Dificuldades ao Cuidar de Cabelo Oleoso, o que Fazer

Dificuldades ao Cuidar de Cabelo Oleoso, o que Fazer. Neste post você vai conhecer as dificuldades que só quem tem cabelos oleosos enfrenta. Clique e confira!

 

Dificuldades ao Cuidar de Cabelo Oleoso, o que Fazer

 

Oi lindonas tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre os fios oleosos e algumas situações que esse tipo de cabelo tem que enfrentar.

É normal que todos os tipos de cabelos passem por algumas situações complicadas, que só quem tem aquele tipo de fio sabe como é…

E hoje eu vou falar sobre o cabelo oleoso e falar sobre quais situações ele enfrenta, e vou dar algumas dicas para solucionar esses problemas.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

Shampoo a seco não pode faltar!

Quem tem esse tipo de cabelo costuma usar o shampoo a seco com frequência para ajudar a disfarçar a oleosidade dos fios.

Ele quebra um “galho” naqueles dias mais corridos em que você precisa sair, mas não pode ou não consegue lavar o cabelo.

Só que o problema é que o shampoo a seco não poder ser usado com frequência, pois pode acabar ressecando demais os fios.

Por isso uma opção legal para você substituir o shampoo a seco é o amido de milho, ele vai fazer o mesmo papel do shampoo a seco e não vai ressecar e nem danificar os fios.

Outra função que o amido de milho tem para os cabelos é hidratar e alisar deixando os fios bem mais bonitos, saudáveis e alinhados. O efeito que ele deixa no cabelo é incrível!

Confira o passo a passo completo da hidratação aqui: alisamento com maizena.

conheca-algumas-situacoes-que-so-quem-tem-cabelo-oleoso-enfrenta-shampoo-seco

Raiz mega oleosa e pontas super ressecadas!

A oleosidade pode atingir o cabelo de duas formas, existem pessoas que sofrem com a oleosidade no couro cabeludo e em todo o cabelo, e existem pessoas que tem a oleosidade somente no couro cabeludo, ou seja na raiz, e as pontas do cabelo são extremamente ressecadas.

Quando isso acontece o cabelo é considerado um cabelo misto!

E quem tem esse tipo de cabelo acaba vivendo um grande dilema, pois não sabe se usa produtos para cabelo oleosos ou produtos para cabelos secos, pois o uso errado desses produtos pode acabar aumentando a oleosidade ou o ressecamento.

E nesse caso a dica é intercalar dois tipos de shampoos sendo eles transparente e hidratante, em cada lavagem você deve usar um tipo de shampoo.

Em uma use um shampoo transparente que vai controlar a oleosidade da raiz e na outra use um shampoo mais hidratante que vai ajudar no ressecamento das pontas.

Uma dica legal também é aplicar um pouco de óleo vegetal nas pontas do cabelo, aguardar 15 minutos e após lavar o cabelo com o shampoo transparente.

O óleo vai formar uma “capa” protetora nas pontas evitando que o shampoo transparente agrida e resseque ainda mais as pontas, pois o shampoo transparente tem alguns agentes limpantes um pouco mais fortes que pode acabar causando o ressecamento.

conheca-algumas-situacoes-que-so-quem-tem-cabelo-oleoso-enfrenta-pontas

No vídeo abaixo eu dei mais algumas dicas para te ajudar a cuidar do cabelo misto.

Assista!

Apostar no coque!

Quando o cabelo está muito oleoso ficar com o cabelo solto é uma tarefa um pouco difícil, pois além de ficar sem caimento é difícil conseguir que algum prendedor fique firme nos fios.

Nesse momento a única solução é apostar no coque, mas isso acaba não sendo um problema pois um coque “podrinho” além de lindo fica super despojado e estiloso!

conheca-algumas-situacoes-que-so-quem-tem-cabelo-oleoso-enfrenta-coque

Caspa inconveniente!

Outra situação que a oleosidade traz é a caspa e a seborreia no couro cabeludo.

A caspa é causada por diversos fatores como problemas hormonais, uso de calor muito perto da raiz, estresse, alimentação inadequada, a própria oleosidade em excesso e etc…

Ter a caspa causa um desconforto muito grande pois além da aparência que ela causa e das cascas que ficam soltando no couro cabeludo, ela causa uma coceira insuportável e pode causar outros problemas também.

Para acabar com a caspa e eliminar esse problema, eu fiz esse post com dicas que vão te ajudar a tratar e acabar com a caspa. Confira!

Dicas de como eliminar a caspa.

conheca-algumas-situacoes-que-so-quem-tem-cabelo-oleoso-enfrenta-caspa-oleo

Fazer escova só aumenta a oleosidade!

Outro problema do cabelo oleoso é na hora de fazer uma escova, nessas horas deixar os fios mais lisos e alinhados pode agravar ainda mais a oleosidade, e fazer com que o cabelo fique mais escorrido que o esperado.

Isso acontece pois como falamos acima o calor muito próximo a raiz aumenta a produção do sebo, e consequentemente a oleosidade também.

Para evitar isso procure manter o jato do secador sempre longe da raiz e dos fios e use sempre a temperatura morna, fazendo isso você vai evitar que o cabelo no outro dia já fique todo oleoso e escorrido demais, e vai evitar também que os fios fiquem ressecados e danificados pois o excesso de calor retira toda a hidratação do cabelo.

conheca-algumas-situacoes-que-so-quem-tem-cabelo-oleoso-enfrenta-escova

E por falar em hidratação ela é a etapa do cronograma capilar que o cabelo mais necessita. E você sabe como fazer esse passo a passo e conseguir um efeito perfeito nos fios?

No vídeo abaixo eu mostrei alguns passos para você conseguir a hidratação perfeita.

Assista!

 

Tudo fica com óleo!

Quando o cabelo está naqueles dias de oleosidade extrema parece que o óleo sai do cabelo e vai para todos os lugares, a impressão que temos é que tudo está com óleo como o rosto todo, a mão, o celular quando atendemos uma ligação e por aí vai…

Essa é uma situação bem incomoda e até mesmo em alguns casos constrangedora que só quem tem cabelo oleoso enfrenta.

conheca-algumas-situacoes-que-so-quem-tem-cabelo-oleoso-enfrenta-rosto

Aprenda a controlar a oleosidade excessiva dos fios aqui: como controlar a oleosidade excessiva do cabelo oleosos.

A franja sofre!

Ficar com a raiz da franja oleosa antes de todo o cabelo é uma situação muito cotidiana de quem tem cabelos oleosos, e fez a opção de ter a franjinha.

Por ser a parte mais curta do cabelo o óleo acaba se espalhando e escorrendo com mais facilidade, e é por isso que acontece a situação acima, que é quando o óleo se escorre por várias partes e parece que tem óleo em todo lugar.

conheca-algumas-situacoes-que-so-quem-tem-cabelo-oleoso-enfrenta-franja

Passar a mão no cabelo é impossível!

Não tem nada melhor do que passar as mãos no cabelo quando ele está macio, sedoso, hidratado e soltinho não é mesmo?

Mas quando o cabelo está oleoso essa sensação tão agradável não acontece, pois acaba ficando óleos para todos os lados.

Mas o que é importante saber é que esse hábito deve ser evitado não só quando o cabelo está oleoso, mas quando ele não está também, pois as nossas mãos já têm um óleo natural e passar muito as mãos no cabelo, faz com que esse óleo seja transferido para os fios e com isso o cabelo fica ainda mais oleoso, e isso é tudo que você quer evitar!

conheca-algumas-situacoes-que-so-quem-tem-cabelo-oleoso-enfrenta-mao

O frizz só piora a situação!

Quando você se vê com o cabelo todo oleoso você acha que não tem nada que possa piorar não é mesmo? Mas existe sim outra coisa que pode deixar a situação ainda mais difícil, eu estou falando do frizz!

Algumas pessoas podem achar que um cabelo oleoso não tem frizz, mas isso não é verdade!

O frizz sempre dá um jeitinho de aparecer em todos os tipos de cabelo, e o que era ruim acaba ficando pior.

conheca-algumas-situacoes-que-so-quem-tem-cabelo-oleoso-enfrenta-frizz

Mas se você sofre com essas duas situações não se preocupe, pois o frizz tem solução.

Confira nesse post!

Como acabar com o frizz do cabelo.

  Ser obrigada a lavar os fios todos os dias!

Quanto mais o cabelo fica oleoso mais vontade de lavar os fios a gente tem, mas muita das vezes não temos tempo para isso ou não queremos lavar o cabelo naquele momento, e para quem tem cabelo grande ou precisa secar os fios com a ajuda do secador, lavar o cabelo diariamente acaba sendo muito cansativo.

E com isso ao invés de uma situação difícil você acaba se deparando com duas situações complicadas, o cabelo que fica oleoso demais causando todos as situações que falamos acima, e se depara com a dúvida e a necessidade de querer lavar os fios todos os dias.

conheca-algumas-situacoes-que-so-quem-tem-cabelo-oleoso-enfrenta-banho

Mas o que talvez você não saiba é que existe algumas soluções bem simples, que você pode fazer que vai te ajudar a diminuir a produção da oleosidade, evitando assim a necessidade de levar os cabelos todos os dias.

Mostrei quais são essas soluções no vídeo abaixo. Assista!

 

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

5/5 - (9 votes)

4 thoughts on “Dificuldades ao Cuidar de Cabelo Oleoso, o que Fazer

  1. Julia, vê se você consegue me ajudar, por favorzinho! Meu cabelo é liso natural e comprido, mas esse ano comecei a ter uns probleminhas com frizz e me indicaram fazer um corte bordado com aquela maquininha. Fiz no salão e meu cabelo ficou lindo nos primeiros dias, nada de frizz. Mas depois de umas duas semanas, mesmo hidratando com frequência, o frizz ficou mil vezes pior do que antes, meu cabelo parece que ficou poroso e áspero, como se tivesse arrancado uma camada mesmo, sabe? Outra cabeleireira me disse que meu cabelo era muito fino e eu não poderia ter feito esse corte. Minha autoestima tá bem afetada por causa disso, sempre amei o meu cabelo e só queria resolver o problema do frizz que piorou totalmente depois do corte. Tem jeito??? Vou recuperar meu cabelo lindo? Espero que possa me dar alguma dica, eu adoro seu blog.

  2. Oi Julia tudo bem? O meu cabelo eh misto, ondulado. E fino e ralo, e cai muito. eu preciso aumentar a massa capilar e não importa tudo que eu faça sempre da errado. To tentando desde o ano retrasado conseguir um cabelo como seu, hidratado, brilhoso, soltinho, (tem alguams partes onduladas em baixo) e lindo. O q q eu faço? Pq n importa o q eu faço no meu cabelo tudo da errado =,/

    1. Oi lindona,
      siga um cronograma de cuidados certinho com
      pelo menos 2 hidratações na semana e 1 umectação
      com óleo vegetal e apenas 1 vez ao mês faça a reconstrução
      capilar,
      tem varias receitinhas para engrossar fios ralos como a de
      gelatina e também o óleo vegetal de babosa,
      procure intercalar 1 shampoo transparente com 1 hidratante
      de preferencia sem sulfato,
      e não lave o cabelo em água quente e evite uso em excesso de
      aparelhos de calor,
      em relação a queda te aconselho a consultar um medico para saber
      a causa correta pois em alguns casos pode ser falta de vitamina no
      sangue,
      seguindo um cronograma certinho com certeza você vai conseguir seu
      objetivo 😉 beijos

Deixe um comentário