
Para amenizar o sintoma, você pode usar aquelas tiras nasais que abrem/dilatam o canal do nariz, elas ajudam você respirar melhor, pode fazer inalação apenas com soro fisiológico, pode também colocar o rosto próximo de uma bacia com água quente, o vapor ajudar a desentupir o nariz. Alguns médicos liberam usar o rinosoro, por isso fale com seu médico antes.

Corrimento vaginal!

Esse sintoma é muito comum na gestação, durante esse período pode surgir o aparecimento ou intensificação do corrimento. O aspecto dele é leitoso ou transparente, não possui cheiro e é espesso, esse corrimento pode ocorrer durante toda a gestação. O meu intensificou depois do 5º mês de gravidez.

Atraso da menstruação!

Esse é o sintoma mais comum e indicativo da gravidez, a menstruação acontece quando não há um óvulo fecundado. Porém algumas mulheres menstruam normalmente durante a gestação, por isso fique atenta aos outros sintomas.

Cólica!

As alterações uterinas que ocorre para expansão do útero e melhor acomodação do óvulo durante a gestação, pode causar cólicas que podem ser confundidas com cólicas menstruais, porem tem menos intensidade e dor que a causada pela menstruação.

Dor e sensibilidade nos seios!

Já nos primeiros dias da gestação os seios podem ficar inchados e muito sensíveis, esse sintoma também é comum durante a menstruação por isso pode ser confundido, mais na gravidez esses sintomas podem ser mais intensos, pois o corpo já está se preparando para a amamentação. Depois do 5º mês os seis começam a ficar visivelmente maiores.

Elevação da temperatura corporal!

A evolução pode causar no corpo da mulher um aumento da temperatura por volta de 3 a 5 graus Celsius, quando ocorre a fecundação é aumentada a produção da progesterona e com isso a temperatura corporal basal também é alterada, isso acontece logo nos primeiros dias.

Alteração na cor das auréolas e veias aparentes!

Devido ao hormônio melanócito que estimula a produção de melanina, pode ocorrer a alteração na cor das auréolas. Elas podem ficar mais escuras, esse hormônio é o mesmo que causa a linha nigra na barriga e aquelas manchinhas no rosto comum em algumas gestantes. Devido ao aumento da circulação sanguínea as veias também podem ficar mais aparentes.

Aumento na produção de gases!

Como já falamos acima, os hormônios da gravidez fazem com que a digestão fique mais lenta, com a massa acumulada no corpo por mais tempo, a produção de gases aumentar. O resultado é a necessidade de soltar gases e arrotar.

Prisão de ventre!

A prisão de ventre é normal na gestação, pois a progesterona causa o relaxamento muscular e nas gravidas acaba, também relaxando o intestino, fazendo com que aconteça a prisão de ventre durante toda a gestação. Esse sintoma também é comum na TPM e pode piorar a partir do 6º mês de gestação.

Dor na região lombar e nas costas!

sintomas-gestacao

No terceiro trimestre da gestação pode ocorrer esses sintomas, eles surgem por conta da mudança na postura da gestante e do peso extra na barriga, algumas mulheres sentem esses sintomas logo no início da gestação. Caso ocorra risco de gestação, a mulher não deve tomar medicamentos e nem fazer massagens para aliviar os sintomas.

Tontura e desmaios!

As tonturas e desmaios podem acontecer por causa do aumento da circulação sanguínea e das veias dilatadas, pois isso em algumas mulheres pode ocasionar a queda da pressão sanguínea.
A hipoglicemia que é a queda dos níveis de açúcar no sangue, que pode ocasionar esses sintomas, para que isso seja evitado, é bom que a gestante se alimente de 3 em 3 horas.

Aumento da vontade de urinar!

Assim que ocorre a implantação logo nos primeiros dias, a gestante pode ter um aumento na vontade de urinar, inclusive durante a madrugada. Isso ocorre nas primeiras semanas por conta da progesterona que também relaxa a bexiga que não esvazia totalmente na hora de urinar, e por esse motivo logo depois a gestante sente vontade de urinar novamente. No terceiro trimestre a vontade de urinar a todo momento volta, pois, o feto comprime a bexiga que fica com a capacidade menor de armazenar a urina.

Mudança no paladar!

O paladar durante a gestação fica bem sensível, algumas gravidas passam a não gostar mais de alguns alimentos que antes gostavam, ou até mesmo o contrário algumas passam a gostar de alguns alimentos que antes não gostavam.

Olfato mais aguçado!

Com o aumento da circulação, existe uma mudança nesse sentido, ele acaba ficando mais aguçado Já nos primeiros dias, as gestantes podem sentir cheiros que antes não eram percebidos, alguns cheiros que antes eram normais, podem passar a causar enjoo ou repulsa como por exemplo cheiros fortes como perfumes, comidas e flores.

Mudança e alteração no humor!

Esse sintoma pode ser confundido com a TPM, mas essa alteração pode ocorrer na gestação também por conta das grandes concentrações de hormônios, logo no início a mulher pode ficar mais emotiva, pode ter momentos com crises de ansiedade e choro e altos e baixos no humor. Esses sintomas ficam com mais intensos, de acordo com a evolução da gestação e pode diminuir a partir do segundo trimestre.

Como foi descrito no início do post, esses sintomas podem acontecer no início e também durante a gestação, alguns podem ser confundidos com a TPM, caso ocorra alguma dúvida é indicado fazer o teste de gravidez, o mais conhecido e acessível é o teste de farmácia. Foi assim que eu descobri a minha gravidez! 😀

Esses são os sintomas…

Quem souber de mais algum, pode deixar nos comentários…vou adorar saber!

Veja meu último diário de gestação que fiz no meu canal do youtube: diário de gravidez Julia Doorman.

 

Julia Doorman

5/5 - (10 votes)

2 thoughts on “Quais são os Sintomas comuns na Gravidez?

  1. Oi Ju,nossa quanta coisa pode acontecer com a mulher durante a gestação,algumas eu já tinha ouvido falar mas outras eu nem imaginava.O interessante é que varia de mulher pra mulher os sintomas né.Ju o post ta tão completo,cheio de informações,parabéns.Beijuuuusss 😀 <3 <3

Deixe um comentário