Alimentos Saudáveis para Gestantes!

Alimentos Saudáveis para Gestantes! Neste post, você vai conhecer os alimentos mais indicados pra inserir em sua dieta. Clique para saber mais!

 

Alimentos Saudáveis para Gestantes!

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Neste post vamos falar quais os alimentos devem ser consumidos nessa fase maravilhosa, que é a gestação…
Uma boa alimentação é muito importante para o nosso dia a dia e isso se torna ainda mais importante durante a gravidez.
Logo que recebem a boa notícia, as mamães já se preocupam e querem ficar bem informadas sobre o que devem e o que não devem comer, para o bem da sua saúde e pora o desenvolvimento saudável e forte do bebê.
Geralmente a alimentação da gestação, é a mesma que devemos ter normalmente no dia a dia…

alimentos-na-gravidez

A seguir uma lista dos alimentos que devem ser incluídos na alimentação das gestantes!
Não é necessário comer esses alimentos todos os dias, nem toda hora mais consumir alguns deles já vai te beneficiar bastante.

Alimentos indicados para Grávidas

Feijão!
O feijão é rico em proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas principalmente do complexo B, carboidratos e fibras.
Ele é um alimento muito completo, além disso o feijão contém fibras solúveis essas fibras após serem ingeridas transformam-se em um gel, isso faz com que ele permanece por mais tempo no estômago proporcionando uma maior sensação de saciedade.
Esse mesmo gel que sacia a fome, serve também para atrair as moléculas de gordura e de açúcar, essas moléculas são posteriormente eliminadas pelas fezes, ajudando a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue.

1-foto-feijao

Brócolis!
O brócolis é rico em ácido fólico (vitamina do complexo B), o ácido fólico é muito importante a partir das primeiras semanas da gestação, pois as suas propriedades ajudam muito nas primeiras formações do corpo do bebe. O brócolis também contém uma grande concentração de água além de oferecer uma boa dose de fibras, antioxidantes, vitaminas e cálcios. O ácido fólico também é encontrado em folhas com coloração verde escuro como por exemplo o espinafre, couve- manteiga e o aspargo, também nas frutas cítricas e na gema do ovo.

Ovo!
O ovo contém mais de 12 vitaminas e minerais e proteínas, essas substancias são essenciais para a intensa produção de células que acontece no corpo do bebê, ele também é rico em colina, um nutriente que ajuda no crescimento do bebê e sua saúde cerebral, e ajuda a prevenir defeitos do tubo neural. Além disso os ovos contem poucas calorias, mas atenção… ovos não devem ser consumido crus, pois eles são fonte de bactérias que podem prejudicar a mãe e o bebê.

2-foto-ovos

Leite e derivados!
O leite e os derivados são fundamentais no crescimentos e desenvolvimento saudáveis dos ossos, pois eles são ricos em cálcio. É importante antes de consumir o leite verificar se ele é pasteurizado, pois o processo de pasteurização faz com que o leite seja aquecido a uma temperatura que mata os microrganismos que podem ser nocivos à saúde, sem modificar as características do alimento. Só consuma se ele for pasteurizado.

Salmão e sardinha!
Esses peixes são ricos em ômega 3, esse óleo essencial ajuda a criança em seu desenvolvimento físico e cognitivo, prevenindo a hiperatividade, ansiedade e impulsividade ao longo da vida. A sardinha é rica em proteínas completas e de alto valor biológico, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A B, D, E e K.

Alimentos indicados para consumo por gestantes

Iogurte!
O iogurte é rico em nutrientes como o cálcio importante para a formação dos ossos e dentes, e a proteína que é fundamental para a construção das células do corpo do bebê, além disso o iogurte também ajuda na imunidade, além de equilibrar a flora intestinal e colaborar no seu funcionamento.

Oleaginosas!
As oleaginosas são ricas em ômega-3, que como foi dito acima é ótimo para a o desenvolvimento do bebê, além de ser ricas em ácidos graxos poli-insaturados. Algumas delas são: castanha do pará, nozes, amêndoas e castanhas de caju, torradas ou cruas. Lembrando que é importante comprar qualquer uma delas sem adição de sal, para não correr o risco da pressão arterial subir.

4-foto-aleaginosas

Pão integral e cereais integrais!
O pão integral e os cereais integrais contem vitaminas, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro, possui também fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, o que é muito bom para algumas grávidas que sofrem de prisão de ventre, ele também age no controle do colesterol e dá uma maior sensação de saciedade.

Aveia!
A aveia ajuda o sistema imunológico a se manter ativo, isso é muito importante durante a gravidez, quando há uma baixa natural da imunidade da mulher, fazendo com que ocorra uma maior suscetibilidade a doenças e infecções, a aveia é também rica em fibras solúveis, do tipo que limpam as artérias do corpo e ajudam a reduzir as taxas do colesterol ruim (LDL).

Abacate e Água de Coco!
O abacate e a água de Coco são ricos em magnésio, que ajuda a combater as câimbras e também as contrações uterinas que podem acontecer antes da hora, o magnésio na gestação também ajuda a combater o cansaço e a fadiga.

Laranja!
Essa fruta é rica em vitamina C, que se associada a algum alimento que seja fonte de ferro, auxilia na absorção desse mineral tão fundamental para qualquer gestante. A laranja também é fonte de minerais como cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e potássio.

Alimentos Saudáveis para Gestantes laranja

Banana!
A banana é uma fruta rica em carboidratos, ela também contém vitamina B6, que no início da gravidez auxilia na formação do feto e ainda diminui os enjoos.

Acerola!
A acerola também é rica em vitamina C, o que é muito bom para aumentar a imunidade, ajudando na prevenção de infecções, gripes e resfriados, além de melhorar a absorção de ferro no corpo.

7-foto-acerola

 

Por hoje é isso lindonas…

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (7 votes)

Deixe um comentário