Como Fazer Nutrição Caseira no Cabelo
Como Fazer Nutrição Caseira no Cabelo – Nesse post você vai aprender a nutrir e recuperar o seu cabelo somente com ingredientes caseiros – Clique e confira!
Como Fazer Nutrição Caseira no Cabelo [FUNCIONA MESMO]
Oi lindonas, tudo bem com vocês?
No post de hoje eu trouxe diferentes formas de fazer a nutrição capilar com ingredientes caseiros.
A nutrição capilar é otima para todos os tipos de cabelos principalmente para cabelos ressecados e porosos e deve ser feita intercalando com as hidratações capilares.
Além disso no final do post eu vou dar uma dica muito importante para deixar o cabelo nutrido de forma rápida e ultra profunda com alta performance além de mais alinhado e liso sem química.
No post de hoje vamos ver:
- O que faz uma nutrição capilar? – Para que serve a nutrição?
- O que usar para nutrição capilar caseiro?
- Nutrição com Leite de coco e creme de leite – (Para que serve o creme de leite no cabelo?) – (Quais os benefícios do leite de coco no cabelo?)
- Nutrição caseira com Margarina e azeite de oliva – (Qual o efeito do azeite no cabelo?) – (Como usar a manteiga no cabelo?)
- Nutrição capilar com Abacate e mel – (Quais são os benefícios do abacate no cabelo?) – (Qual é a função do mel no cabelo?)
- Umectação capilar com óleos vegetais – (Qual é o melhor óleo vegetal para o cabelo?)
- Nutrição Capilar com Manteiga vegetal – (Para que serve manteiga vegetal no cabelo?)
- Quando o cabelo precisa de nutrição?
- O que fazer na etapa de nutrição?
- Qual é a diferença entre nutrição e reconstrução?
- Quantas vezes por semana pode fazer nutrição no cabelo?
- Qual a diferença entre um cabelo seco e um cabelo ressecado?
- Quanto tempo leva para um cabelo ressecado voltar ao normal?
- Qual a melhor máscara de nutrição? – Qual produto alisa o cabelo sem química?
- Vídeo: Qual a melhor marca de máscara de hidratação para cabelo?
- Recapitulando: Como Fazer Nutrição Caseira no Cabelo
Vamos lá!
O que faz uma nutrição capilar? – Para que serve a nutrição?
- A nutrição capilar é um tratamento feito com ativos ricos em óleos ou gorduras responsáveis por repor todos os lipídios perdidos em nossos cabelos.
- Os lipídios são as gorduras boas e a oleosidade natural que os nossos fios necessitam para se manterem sempre saudável e livre de danos.
- A nutrição penetra nos fios tirando todo o aspecto de cabelo ressecado, opaco e quebradiço fazendo com que o cabelo ganhe mais vida, brilho, maciez, alinhamento e movimento e além disso a nutrição também ajuda na eliminação do frizz e pontas duplas.
O que usar para nutrição capilar caseiro?
Quando falamos em nutrição capilar caseira podemos usar diferentes tipos de ativos caseiros para fazer esse tratamento capilar e hoje eu vou mostrar três combinações diferentes.
Vamos lá!
Nutrição com Leite de coco e creme de leite – (Para que serve o creme de leite no cabelo?) – (Quais os benefícios do leite de coco no cabelo?)
O leite de coco e o creme de leite são uma ótima combinação caseira para deixar os cabelos muito nutridos, o leite de coco é rico em ácidos graxos, gordura saturada, ferro e várias vitaminas que nutrem profundamente os fios.
Além disso ele também possui proteínas que fortalecem e restauram o cabelo.
O creme de leite também é um ótimo ingrediente para nutrir os cabelos pois também é rico em varias gorduras que devolvem os lipídios para os cabelos trazendo alinhamento, brilho e sedosidade.
Você vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) de leite de coco.
- 2 colheres (sopa) de creme de leite.
- Máscara capilar de hidratação.
Preparo e aplicação:
- Em um potinho coloque o leite de coco, o creme de leite e a quantidade de máscara suficiente para o seu tamanho de cabelo e mexa bem, em seguida lave o cabelo apenas com o shampoo, retire o excesso de água com a toalha.
- Aplique a mistura mecha por mecha e deixe agir pelo tempo descrito no rotulo da máscara usada, depois enxague bem apenas com água, condicione e finalize como desejar.
Nesse post eu te ensino mais uma nutrição power usando o leite de coco que além de nutrir também alinha os fios e dá muito brilho: Alisamento natural com leite de coco e limão
Nutrição caseira com Margarina e azeite de oliva – (Qual o efeito do azeite no cabelo?) – (Como usar a manteiga no cabelo?)
A margarina e o azeite juntos além de nutrir os fios, deixam um aspecto de cabelo mais alinhado e liso sendo um ótimo alisamento caseiro natural, perfeito para quem não quer usar químicas, para quem está na transição e para gestantes e lactantes.
A margarina possui alto poder de nutrir, disciplinar e alinhar os fios e o azeite de oliva é rico em varias vitaminas que devolvem os lipídios para o cabelo, penetrando profundamente no córtex do cabelo devolvendo a elasticidade natural fazendo com que o cabelo fique muito macio.
Você vai precisar de:
- Azeite de oliva.
- Margarina sem sal.
Preparo e aplicação:
- Coloque em um potinho a quantidade de margarina sem sal e azeite que você julgue ser suficiente para o seu tamanho de cabelo e misture bem até formar uma mistura homogênea.
- Com o cabelo seco aplique a mistura mecha por mecha no cabelo seco enluvando bem, coloque uma touca, deixe agir de 40 minutos a 1 hora e depois lave o cabelo com um shampoo perolado que limpe bem sem ressecar e que seja bem cheiroso e depois condicione.
- Finalize aplicando um protetor térmico nos fios e secando com o secador morno.
Nutrição capilar com Abacate e mel – (Quais são os benefícios do abacate no cabelo?) – (Qual é a função do mel no cabelo?)
A nutrição caseira também pode ser feita com o abacate que é muito nutritivo e possui várias vitaminas muito hidratantes que deixam o cabelo com muito brilho, maciez, hidratação e mais fortalecido.
E mel é um dos maiores antioxidantes naturais que fortalece o cabelo devido aos aminoácidos que possui e também recupera o cabelo do ressecamento.
Você vai precisar de:
- Meio abacate maduro.
- 3 colheres (sopa) de mel.
Preparo e aplicação:
- Coloque no liquidificador o abacate e o mel e bata bem e em seguida aplique no cabelo seco e sujo mecha por mecha, deixe agir por 30 minutos.
- E em seguida lave o cabelo com um shampoo perolado ou hidratante, aplique uma máscara de hidratação rápida de 3 a 5 minutos, depois enxague e finalize como desejar.
Umectação capilar com óleos vegetais – (Qual é o melhor óleo vegetal para o cabelo?)
A nutrição com óleos vegetais chamada de umectação capilar talvez seja a forma de nutrir os fios mais conhecida, eu amo o resultado que ela dá no cabelo, e é bem prática de ser feita pois você pode aplicar e ir fazer suas coisas em quanto o óleo age no cabelo.
O cabelo fica muito alinhado, com peso e movimento, encorpado, muito macio e brilhoso.
Os óleos vegetais além de nutrir profundamente o cabelo eles também hidratam recuperando de vários problemas como por exemplo o ressecamento, quebra capilar, pontas duplas, queda capilar e pontas espigadas e também o temido frizz pois alinham os fios.
Você vai precisar de:
Óleo vegetal de sua preferência.
Preparo e aplicação.
- Escolha um óleo vegetal de sua preferência e coloque em um potinho a quantidade necessária para o seu cabelo, em seguida aplique por todo o cabelo seco e sujo, deixe agir no mínimo 1 hora podendo deixar até 8 horas.
- E em seguida lave com um shampoo que lave bem mas sem ressecar, usando umas duas demãos de shampoo, hidrate com uma máscara de hidratação, enxague e finalize como desejar.
Nutrição Capilar com Manteiga vegetal – (Para que serve manteiga vegetal no cabelo?)
As manteigas vegetais também dão um ótimo resultado nos fios assim como os óleos vegetais, elas nutrem muito o cabelo retirando todo o ressecamento, frizz e pontas duplas.
Você vai precisar de:
Manteiga vegetal de sua preferência.
(Exemplo: manteiga de karité ou manteiga de coco…)
Preparo e aplicação:
- Coloque em um potinho a quantidade de manteiga vegetal necessária para o seu tamanho de cabelo e leve ao micro-ondas por 30 segundos somente para que ela derreta.
- Em seguida aplique por todo o cabelo seco e sujo, deixe agir por no mínimo 1 hora e depois lave o cabelo com duas demãos de shampoo, hidrate em seguida, enxague e finalize como desejar.
Aprenda nesse post como usar a manteiga vegetal para acelerar o crescimento dos cabelos: Manteiga vegetal natural que faz o cabelo crescer
Agora vou responder algumas perguntas frequentes de vocês:
Quando o cabelo precisa de nutrição?
Na verdade todos os cabelos precisam da nutrição capilar até mesmo os que se encontram saudáveis, pois esse tratamento repõe os lípidios que são a gordura boa que o cabelo precisa para e manter lubrificado, protegido, alinhado, macio e sem frizz.
Por isso é necessario fazer esse tratamento semanalmente ou uma vez a cada quinze dias para evitar os danos capilares que a falta dele causa como opacidade, frizz, aspereza, ressecamento e quebra capilar, inclusive esses são os sinais mais claros de um cabelo que está precisando com urgência da nutrição capilar.
O que fazer na etapa de nutrição?
Para a etapa da nutrição capilar é necessario escolher um tratamento potente que tenha uma composição rica em ativos nutritivos como óleos vegetais tais como o óleo de coco, óleo de semente de uva e óleo de argan e manteigas vegetais como a manteiga de karité, pois esses componentes devolvem e repõem a gordura boa que os fios precisam para se manterem saudáveis, macios e alinhados.
Qual é a diferença entre nutrição e reconstrução?
Como vimos a nutrição repõe no cabelo os lípidios que são a gordura boa e lubrificadora para os fios, sendo fundamental para cabelos ressecados, opacos, com frizz e ásperos.
Já a reconstrução capilar age repondo a massa capilar nos fios e junto com ela a força da fibra capilar, sendo muito importante para cabelos que estão danificados, quebradiços, elásticos e com corte quimico.
Quantas vezes por semana pode fazer nutrição no cabelo?
A nutrição capilar deve ser feita em todos os tipos de cabelos e o que determina o intervalo de aplicação é o estado e a necessidade dos fios.
Por isso em cabelos saudáveis esse tratamento pode ser feito toda semana ou uma vez a cada quinze dias, e em cabelos ressecados e opacos deve ser feita uma vez por semana usando uma máscara capilar nutritiva potente.
Qual a diferença entre um cabelo seco e um cabelo ressecado?
A principal diferença entre o cabelo seco e o ressecado são as causas que fazem com que eles fiquem nessas situações.
O cabelo seco geralmente costuma ter essa característica de forma natural que é quando as glândulas produzem pouca lubrificação, e também pode ser assim devido a fatores externos como poluição, vento e sol.
Já o cabelo ressecado geralmente possui essa condição devido ao excesso de uso de aparelhos de calor como chapinhas, secador e babyliss, água do chuveiro muito quente, e uso de químicas em excesso ou químicas incompatíveis.
Leia mais sobre esse assunto aqui: Qual a diferença entre cabelo seco e ressecado?
Quanto tempo leva para um cabelo ressecado voltar ao normal?
O tempo para recuperação de um cabelo ressecado vai depender muito do grau do ressecamento dos fios.
Se o cabelo estiver com um grau mais leve de ressecamento você consegue recuperar com apenas uma hidratação mais potente.
Caso o cabelo esteja extremamente ressecado, com as pontas espigadas e pontas duplas, será necessário um pouco mais de tempo.
Isso porque será necessário focar em um cronograma de cuidados com hidratações e nutrições capilares semanais, que juntos vão repor a água e os lípidios responsaveis pela saúde dos fios.
Qual a melhor máscara de nutrição? – Qual produto alisa o cabelo sem química?
Como vimos os ingredientes caseiros podem sim ser usados para deixar o cabelo nutrido e mais alinhado, porém se você deseja obter mais resultados sem precisar fazer uma nutrição caseira, eu indico a Liso Escorrido Cabelos de Rainha, que é um tratamento ultraprofundo e que possui uma tecnologia que faz com que o produto penetre melhor na fibra capilar proporcionando um melhor resultado para os cabelos.
A máscara de tratamento Liso Escorrido proporciona aos cabelos nutrição máxima, pois a sua fórmula poderosa é rica em ativos altamente nutritivos como por exemplo os óleos vegetais óleo de coco, óleo de argan, óleo de macadâmia, óleo de amêndoas, óleo de semente de uva, óleo de semente de Carthamus, óleo de oliva e manteiga de karité entre outros.
Eu uso sempre quando preciso de uma nutrição rápida e eficaz lindona, ou quando quero sair e estou sem tempo pra fazer uma escova ou uma chapinha, enfim, ela me ajuda muito e não preciso recorrer a químicas.
Isso porque além de proporcionar uma nutrição potente e imediata a Liso Escorrido Cabelos de Rainha também oferece um efeito liso sem química em apenas 5 minutos e fios extremamente alinhados.
O efeito liso que ela proporciona dura até a próxima lavagem, e quanto mais você usa, mais liso o seu cabelo fica, tudo isso de forma natural e por isso ela pode ser usada por gestantes, lactantes e crianças e se você possui o cabelo cacheado ou crespo pode usar tranquilamente, pois é indicada para todos os tipos de cabelos e nesse caso não irá alisar, pelo contrário o cabelo vai ficar mais hidratado, macio e brilhoso.
O efeito é simplesmente maravilhoso!!!
É sem dúvidas, um dos melhores produtos que já usei na vida!!! Amo e não vivo sem!!!
E vale dizer também que a Liso Escorrido possui uma fórmula liberada pela Anvisa, vegana, livre de Petrolatos e Parabenos, liberada para Low Poo e não contém formol sendo 100% natural.
Perfeito demais!!!
👉🏼 Clique aqui para comprar a máscara de tratamento Liso Escorrido em promoção
Saiba mais aqui: Liso Escorrido Cabelos de Rainha é Boa? Funciona, Como Usar, Preço, Resenha, Ingredientes, Onde Comprar
Vídeo: Qual a melhor marca de máscara de hidratação para cabelo?
Recapitulando: Como Fazer Nutrição Caseira no Cabelo
- O leite de coco e o creme de leite são ricos em várias vitaminas que nutrem profundamente os fios.
- A margarina e o azeite juntos além de nutrir os fios deixam um aspecto de cabelo mais alinhado e liso sem química.
- O abacate e o mel nutrem e fortalecem o cabelo deixando o cabelo saudável, forte e nutrido.
- As manteigas vegetais nutrem o cabelo retirando todo o ressecamento, frizz e pontas duplas.
- Os óleos vegetais além de nutrir profundamente também hidratam recuperando de vários problemas capilares como ressecamento por exemplo.
Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.
Acesse aqui: Julia Doorman
E aí lindona, gostou das dicas?… compartilha com as amigas nas redes sociais!!!
Por hoje é isso lindonas,
Um grande beijo e até o próximo post!
Julia Doorman
Já faço algumas dessas receitas lindona sempre está no meu cronograma capilar, não fico sem adoro muito suas dicas e está me ajudando muito. E lógico que vou compartilhar com as amigas. Beijos
Que lindaaa… obrigada por acompanhar e compartilhar 😀 ❤️ beijos
Ameii o post lindonaa, sigo todas as suas dicas, muito obrigada por compartilhar tudo com a gente!!
Obs, me escolhe como lindona da semanaaa kkkkkk
Obrigada pelo carinho minha lindaaa 😀 ❤️ beijos
Oi lindonaaa, estou me preparando para começar meu cronograma capilar, posso fazer 2 hidratação por semana ?
Qual é o tempo certo de fazer a nutrição e a reconstrução ?
Oi lindona, pode fazer sim…
a nutrição pode fazer uma vez pode semana e a reconstrução
uma vez por mês… aqui no blog tem post falando mais sobre o
cronograma e ensinando a montar um… dê uma olhadinha 😉 beijos
Olá Júlia! Tenho o cabelo oleoso, mesmo assim posso fazer nutrição com creme de leite e leite de coco? Bjos!
Pode sim lindona beijos
Julia, estou amando conhecer seu blog. Tive o cabelo altamente quebrado na última química e estou com 2 duvidas:
1. Cabelos loiros podem usar os ingredientes de nutrição caseiros?
2. O shampoo na nutrição com manteiga e azeite precisa ser perolado?
Grata!
Oi lindona, fico super feliz em saber que está gostando ❤️❤️
pode usar sim só é preciso tomar cuidado com misturas que tenham
a coloração forte ou muito amarelada caso o seu cabelo seja um loiro
claro… o shampoo precisa ser perolado sim ou transparente para remover
o excesso do óleo 😉 beijos
Oi Júlia! A nutrição com óleos vegetais pode ser feita primeiro que a hidratação? Bjos!