Como lavar o cabelo cacheado

Como lavar o cabelo cacheado – Nesse post você vai aprender a lavar seu cabelo da forma certa para deixá-lo mais bonito e hidratado. Clique e confira!

Como lavar o cabelo cacheado

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe um post bem completo com dicas para a lavagem do cabelo cacheado.

Os cachos tendem a serem mais ressecados naturalmente e por isso precisam de cuidados especiais, como na hora da lavagem por exemplo.

Pois se essa lavagem não for feita da forma correta o cabelo pode ressecar ainda mais perdendo o brilho, hidratação e definição.

Por isso hoje eu resolvi trazer essas dicas para te ajudar a fazer a lavagem correta, e conseguir cachos ainda mais bonitos, definidos e hidratados.

Vamos lá!

Como lavar o cabelo cacheado – Dicas

  • Shampoo livre se sulfato.

Na hora de escolher o shampoo opte por aqueles que não possuem sulfatos em sua composição, pois o cabelo cacheado tende a ser mais seco naturalmente e resseca com mais facilidade.

E shampoos com os sulfatos são mais agressivos e aumentam o ressecamento dos fios, já os livres de sulfatos limpam bem, mas não ressecam tanto.

E outra dica bem válida , é usar shampoos mais hidratantes ou perolados.

  • Co-wash.

O co-wash é uma técnica muito indicada para cabelos cacheados, pois ao mesmo tempo que ela limpa o couro cabeludo, também já ajuda na hidratação dos cachos.

Nessa técnica não é usado o shampoo e sim um creme ou condicionador liberado para o co-wash, pois esses produtos são livres de componentes como óleo mineral, petrolatos e silicones insolúveis.

Esses componentes quando aplicados no couro cabeludo podem entupir os folículos capilares causando problemas como a queda capilar.

O condicionador ou creme feitos para essa técnica conseguem limpar o cabelo, pois possuem ativos emolientes que conseguem derreter a gordura e sujeiras no couro cabeludo, e também já hidratam os fios pois possuem ativos hidratantes e nutritivos em suas composições.

Essa técnica é ótima para cachos que sofrem com o ressecamento.

  • Evite o excesso de lavagem.

Como falamos acima o cabelo cacheado tende a ser mais seco, e isso acontece também porque a oleosidade natural que vem da raiz demora a chegar no comprimento e pontas, devido ao seu formado cheio de voltinhas.

Por isso a dica de evitar o excesso de lavagem é importante, pois se você lavar todos os dias não haverá tempo dessa oleosidade natural chegar nas partes mais ressecadas do cabelo.

Mas se você soa muito no couro cabeludo ou faz exercícios físicos com muita frequência, aí sim você deve lavar… pois o nosso couro cabeludo não pode ficar suado por muito tempo, para não causar problemas como a queda capilar por exemplo.

  • Temperatura da água.

A temperatura da água na hora de lavar os cachos é outro fator importante que você deve se atentar, pois a água na temperatura quente acaba abrindo muito as cutículas do cabelo, alterando o pH e fazendo com que a hidratação se perca e com isso o cabelo fica ainda mais ressecado, com frizz e sem definição.

Por isso procure usar a água sempre mais para morna ou fria, pois isso também vai ajudar na hora do brilho final.

  • Desembarace ainda no banho.

O cabelo cacheado tende a embolar com mais facilidade, principalmente os mais finos, por isso na hora do banho após passar o condicionador, a melhor opção é ir removendo os possíveis nós que possam ter se formado, para facilitar depois o pentear e a definição.

Lembrando que você deve fazer isso com cuidado para não quebrar os fios, e para pentear você pode usar um pente de madeira que tenha dentes largos.

  • Secagem correta.

Na hora de remover o excesso de água dos cachos, abra mão da toalha e opte por usar uma camiseta de algodão, pois ela vai ajudar a retirar o excesso de água na medida certa e não vai causar o frizz como a toalha faz.

Como lavar o cabelo cacheado – Lavagem com shampoo

  1. Umedeça todo o cabelo e em seguida dissolva em um pouco de água o shampoo escolhido, e distribuía todo o shampoo dissolvido em todo o couro cabeludo e somente nele, não aplique no comprimento e pontas pois a espuma que vai se formar na raiz já será suficiente para limpar essas partes.
  2. Depois massageie com cuidado o couro cabeludo usando as pontas dos dedos e se necessário repita a aplicação do shampoo.
  3. Depois da lavagem com o shampoo, retire o excesso de água usando uma camiseta de algodão e aplique a sua hidratação caseira, ou uma máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução dependendo do dia do seu cronograma capilar, e a deixe agir pelo tempo do rótulo.
  4. Após isso você pode enxaguar e aplicar o condicionador para selar bem as cutículas e nessa hora você pode aproveitar para desfazer os nós.
  5. Depois é só enxaguar normalmente e finalizar como você estiver acostumada.

Lembrando que caso você opte por usar o difusor, não esqueça de aplicar um produto que tenha proteção térmica, para proteger os cachos do calor.

Uma ótima opção de hidratação caseira para cabelos cacheados, foi a que ensinei nesse post: Melhor hidratação para cabelos cacheados

Como lavar o cabelo cacheado – Lavagem co-wash

  1. Umedeça bem todo o cabelo, retire um pouco do excesso da água e aplique o creme ou o condicionador liberado para co-wash escolhido, distribuindo em todo o couro cabeludo, comprimento e pontas.
  2. Massageie bem o couro cabeludo com cuidado usando as pontas dos dedos e deixe agir por uns 3 minutos para que o creme possa agir e fazer a limpeza.  
  3. Em seguida enxague bem, repita a aplicação e a massagem, deixe agir e logo após enxague bem e condicione.
  4. Depois é só finalizar como desejar.

E se você não sabe ainda como definir os seus cachos, confira nesse post as diferentes definições que você pode aderir: Como finalizar cabelo cacheado 8 formas diferentes

E antes de terminar lindona, confira nesse post dicas para impedir que os seus cachos ressequem: Como evitar o ressecamento no cabelo cacheado

Vídeos: Hidratações para cabelos ressecados

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: Como lavar o cabelo cacheado?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

Rate this post

6 thoughts on “Como lavar o cabelo cacheado

Deixe um comentário