Porque o cabelo não cresce?

Porque o cabelo não cresce? Neste post você vai descobrir porque seu cabelo não cresce e como reverter essa situação. Clique e confira!

 

Porque o cabelo não cresce?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre os cabelos e o crescimento capilar.

A procura por cabelos mais longos e com um crescimento saudável e acelerado tem se tornado cada vez mais uma busca entre as mulheres.

Porém em alguns casos mesmo fazendo tudo certinho algumas pessoas sentem que os seus fios não saem do lugar, e nessa hora bate um desespero e também a dúvida do porque os fios não crescem…

Mas se esse é o seu caso não se preocupe pois nesse post você vai entender melhor o porque isso acontece, e se isso é apenas uma impressão ou se de fato o seu cabelo não está crescendo mesmo.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

O seu cabelo de fato não está crescendo?

O cabelo tem uma média normal de crescimento por mês. O normal é os fios crescerem de 1 cm e 1,5 cm por mês.

Uma dica para você confirmar se os fios não estão crescendo mesmo, é medir todo mês usando uma fita métrica para ver se essa média bate ou não, ou então você também pode tirar uma foto. Mas sempre ficando na mesma posição para não dar erro.

Uma observação importante é que se o seu cabelo for liso você deve medir ele seco.

Se for cacheado você deve medir com o cabelo molhado pois seco ele vai estar com os cachos bem formadinhos, e com voltas impossibilitando de ter uma medida exata.

Se fazendo isso você perceber que o seu cabelo está crescendo a média de tamanho indicado por mês pode ficar tranquila, mas se estiver crescendo bem menos preste atenção nos motivos descritos abaixo e saiba o que pode estar acontecendo com os seus fios.

porque-o-cabelo-nao-cresce-fita

Porque o cabelo não cresce?

Existe vários motivos que levam os fios a não crescerem, mas existe também alguns fatores que deixam o comprimento dos fios prejudicados, e com isso se tem uma falsa impressão de que os fios não estão crescendo.

Saiba quais são eles a seguir!

  • Quebra capilar!

A quebra capilar é um dos fatores que faz você ter a sensação de que os fios não estão crescendo.

É muito bom evitar as químicas em excesso e também aparelhos de calor, pois esses são um dos maiores causadores da quebra nos fios.

Quando o cabelo tem a quebra capilar ele acaba crescendo, mas quando chega na metade do caminho ele acaba quebrando, e com isso fica parecendo que o cabelo não está crescendo, pois ele não chega no comprimento que você deseja.

Mas na verdade ele está crescendo sim, mas por estar quebrando você não consegue notar e perceber a diferença de tamanho.

Por isso se você quer que seu cabelo cresça e quer conseguir ver essa mudança, evite as químicas e o calor em excesso.

porque-o-cabelo-nao-cresce-quebra

Saiba como fazer um cabelo quebrado voltar a crescer aqui: como fazer um cabelo quebrado começar a crescer.

  • Pontas duplas!

As pontas duplas são grandes inimigas de quem deseja ter um crescimento saudável dos cabelos.

Assim como a quebra, as pontas duplas também impedem que se perceba o avanço no crescimento dos fios, isso se dá porque as pontas duplas acabam se abrindo e com isso partem dando início a uma quebra.

Para combater as pontas duplas e eliminá-las é preciso fazer o corte bordado uma vez no mês.

O corte bordado é um corte que não altera em nada o estilo do cabelo e nem o comprimento, ele tira apenas as pontinhas duplas do fio e ajuda a deixar o fio bem mais saudável.

porque-o-cabelo-nao-cresce-pontas-duplas

No vídeo abaixo eu mostrei o passo a passo bem simples e completo do corte bordado.

Assista!

 

  • Cabelos cacheados!

Se você tem o cabelo cacheado e sente que eles não crescem saiba que isso pode ser apenas uma impressão.

Os cabelos cacheados diferente dos cabelos lisos não crescem para baixo, o percurso dos fios cacheados para alcançar o tamanho desejado é um pouco mais longo.

Porque eles precisam fazer uma curva e com isso aparentam ser mais curtos do que realmente são.

Então para saber se os fios estão crescendo ou não, procure medir seguindo a dica que dei mais acima, meça sempre com os fios molhados.

porque-o-cabelo-nao-cresce-cacheado

Eu fiz um post completo só com dicas para acelerar o crescimento dos fios cacheados.

Confira!

Como acelerar o crescimento dos cabelos cacheados.

  • Falta de tratamentos!

Para que o cabelo tenha um crescimento saudável é necessário que ele esteja sempre bem hidratado, nutrido e forte. Para evitar problemas como os que foram falados acima.

Um cabelo quando está com a hidratação em dia fica longe do ressecamento, e fica com as cutículas bem seladinhas livre de pontas duplas e livre da quebra.

Para manter esses cuidados em dia é muito importante fazer as hidratações e nutrições semanais, e também a reconstrução capilar para manter a fibra capilar sempre forte.

porque-o-cabelo-nao-cresce-hidratacao

 

Agora que já falamos sobre os fatores que atrapalham o aparecimento do crescimento capilar, vamos falar dos fatores que realmente afetam o crescimento dos fios!

  • Folículos capilares entupidos!

Os fios do nosso cabelo nascem e crescem através dos folículos capilares. Os folículos capilares são buraquinhos minúsculos por onde o fio de cabelo passa.

Por isso é muito importante que esses buraquinhos estejam sempre limpinhos e desobstruídos para que os fios possam nascer e sair normalmente.

Para que isso possa ocorrer de maneira correta o couro cabeludo precisa estar sempre muito bem limpinho, mas as vezes não é isso que acontece…

Com o dia a dia o nosso couro cabeludo pode acabar ficando com acúmulos de resíduos como a poeira, suor e restos de produtos, e com isso é formada uma crosta que olhando a olho nu não enxergamos, mas que pode acabar entupindo os folículos capilares.

E quando isso acontece o crescimento dos cabelos é prejudicado pois os fios acabam tendo dificuldade de sair e acabam nascendo e saindo cada vez mais fino, até o momento que eles param de nascer.

Para evitar essa situação é muito importante fazer uma esfoliação no couro cabeludo conhecida como peeling capilar.

O peeling capilar deve ser feito uma vez a cada 30 ou 40 dias para remover toda essa crosta e permitir que os fios nasçam sem nenhum impedimento.

É um processo bem simples de fazer porem necessário e que faz toda diferença.

porque-o-cabelo-nao-cresce-peeling

Para aprender o passo a passo completo assista ao vídeo abaixo!

  • Genética!

Algumas pessoas podem ter um crescimento mais lento dos cabelos por conta da genética.

Esse é um fator que deve ser investigado para saber o histórico dos seus pais, e saber se esse histórico pode ter alguma relação com o crescimento dos seus fios.

  • Estações do ano!

A estações do ano é um fator que está ligado ao ritmo de crescimento dos cabelos.

Isso se dá porque durante o verão que é quando o calor aumenta o nosso metabolismo fica mais acelerado e consequentemente o crescimento dos nossos fios aumenta.

Já durante o inverno que é quando o nosso metabolismo diminui os fios tem o crescimento mais lento.

porque-o-cabelo-nao-cresce-frio

  • Falta de nutrientes!

A falta de vitaminas e nutrientes no sangue pode afetar diretamente o crescimento saudável dos cabelos. Quando o sangue está com essas deficiências pode ser gerado uma anemia e em alguns casos até a queda capilar.

Por isso se você já checou todos os motivos que falamos acima e todos os cuidados estão em dia, porém o seu cabelo não está crescendo a quantidade que deveria por mês, é muito importante que você consulte um médico dermatologista para fazer exames de sangue e ver se você não precisa repor vitaminas.

porque-o-cabelo-nao-cresce-vitaminas

Essa reposição de vitaminas pode ser feita através de uma boa alimentação rica em frutas, legumes e carnes que tenham ferro, proteínas, zinco e vitaminas.

E também pode ser feita com ajuda de suplementos vitamínicos que ajudam na queda capilar, fortalecimento e também no aceleramento do crescimento.

Uma vitamina que eu gosto muito e que me ajudou bastante na minha queda capilar e no crescimento saudável dos meus fios foi a Hair Skin & Nails Femme da Maxinutri.

Assista!

Uma ajudinha extra para quem quer acelerar o crescimento dos fios de forma natural é fazer as receitinhas caseiras que são super eficazes, além de serem bem baratinhas com coisas que você tem em sua casa.

Uma delas é um tônico capilar poderoso usando apenas 3 ingredientes que temos em nossa casa.

Eu ensinei o passo a passo no vídeo abaixo.

Assista!

Outra opção é usar produtinhos direcionados para o crescimento dos fios. Eu mostrei alguns dele nesse post aonde eu fiz uma seleção de produtos só para o crescimento capilar.

Confira!

7 produtos para o crescimento dos cabelos.

Se o seu foco é crescimento dos fios de uma olhadinha aqui no blog no menu queda e crescimento. Lá você vai encontrar muitas dicas e receitinhas maravilhosas para acelerar o crescimento dos seus fios.

Confira também!

21 dicas para seu cabelo crescer mais rápido.

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo.

Julia Doorman

 

5/5 - (6 votes)

40 thoughts on “Porque o cabelo não cresce?

  1. Oi Júlia,
    Onde posso comprar a tapioca e manteiga natural e também , invés de fazer a própria receita posso misturar em outra receita caseira. Será que dá o mesmo resultado?
    Você sabe me dizer uma coisa que me falaram se é verdade. Quando vai passar dos anos nosso cabelo também pode mudar? Porque, meu cabelo era liso com algumas ondas leve nas pontas. Depois fiz permanente, não gostei. Não retoquei,ai meu cabelo não voltou como era antes. E já tem 20 anos que fiz o permanente e não voltou. Fico na dúvida, se foi por causa do permanente ou do que me falaram.
    Em uma receita caseira, você fala para usar escova de cabelo. Posso usar pente? Ou escova é melhor? O que você, me orienta sobre isso.
    Você experimentou o shampoo Alisena e funciona realmente? Se caso você experimentou.
    O condicionador de 3 minutos da pantene e a mesma que a ampola ou é diferente? E usando a ampola precisa do condicionador?
    Obrigada

  2. Oi Júlia tudo bem meu nome é Elaine vem aqui pedir que por favor você me tira uma dúvida eu a um tempo atrás descolorir todo o meu cabelo e pintei de roxo só que fiz esse esse procedimento umas 3 vezes de pintar ele de roxo só que depois passei o preto pois não gostei do resultado do roxo só que agora tá ficando avermelhado porque a cor preta tá saindo eu não queria voltar a fazer procedimento de pintura e ele tá caindo bastante o que devo fazer que produtos devo usarE além de tudo o meu cabelo é ondulado e volumoso a única coisa que mais me incomoda nele é o volume você pode me passar algumas dicas por favor obrigado

  3. Sera que é só impressão minha mesmo tenho o cabelo 2b sigo todas as suas dicas de H, N ,R e peeling , tônico na raiz e muito mais …. cortei bem curtinho e me arrependo, agora tou doidinha pra que ele cresça para que eu possa fazer aquele corte que você ensinou #Ameeii

  4. Julia! Estou desesperada!
    Faço seu cronograma capilar já a uns 3 meses, comprei todos os produtos que você utiliza, faço tudo igual a você! Meu tipo de cabelo também é igual ao seu, e mesmo assim minhas pontas não melhoram! Não faço mais chapinha, nada de química, só secador de longe. Aí eu tô muito triste, não cresce e as pontas ficam espigadas, tenho vergonha do meu cabelo.
    Como uso,
    Segunda hidratação com a linha aussie e yamasterol
    Quinta nutrição com óleo de coco e óleo de rícino, espero 3 horas, tiro o óleo no banho e passo shampoo, uma máscara nutritiva e condicionador mas bem pouco. Repete uma semana assim de novo. Na hora faço a mesma coisa na segunda, e na quinta a reconstrução iguaaal a você! E meu deus tô ficando doida, até centrum mulher eu tô tomando porque minha unha não é forte e meu cabelo também não! Eu como super bem, faço dieta bem legal. Então eu não sei mais o que fazer, me ajuda!

    1. Oi lindona,
      foque bastante nas hidratações faça pelo menos duas na semana,
      faça a umectação usando somente o óleo de coco e deixe agir por pelo
      menos 3 horas,
      se quiser passe o óleo de rícino somente na raiz,
      faça a hidratação para cabelos ressecados e pontas espigadas e de uma olhadinha
      no menu dicas e cuidados lá tem dicas para as pontinhas bjuss

  5. Olá Julia, tudo bem?
    Sou muito sua fa e graças a seus videos consegui recuperar o meu cabelo de um ombre hair que danificou muito o meu cabelo rsrs..
    Bom,tenho uma cacheadinha em casa com 6 anos e gostaria de saber algumas receitinhas ou produtos que possa fazer o cabelo dela crescer.
    O cabelo dela esta cheio em cima e liso nas pontas e ralo,e nao consegue cachear sozinho,esta sempre no mesmo tamando
    Ela sera dama de casamento e queria que os cabelos crescessem mais para o penteado.
    Espero que possa me ajudar..
    Desde ja,
    agradeço!!
    Bjos lindona!

    1. Oi lindona,
      obrigado pelo seu carinho fico feliz em poder ajudar,
      faça umectação usando o óleo de coco vegetal da raiz as
      pontas e para hidratar de uma olhadinha no menu dicas e cuidados,
      pois lá tem um post explicando mais sobre como hidratar o cabelo das
      crianças,
      nessa idade é indicado usar apenas produtos específicos para crianças,
      bjuss

  6. Oi Júlia,
    Onde posso comprar a tapioca e manteiga natural e também , invés de fazer a própria receita posso misturar em outra receita caseira. Será que dá o mesmo resultado?
    Você sabe me dizer uma coisa que me falaram se é verdade. Quando vai passar dos anos nosso cabelo também pode mudar? Porque, meu cabelo era liso com algumas ondas leve nas pontas. Depois fiz permanente, não gostei. Não retoquei,ai meu cabelo não voltou como era antes. E já tem 20 anos que fiz o permanente e não voltou. Fico na dúvida, se foi por causa do permanente ou do que me falaram.
    Em uma receita caseira, você fala para usar escova de cabelo. Posso usar pente? Ou escova é melhor? O que você, me orienta sobre isso.
    Você experimentou o shampoo Alisena e funciona realmente? Se caso você experimentou.
    O condicionador de 3 minutos da pantene e a mesma que a ampola ou é diferente? E usando a ampola precisa do condicionador?
    A máscara rebelde com causa, serve para abaixar volume?
    Obrigada

    1. Oi lindona,
      compre na loja de produtos naturais,
      geralmente o cabelo muda de textura quando passa por uma química
      bem forte capaz de mudar a fibra capilar do fio,
      pode usar um pente de madeira e se preferir de uma olhadinha no menu dicas e cuidados
      aqui no blog, lá tem um post mostrando qual é o tipo de escova para vários tipos de cabelo,
      já ouvi falar mas não usei esse shampoo… o condicionador e a ampola tem o mesmo efeito pode usar apenas um,
      sim ela deixa os fios mais alinhados bjus

  7. Ju lindona , muito obrigada por suas dicas, por devolver a auto estima de muitas mulheres, te acompanho há apenas duas semanas , mas já coloquei em prática duas dicas e eu simplesmente amei o resultado . Que Deus continue te abençoando.

  8. Não sou fã da tesoura, fiquei dos 9 anos aos 12 sem tirar nem as pontinhas… meu cabelo estava bem comprido, porém com muitas pontas duplas, quebradas, espigadas, etc. Comecei a tirar cerca de 1 dedo a cada três meses e o resultado foi positivo, porém quando eu tinha 14 anos tive um “acidente” no cabelo, a cabeleireira esqueceu o produto no meu cabelo (estava fazendo luzes) saiu até fumaça, juro! e resultou em um cabelo frágil, elástico, passava a mão e ele quebrava todo, e foi necessário eu fazer um corte em V… a parte de trás continuou no bumbum, mas a parte da frente está do mesmo tamanho! Hoje tenho 18 anos, meu cabelo está muito bem cuidado, sigo o cronograma direitinho, e me rendi a tesoura e cortei um pouco na frente para ajudar no crescimento. E todo mês faço o corte bordado manual e seu site me ajuda muito com todas essas dicas!!!

  9. Oi julia.
    Sou sua fã. Meus cabelos esta muito quebrado e caindo muito, esta super fino e fraco. Ele era bem comprido mas ja o cortei e agora esta no meio das costas.Ja faz 6 meses que fiz selagem. Estou fazendo o cronograma , mas queria Saber quais receitas usar no meu cronograma.pois quero o meu cabelo forte saudável lindo e comprido de novo. Me ajude por favor. Sucesso.

    1. Oi lindona,
      alem das receitinhas de hidratação faça também as do menu
      queda e crescimento,
      lá tem varias receitas para ajudar e estimular o crescimento
      capilar,
      te aconselho a consultar um medico e fazer exames para saber o
      real motivo da queda, pois pode ser falta de vitamina no sangue bjus

  10. Oi, Júlia! Eu queria tirar uma dúvida, não sei se vai poder me ajudar! Eu li em alguns sites, sobre o Viva Hair, e achei supreendente. O meu cabelo cresce muito pouco não passa dos ombros, e queria saber se você sabe sobre essa capsula, se realmente funciona? se é natural como falam? Se pode ter efeitos colaterais?
    Bjos!

  11. oi Julia, primeiramente quero te parabenizar pelo seu trabalho!. Tenho uma duvida, sou loira, meu cabelo nunca teve um crescimento acelerado, hoje esta na altura dos ombros, fiz alguns exames onde foi detectado ausência de algumas vitamina, aonde já estou fazendo a reposição com medicamentos. Minha duvida é a seguinte, tive um corte químico ha quase 1 anos atras, e venho percebendo que o meu cabelo cresce, mas aonde teve esse corte químico o crescimento é quase minimo, gostaria de saber se ha algum tratamento, para acelerar o o crescimento dessa parte aonde teve o corte químico, percebo que na raiz ele super cresce bem, porem do meio para as pontas ele não cresce.
    Outra duvida, você já testou o kit de crescimento da Boticário, com o shampoo, condicionador e o tônico capilar?!
    Um beijo fico no aguardo da sua resposta

    1. Oi lindona,
      aqui no blog tem um posts completos
      com dicas para controlar a oleosidade
      excessiva e também com dicas para eliminar
      a caspa,
      Dê uma olhadinha vai te ajudar com certeza
      beijos 😉

  12. Oi Ju Lindona,suas receitas estão salvando meu cabelo,e melhorando minha auto estima,tenho hipotiroidismo e sempre tive muita queda de cabelo,meu cabelo sempre foi bem ralinho..estou fotografando para acompanhar melhor,estou tratando o hipo com o médico e seguindo suas receitas aqui no blog e já tive uma grande melhora na recuperação do meu cabelo.Está enchendo de fios novos graças a Deus.Obrigada Ju pelas dicas.

  13. Olá Ju, eu faço exercício físico diariamente e, por causa disso, meu cabelo fica com muito suor, porém ele não é oleoso, é seco. Como faço para retirar o suor após os exercícios sem ter que lavar o cabelo todos os dias (para não retirar ainda mais a oleosidade que já é pouca)?

    1. Oi lindona, nesse caso não tem jeito, é preciso lavar pois por mais que você use um shampoo a seco
      por exemplo, você não vai remover por completo o suor que pode acabar prejudicando o seu couro cabeludo…
      foque bastante nas hidratações e hidrate o seu couro cabeludo usando o mel, óleo de coco, babosa, máscaras
      hidratantes que sejam liberadas para a raiz e use um shampoo hidratante, pois dessa maneira você vai conseguir
      um equilíbrio 😉 beijos

Deixe um comentário