Como cuidar de cabelos oleosos

Como cuidar de cabelos oleosos – Controle a oleosidade do seu cabelo com essas dicas poderosas e infalíveis. Clique e confira!

Como cuidar de cabelos oleosos

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe um post muito legal para ajudar quem tem o cabelo oleoso.

Nele eu vou dar dicas que fazem toda diferença na hora de cuidar desse tipo de cabelo, pois com essas dicas você vai conseguir diminuir muito e controlar a oleosidade excessiva.

Vamos lá!

1-Lave o cabelo com água fria

Lavar o cabelo com água quente é um erro que deve ser evitado, pois em cabelos normais e secos ela acaba ressecando ainda mais, e em cabelos oleosos ela causa o aumento da produção da oleosidade excessiva.

Por isso lavar o cabelo na água morna ou fria é a melhor opção para evitar esse problema, e além disso lavar o cabelo com a temperatura fria também ajuda a selar as cutículas, fazendo com que ele fique muito mais brilhoso.

2-Intercale os shampoos

Se você tem um cabelo muito oleoso a dica é não usar shampoo hidratante, e intercalar um shampoo transparente com um shampoo perolado.

O shampoo hidratante nesse tipo de cabelo pode facilitar ainda mais a produção da oleosidade, e já o shampoo transparente vai ajudar no controle dessa oleosidade.

Por isso a dica é intercalar o shampoo transparente com um shampoo perolado para fazer um equilíbrio, fazendo com que o cabelo não fique oleoso demais e fique limpo na medida certa, mas sem perder essa oleosidade natural, responsável por lubrificar os fios do nosso cabelo.

Para fazer esse rodízio de shampoo você deve usar em uma lavagem o shampoo transparente e na próxima o shampoo perolado e assim por diante.

3-Faça a lavagem todos os dias caso seja necessário

Muitas pessoas acreditam que lavar o cabelo todo o dia estraga os fios, mas em cabelos muito oleosos essa lavagem precisa ser feita, pois deixar o couro cabeludo muito suado e com excesso de oleosidade,  pode causar problemas como queda capilar e caspa.

Isso porque os folículos capilares acabam entupindo e impedindo que os fios nasçam e cresçam de forma saudável, e além da queda e da caspa, os fios acabam nascendo cada vez mais finos e ralos.

Por isso se o seu couro cabeludo é muito oleoso, ou se você transpira muito ou faz atividades físicas todos os dias, é necessário fazer a lavagem diária.

4-Não use cremes na raiz do cabelo

Hoje em dia já temos no mercado de cosméticos cremes e condicionadores que podem ser aplicados no couro cabeludo, pois são livres de ativos que prejudicam a raiz do cabelo.

Porém em cabelos oleosos a melhor opção é evitar aplicar cremes na raiz mesmo que eles sejam liberados, para não ajudar mais a produção da oleosidade, então sempre que aplicar dê uma distância, aplique do meio para as pontas.

5-Hidrate bastante o cabelo

Um mito que muitas meninas acreditam é que se hidratar o cabelo oleoso ele vai ficar ainda mais oleoso, mas não é verdade pois todos os cabelos precisam de hidratação para se manter saudável.

Por isso hidrate muito o seu cabelo oleoso pelo menos duas vezes na semana, e os cuidados que você deve tomar são os citados acima, como por exemplo, o uso do shampoo e a aplicação de cremes e condicionadores de forma correta.

Confira nesse post uma hidratação caseira incrível ótima para cabelos oleosos: Hidratação que não deixa o cabelo oleoso

6-Aplique tônicos e óleos na raiz do cabelo

Os tônicos capilares são ótimos aliados não só para quem deseja combater a queda e acelerar o crescimento, quanto para quem deseja eliminar e controlar a oleosidade excessiva.

Isso porque eles possuem propriedades adstringentes que limpam, purificam e controlam o pH do couro cabeludo, ajudando com a oleosidade.

E outro aliado nessa questão são os óleos vegetais, que aliás também são motivo de dúvida para quem tem cabelo oleoso, pois também acreditasse que cabelos oleosos não podem usar os óleos.

Mas isso também é mito pois usar óleos na raiz do cabelo e nos fios faz com que a oleosidade também seja equilibrada, pois o couro cabeludo “entende” que não precisa produzir mais tanto óleo, pois o cabelo já recebeu o óleo necessário para se manter lubrificado.

Por isso uma vez na semana você pode fazer a sua umectação capilar normalmente com seu óleo vegetal preferido, inclusive aplicando na raiz para ajudar com a oleosidade.

7-Use vinagre de maçã no couro cabeludo

Um ingrediente caseiro e baratinho que pode te ajudar a combater e controlar a oleosidade, é o vinagre de maçã que além de muito benéfico para o cabelo pois deixa os fios com brilho incrível.

Ele também ajuda no combate da oleosidade, caspa e coceiras no couro cabeludo, porque faz um detox na raiz do cabelo.

Saiba como usar aqui: Como usar vinagre de maçã nos cabelos

8-Esfolie o couro cabeludo

Fazer esfoliação no couro cabeludo uma vez a cada 30 ou 40 dias é uma dica importante para cabelos oleosos, pois a esfoliação retira excesso de produtos e resíduos que causam a oleosidade, e que somente com a aplicação do shampoo você não consegue retirar.

Além de combater a oleosidade essa esfoliação também ajuda a combater a queda dos fios, e também faz com que a microcirculação sanguínea seja estimulada no couro cabeludo, impulsionando o crescimento rápido dos fios.

Saiba como fazer a esfoliação de forma caseira e simples nesse post: Peeling capilar combate a queda e estimula o crescimento dos cabelos

9-Mantenha as mãos longe dos fios

Outro habito que você deve evitar é ficar passando a mão direto nos fios, pois em cabelos ressecados isso aumenta ainda mais o ressecamento fazendo com que o cabelo fique poroso, e em cabelos oleosos o cabelo fica ainda mais oleoso.

Porque a nossa mão produz muita oleosidade além de algumas sujeiras, que quando passadas no cabelo acabam prejudicando os fios.

Por isso por mais que o cabelo esteja hidratado e gostoso ao toque, e você queira passar a mão toda hora nos fios, vença essa tentação e mantenha as mãos bem longe do cabelo.

Vídeos: Como combater a oleosidade e fazer o cabelo crescer com tônico caseiro

Recapitulando: Como cuidar de cabelos oleosos

1-Lave o cabelo com água fria

2-Intercale os shampoos  

3-Faça a lavagem todos os dias caso seja necessário

4-Não use cremes na raiz do cabelo

5-Hidrate o cabelo nas pontas

6-Aplique tônicos e óleos na raiz do cabelo

7-Use vinagre de maçã no couro cabeludo

8-Esfolie o couro cabeludo

9-Mantenha as mãos longe dos fios

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: Como cuidar de cabelos oleosos?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (1 vote)

3 thoughts on “Como cuidar de cabelos oleosos

  1. Como AMO seu conteudo Ju… Sou sua fã há anos!!! E algumas dessas dicas você já tinha passado e como minha oleosidade melhor, cada dia que passa aprendo melhor do meu cabelo e vou gostando mais do jeitinho que ele é… Isso devo muito a ti tbm!!! OBRIGADA POR TUDO LINDONA!!!! Beijos na Maju

Deixe um comentário