Pontas duplas nunca mais!

Como abacar com as pontas duplas no cabelo. Neste post você verá várias dicas para acabar com aquelas pontas duplas e danificadas. Clique e confira!

Como abacar com as pontas duplas no cabelo

Oi lindonas tudo bem com vocês?

O assunto do post de hoje foi muito pedido por vocês.

Me pediram muito para falar sobre pontas duplas, por isso hoje vou dar algumas dicas para vocês sobre esse assunto.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

A primeira coisa que vocês precisam saber é que a ponta dupla não cola de novo, infelizmente!

Então a gente tem que fazer algumas coisas para evita-las e tirar essas pontas duplas, sem tirar o comprimento do cabelo.

Não existe nenhum produto milagroso, existe produtos que falam que são para pontas duplas, mas na verdade eles são para preveni-las, ou seja, para evitar o surgimento de novas pontas duplas, mas ele não vai colar elas novamente.

Quando a fibra capilar do cabelo abre na ponta ela não cola mais.

Tem produtos que disfarçam as pontas duplas, que deixam as pontas mais bonitas e mais amenizadas, principalmente óleos reparadores de pontas e alguns leave-ins que também disfarçam bastante, mas eles não vão colar de novo a fibra.

Confira nesse post a resenha completa de um produto muito bom para prevenir e ajudar no combate das pontas duplas. Resenha Balsamo Lola Apertem os Cintos.

  • Manter a hidratação em dia!

Manter a hidratação em dia fazendo ela toda semana é uma das coisas que previnem as pontas duplas. Entenda melhor sobre o porque que o cabelo precisa da hidratação aqui: porque o cabelo precisa de hidratação.

  • Umectação com óleos vegetais toda semana!

Quando eu fico 15 ou 20 dias sem fazer a umectação meu cabelo já fica super ressecado e poroso. Eu faço banho de brilho, então querendo ou não o cabelo fica poroso, pois é uma química!

Eu fico imaginando cabelos que fazem luzes e químicas mais pesadas, imagina como o cabelo não deve ficar poroso?

Então a umectação vai te ajudar demais a selar a cutícula do cabelo e evitar as pontas duplas.

pontas-duplas-nunca-mais-uva

  • Pré poo!

Outra coisa que vai te ajudar a evitar as pontas duplas é aplicar um óleo vegetal nas pontinhas do cabelo, antes de você lavar com o shampoo.

Também é bom evitar usar shampoos que ressecam demais o cabelo, se você não tem o cabelo oleoso não tem necessidade de você usar um shampoo transparente.

Toda vez que você lavar o cabelo pode encharcar bem as pontas com o óleo e pode até passar na extensão dos fios.

Fazendo isso sua raiz e extensão dos fios vão ficar limpos, mas o óleo vai formar uma camada protetora e as pontas não irão ficar ressecadas pela ação do shampoo.

pontas-duplas-nunca-mais-oleo

Entenda mais sobre a técnica pré poo aqui: pre poo como fazer.

  • Protetor solar próprio para cabelo!

Sempre que você for para piscina ou para praia, aplique um protetor solar próprio para cabelo para proteger os fios do sol.

E sempre que você for mergulhar tanto na água da piscina que tem muito cloro, ou na água do mar que é muito salgada e acaba com o cabelo deixando muito ressecado, aplique um leave-in com proteção ou um óleo de argan ou um reparador de pontas que também vale.

O reparador de pontas é muito legal você aplicar, porque vai proteger demais seu cabelo para não abrir novas pontas duplas e para as pontas não ficarem espigadas. Pode ser qualquer óleo vegetal que você tiver em casa.

  • Reparador de pontas!

Como falamos acima o reparador de pontas é muito importante. Eu sempre levo um óleo de argan na bolsa e gosto muito!

Aplique umas duas gotinhas na palma da mão, esfregue e aplique nas pontas do seu cabelo.

O reparador de pontas vai proteger seu cabelo, evitar que abra novas pontas duplas, vai proteger também da poluição e do sol. E se você já tiver pontas duplas ele vai ajudar a amenizar.

pontas-duplas-nunca-mais-argan

Nesse post eu mostrei a resenha completa de um óleo de argan que gosto muito, e que é perfeito para levar na bolsa.

Confira!

Resenha óleo de argan inoar.

  • Corte bordado!

Faça o corte bordado todo mês, para fazer esse corte você não vai precisar cortar o seu cabelo.

É legal cortar mesmo o cabelo e as pontinhas a cada 2 a 3 meses, para deixar ele aparelhado e certinho.

Mas o corte bordado tem que ser feito todo mês, esse corte não tira nada do comprimento e você pode fazer sozinha.

É importante fazer o corte bordado porque por mais que você corte as pontinhas do cabelo, a extensão dos fios se quebra muito na hora de pentear e na hora de prender.

Quando você quebra a extensão dos fios fica uma ponta ressecada, e aquela pontinha pode se abrir e formar a ponta dupla.

Você pode perceber que as pontinhas duplas também abrem na extensão dos fios e não somente nas pontas do cabelo. Você pode fazer o corte bordado em casa ou em uma clínica especializada ou em um salão que custa em média de 100,00 a 150,00.

Por ser um corte mais demorado ele é um pouco mais caro. Existe também a técnica da velateria que vocês me perguntam muito, que é a técnica de enrolar a mecha e passar a vela para queimar as pontinhas duplas e ressecadas.

É uma técnica legal mais para ser sincera eu nunca testei, então eu não sei se funciona.

Essa técnica eu não indico vocês fazerem sozinhas, indico fazer somente em um salão.

Aprenda o passo a passo do corte bordado no vídeo abaixo!

  • Dormir com o cabelo preso!

Dormir com o cabelo preso é muito importante principalmente quem tem o cabelo comprido, quem tem o cabelo mais curto pode dormir com uma touca de algodão ou de meia, só não pode ser com touca de plástico para não abafar o couro cabeludo.

Você também pode dormir com uma fronha de cetim que desliza no cabelo e evita o atrito com as pontas, pois durante a noite a gente esfrega muito o cabelo e ele acorda todo amassado, e acaba com as pontas do cabelo porque elas ficam todas espigadas.

Se seu cabelo for comprido como o meu coloque ele para trás e faça um coque no alto da cabeça, e prenda bem levinho sem apertar, de preferência com um laço de algodão e evite coisas que apertam como elástico de dinheiro por exemplo.

Isso vai fazer com que seu cabelo fique protegido e no outro dia ele vai estar perfeito sem aquelas pontas espigadas.

pontas-duplas-nunca-mais-coque

  • Evite a chapinha!

Eu usava muita chapinha quando eu fazia progressiva, pois mesmo fazendo progressiva a gente fica naquela neura de deixar o cabelo super liso, então qualquer fio que está fora do lugar já vai lá e passa a chapinha, passa na franja, passa todo dia e com isso a chapinha se torna um vício.

Então a chapinha deve ser evitada se você quer evitar pontas duplas, porque ela tira a umidade do fio e em contato com o fio ela acaba com o cabelo.

Se você hidrata e passa a chapinha, é a mesma coisa de você hidratar e tirar a hidratação.

Ela resseca tanto as pontas que elas vão abrindo e acelera muito esse processo de pontas duplas. Evite a chapinha!

  • Evite secador muito quente!

O secador muito quente também é outro problema, use o secador morno e longe dos fios, fazendo movimentos circulares e longe da raiz.

Quando você usa o secador muito próximo da raiz, acaba ocasionando o aumento de sebo e a raiz fica mais oleosa, e nas pontas também não é legal porque deixa as pontas muito ressecadas.

Isso é muito feito nos salões o secador é esfregado nos fios e na hora até que a escova fica boa, mas o ideal é deixar o secador 1 dedo longe dos fios.

  • Água muito quente do chuveiro!

Tomar banho com a água do chuveiro muito quente também é um problema, principalmente no inverno porque ela acelera a produção de sebo no couro cabeludo.

Quem tem o cabelo ressecado fica com escamação no couro cabeludo pois ele fica mais ressecado, e as pontas do cabelo ficam super ressecadas e super espigadas.

Sempre que você aumenta a temperatura você abre as cutículas do fio e o cabelo fica poroso, então quando você abre a cutícula do fio com a alta temperatura, você perde hidratação perde nutrientes e perde tudo aquilo que você fez para recuperar o seu cabelo.

Evite tudo que é muito quente, pois infelizmente acaba com o cabelo.

Eu sei que é muito bom tomar banho na água quentinha, mas tenta tomar banho na água mais morna, e tenta lavar o cabelo nos dias mais quentes ou durante o dia se você poder, para deixar o cabelo secar mais ao natural.

Não tem problema usar o secador todos os dias, eu uso secador praticamente todas as vezes que eu lavo o cabelo, só quando eu lavo o cabelo na academia que eu deixo ele secar ao natural porque está muito calor.

Mas se você tiver que usar o secador tome esses cuidados!

  • Protetor térmico!

Use sempre um protetor térmico, o protetor térmico é indispensável.

Olhe bem no rotulo para saber se tem proteção, os protetores da Lola Cosmetics sempre têm por mais que não esteja escrito no rotulo sempre tem, pois eu falei com a marca e eles me disseram que todos os protetores e leave-ins tem proteção térmica.

As outras marcas geralmente vêm descrito no rotulo que tem a proteção térmica.

Então use sempre antes do secador que vai proteger, vai evitar de abrir pontas duplas e vai manter as pontas mais hidratadas.

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.9/5 - (173 votes)

21 thoughts on “Pontas duplas nunca mais!

  1. Boa tarde Júlia lindaaa. Eu quero tirar uma dúvida. Vou começar hoje o meu cronograma capilar, mas estou com muita dúvida sobre máscaras que devo usar, pq eu tenho cabelos muito oleosos e sem química. Lavo hoje, amanhã já está feio, minguado, com muito frio e sem forma. Pode me ajudaarrrrr???

  2. Boa tarde Julia,
    Para que serve a hidro cauterização?
    Qual desses produtos que devo usar: Manteiga vegetal de frutas da lola, pantene hidro cauterização, quina rosa, 4D da Elseve ou bendito seja da haskell. Estou com muito na dúvida, qual usar? Eu queria usar o pantene, por ser mais em conta. Por favor, me ajude escolher o certo. Meu cabelo está volumoso, poroso e com muito frizz. Qual beneficio da hidro cauterização?
    A máscara de pós progressiva que você cita. Serve também para cabelos sem química?
    Faz resenha da Alisena, da Muriel.
    Obrigada

  3. Ju qual é esse protetor térmico que você sempre usa nos vídeos, um vermelho o meu acabou é preciso compra outro urgente por vejo que meu cabelo está começando a ficar com o aspecto feio de mechas meio avermelhadas porque toda vez que lavo seco com o secador, desde já agradeço !!

    1. Oi lindona,
      qual? pois costumo usar vários, não consegui
      identificar qual você deseja saber,
      uma opção legal também é o Exterminador de frizz
      da Lola Cosmetics alem de proteger ele também ajuda
      a reduzir o frizz do cabelo bjuss

    1. Oi lindona,
      é preciso ver na composição se a máscara tem queratina se tiver
      use somente na reconstrução,
      e se o shampoo for detox só use uma vez no mês pois ele é feito
      para fazer uma limpeza mais profunda bjus

  4. Boa noite Julia,
    Para que serve a hidro cauterização? E qual beneficio que faz nos cabelos?
    Qual desses produtos que devo usar: Manteiga vegetal de frutas da lola, pantene hidro cauterização, quina rosa, Elseve 4 D ou bendito seja da haskell. Estou com muito na dúvida, qual usar? Eu queria usar o pantene ou elseve , por ser mais em conta. Por favor, me ajude escolher o certo. Meu cabelo está volumoso, poroso e com muito frizz.
    Obrigada

  5. Boa noite Julia,
    Para que serve a hidro cauterização? E qual beneficio que faz nos cabelos?
    Qual desses produtos que devo usar: Manteiga vegetal de frutas da lola, pantene hidro cauterização, quina rosa, Elseve 4 D ou bendito seja da haskell. Estou com muito na dúvida, qual usar? Eu queria usar o pantene ou elseve , por ser mais em conta. Por favor, me ajude escolher o certo. Meu cabelo está volumoso, poroso e com muito frizz.
    Quando fazer hidratação com maionese, uso também o condicionador ou não?
    Obrigada

    1. Oi lindona,
      ela serve para recuperar um cabelo fragilizado, elástico
      ou danificado,
      você pode escolher os produtos de acordo com a necessidade
      do seu cabelo e pode escolher qual for mais acessível para
      você,
      na receitinha da maionese se a máscara que você usar deixar
      o efeito desmaia cabelo na hora do enxague não precisa usar
      o condicionador bjus

  6. Oii Ju. Normalmente quando lavo meu cabelo e deixo sempre secar ao natural ele fica com vários fios arrepiados, mais próximo a cabeça. Isso seria pontas duplas, frizz ou apenas novos fios nascendo? Pois desde o ano passado começou a nascer muitos fios novos. Quando vou na luz do sol da para ver mais nitidamente. Beijos lindona.

    1. Oi lindona,
      se você já está com um histórico de fios novos
      pode ser que seja novos fios sim,
      dê uma olhadinha no menu dicas e cuidados lá tem um
      post com dicas para domar os fios novos bjuss

  7. Oi Júlia, te sigo desde sempre kkk. Gostaria de uma ajuda. Meu cabelo é cacheado, mas faço escova há mais de três anos (há mais ou menos 2 anos, passo só a prancha, deixo ele secar natural). Bom, antes de ficar alisando, só deixava o cacheado natural, ele era muito ressecado e eu quase não fazia hidratação, comecei a escovar toda semana no “salão”, não cuidava, fazia nada, a moça passava o protetor térmico dela lá. Comecei a escovar em casa, mas comecei a hidratar toda semana, hoje eu escovo uma vez por semana, hidrato (coloco babosa ou mel ou só a máscara), faço a nutrição (mais ou menos 15 em 15 dias) com óleo de coco vegetal e faço a reconstrução com o glicopan mensalmente, sempre uso o termoprotetor que já vem com filtro solar, tenho o condicionador co-wash, e sempre depois da prancha utilizo o óleo pras pontas da elseve (óleo extraordinário) e uso também a queratina líquida. Meu cabelo alisa de uma maneira que fica liso escorrido, tem brilho, macio, etc. O problema é que, fiz muita prancha sem o devido cuidado com o cabelo no ínio e me gerou muitos fiapos (eu tinha alguns, mesmo ele sendo cacheado) e meu cabelo tem muitas pontas duplas e muitos pontos brancos, que eu acabo cortando as pontas e tirando tudo, sempre volta depois de um tempo. Quero saber onde que eu to errando, o que falta eu usar, ou o que tenho que mudar para amenizar isso. (Me perdoe o textão, mas me ajuda por favor)

    1. Oi lindona,
      obrigado por sempre acompanhar 😀
      se poder faça pelo menos duas hidratações na semana
      pode fazer uma hidratação mais potente (hidratação caseira) e uma hidratação
      só com máscara apos umectar,
      faça a sua umectação uma vez por semana e para finalizar
      não use a queratina liquida com muita frequência use apenas
      no dia da reconstrução,
      pois se usar em excesso pode acabar deixando os fios duros e
      pode quebrar,
      verifique o shampoo que você está usando pois alguns shampoos
      com sulfato ressecam demais o cabelo deixando os fios porosos e
      sem o efeito de hidratação,
      e não lave o cabelo na água quente demais e quando for secar o cabelo
      use o secador morno e mantenha longe dos fios para não danificar,
      para eliminar as pontas duplas faça uma vez por o corte bordado beijos

Deixe um comentário