Como Armazenar o Leite Materno!

Como Armazenar o Leite Materno! Neste post saiba como armazenar o leite materno, esterilizar os recipientes e muito mais. Clique e confira!

 

Como Armazenar o Leite Materno!

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vamos falar sobre os bebês!

A alimentação dos nenéns sem dúvida é algo muito sensível e que merece e exige muito cuidado. E o leite materno é o principal alimento do bebê, pois ele sozinho é capaz de sustentar, fornecer muitas vitaminas e nutrientes, ajudar no crescimento e desenvolvimento saudável e ainda prevenir várias doenças.

Algumas vezes o leite materno precisa ser armazenado seja porque a mamãe tem muito leite, ou porque precisa ficar algumas horas longe de casa ou até para fazer uma viagem…

Mas esse leite tão importante não pode de forma alguma ser armazenado de qualquer maneira. Por isso nesse post vou falar em detalhes como o leite deve ser preparado para armazenagem e qual a validade.

Então para conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

Como deve ser o recipiente para fazer a armazenagem do leite?

Existe três opções de recipientes em que o leite materno pode ser armazenado. Existe farmácias que disponibilizam recipientes próprios para armazenarem o leite. Esses recipientes já são esterilizados, bem selados e bem vedados.

Existe também sacos de congelação esterilizados específicos para essa função. Outra opção dessa vez caseira, é preparar e separar um recipiente de vidro com tampa de plástico somente para essa função. A quantidade ideal para ser colocada no vidro é até que fique uns 2 cm abaixo da borda do vidro.

como-armazenar-o-leite-materno-pote

No vídeo abaixo eu mostrei algumas dicas para acabar e evitar a cólica do bebê assista!

Como esterilizar o recipiente aonde o leite materno vai ser armazenado?

A maneira mais fácil de esterilizar o vidro é ferver ele em água mineral ou filtrada durante 15 minutos. Após ferver deixe o vidro de boca para baixo em cima de um pano de prato limpo. Depois que ele estiver totalmente seco pode usar normalmente. 

Aonde armazenar o leite materno?

Você pode armazenar o leite materno no congelador ou na geladeira.

como-armazenar-o-leite-materno-geladeira

O que não deve ser feito!

Não armazene o leite na porta da geladeira jamais. E após ser colocado na geladeira ou no congelador evite ao máximo ficar abrindo a porta toda hora. Isso causa a modificação da temperatura causando danos ao leite materno.

Após o bebê terminar de mama é muito importante fazer com que ele arrote corretamente. Veja nesse post dicas para ajudar o seu neném a arrotar: como fazer o bebê arrotar.

Temperatura ambiente pode?

Caso o leite materno precise ficar em temperatura ambiente é importante saber que o tempo máximo que ele pode ficar é de até duas horas. Passando esse tempo pode ocorrer proliferação de bactérias fazendo com que o leite fique contaminado e faça mal ao seu bebê.

como-armazenar-o-leite-materno-bebe

Validade da armazenagem!

No congelador a duração é 15 dias. E na geladeira é de até 12 horas. Várias mamadas podem ser colocadas no mesmo vidro, porém é importante prevalecer sempre a data da primeira mamada.

Como descongelar o leite materno?

Após tirar o leite materno do congelador separe um vidro maior e adicione água morna, a água morna pode estar na mesma temperatura usada no banho do seu bebê.

Em seguida coloque o pote com o leite materno dentro do vidro maior contendo a água morna até que o leite esteja descongelado totalmente.

Pode também deixar descongelar sozinho em temperatura ambiente ou deixar na parte de baixo da geladeira até descongelar totalmente.

O soluço é frequente e normal em alguns bebês, mas isso algumas vezes pode trazer alguns incômodos a ele, por isso confira nesse post como fazer o soluço parar: como parar o soluço do bebê.

É possível descongelar o leite no micro-ondas ou em banho maria?

A resposta é não!

O leite materno jamais pode ser descongelado no micro-ondas ou em banho maria.  Pois dessa forma ele pode perder alguns dos seus benefícios e nutrientes por ser aquecido demais.

Coloque o pote congelado em um recipiente com água morna e deixe descongelar devagar como citei acima.

como-armazenar-o-leite-materno-nenem

O leite materno pode ser levado novamente ao congelador para ser recongelado?

A resposta para essa pergunta é não!

O leite descongelado jamais pode ser novamente congelado pois ele pode perder os seus benefícios e nutrientes e essa mudança de temperatura pode acabar estragando ou fazendo mal ao neném.

A alimentação da mãe interfere muito no leite do bebê, por isso é importante começar a cuidar ainda quando ele está na barriga. Nesse post eu listei todos os alimentos saudáveis para as gestantes confira: alimentos saudáveis para gestantes.

Como preparar o leite para o transporte?

Para fazer o transporte do leite materno é preciso ter uma bolsa térmica própria para essa função. Após isso coloque o vidro com o leite dentro da bolsa contendo gelo dentro.

É importante lembrar que o gelo precisa ser trocado a cada 24 horas para manter a temperatura e o leite conservado.

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário