Cortar as pontas do cabelo, porque é tão importante?

Cortar as pontas do cabelo, porque é tão importante? Confira tudo sobre o porque é tão importante cortar as pontas do cabelo. Clique e confira!

 

Cortar as pontas do cabelo, porque é tão importante?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre a importância de manter o corte das pontas do cabelo em dia.

Muitas mulheres possuem o medo de cortar as pontas, com receio de que o cabelo fique menor que o esperado ou não cortam pelo fato de não saberem a importância que esse habito pode ter.

São vários benefícios que esse habito traz aos cabelos e além disso para cortar as pontas não é preciso cortar os fios radicalmente, pois existem cortes que tiram somente o necessário e ainda dão um aspecto mais bonito e saudável aos fios.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

 

Eliminação das pontas duplas.

cortar-as-pontas-do-cabelo-porque-e-tao-importante-pontas-duplas

Manter o corte das pontas do cabelo em dia ajuda na eliminação das pontas duplas, pois além de causar um aspecto feio no cabelo, elas também podem causar a quebra dos fios.

A ponta dupla não se recupera, não cola…só se resolve esse problema cortando mesmo.

Outra forma de eliminar as pontas duplas é fazendo o corte bordado.

Esse corte é especifico para tirar somente as pontas duplas sem mexer no comprimento e estilo de corte do cabelo, é bem simples de ser feito, você pode fazê-lo em casa e sozinha caso não tenha ninguém para te ajudar.

No vídeo abaixo eu mostrei o passo a passo completo assista!

 

Manter os cabelos quimicamente tratados mais saudáveis!

cortar-as-pontas-do-cabelo-porque-e-tao-importante-pontas-duplas-quimica

Os cabelos quimicamente tratados tendem a serem mais sensíveis e propícios a danos como as pontas duplas, pois o uso das químicas e de aparelhos de calor em excesso, podem fazer com que as cutículas dos fios sofram uma fragmentação que da origem as pontas duplas, triplas e etc…

Os fios do nosso cabelo são constituídos e divididos em três partes, são elas a medula, córtex e a cutícula capilar.

Essas partes são responsáveis por proteger os fios das agressões dos agentes externos.

Quando o cabelo é saudável as três camadas permanecem unidas, mas em um cabelo fragilizado as escamas se abrem ocasionando o aparecimento das temidas pontas duplas.

Por isso manter o corte das pontas do cabelo em dia ajuda a manter os fios com química mais saudáveis, pois como falamos acima o corte regular das pontas ajuda a eliminar as pontinhas duplas.

Outro dano que os cabelos quimicamente tratados costumam sofrer é o emborrachamento dos fios, isso acontece por excesso de química, incompatibilidade entre elas, enfraquecimento do cabelo e por aí vai… e quando isso acontece o cabelo acaba ficando elástico como se fosse um chiclete.

Se esse é seu caso ou se você conhece alguém que está sofrendo com esse problema leia esse post!

Como recuperar o cabelo elástico em apenas um dia 

Ajuda em um melhor crescimento capilar!

cortar-as-pontas-do-cabelo-porque-e-tao-importante-pontas-duplas-crescimento

Quando o cabelo sofre com muitas pontas duplas e o ressecamento, ele fica propicio a quebra capilar e com isso ele cresce, mas como se quebra facilmente esse crescimento não é percebido, ou seja você perde comprimento ao invés de ganhar.

Você percebe que a raiz do seu cabelo está crescendo mas no comprimento você não percebe nenhuma diferença, e isso se dá por que no meio do caminho ele acaba quebrando demais, parecendo que o seu cabelo não está desenvolvendo e nem saindo do lugar, além disso as pontas começam a ficar cada vez mais ralas e finas.

Por falar em pontas finas se você está passando por esse problema leia esse post e confira dicas para recuperar e encorpar as suas pontas novamente.

Pontas ralas no cabelo o que fazer dicas e recuperação

Você sente que o seu cabelo não cresce e quer um crescimento mais acelerado dos fios?

Então confira nesse post um tratamento capilar caseiro que trata a queda e também ajudar a acelerar o crescimento capilar.

Leia!

Peeling capilar combate a queda e estimula o crescimento dos cabelos

 

 Qual é o momento certo de cortar as pontas?

cortar-as-pontas-do-cabelo-porque-e-tao-importante-pontas-duplas-corte

  • Ressecamento e quebra capilar!

Um dos sinais que o cabelo mostra que está precisando de corte nas pontas é quando ele fica muito ressecado, áspero e quebradiço.

Quando as pontas do cabelo estão muito secas ou ressecadas elas acabam se abrindo e partindo com mais facilidade e com isso acabam dando origem a quebra capilar e também as pontas duplas, por isso é muito importante deixar o corte das pontas em dia.

  • Pontas embaraçadas com frequência!

Quando o cabelo fica cheio de pontas duplas ele costuma embaraçar com mais facilidade, pois elas acabam se enroscando uma nas outras e quando isso acontece o cabelo começa a ficar com muitos nós e ficar penteando um cabelo assim pode fazer com que ele se quebre demais.

Para evitar isso é bom manter o corte em dia e também fazer o corte bordado como falamos acima.

  • O shampoo já não funciona como antes!

São vários os motivos que levam o seu shampoo de costume parar de fazer o efeito que fazia antes, mas um deles é a falta de corte.

Se você usa o shampoo certinho de acordo com o seu tipo e necessidade de cabelo e mesmo assim está sentindo que o cabelo está ficando com um aspecto estranho e pesado, verifique se o seu corte está em dia.

Outro detalhe em relação ao shampoo é que ele jamais deve ser aplicado diretamente nas pontas pois isso pode acabar deixando essa parte do cabelo ressecado demais.

Não existe a necessidade de aplicar o shampoo do comprimento as pontas pois as pontas já têm tendência a serem ressecadas e o uso do shampoo dessa forma pode piorar a situação.

Na hora da aplicação aplique o shampoo somente no topo da cabeça massageando em todo couro cabeludo e a espuma que se formar e escorrer pelo comprimento e pontas já será suficiente.

  • A escovação já não fica bonita!

Se você gosta de fazer escova no cabelo, mas percebe que as pontas não ficam bonitas mesmo modelando é porque elas estão precisando de corte.

Quando as pontas estão grandes e sem corte elas ficam sem caimento e irregulares.

  • Cabelo sem vida e sem brilho!

Se mesmo mantendo a hidratação e o seu cronograma capilar em dia você sente que o seu cabelo continua sem vida e sem brilho pode sim ser a falta de corte das pontas.

Cortar as pontas vai ajudar a deixar o cabelo com um aspecto mais bonito, saudável, revigorado e fazer com que o efeito dos cuidados e das hidratações tenham muito mais destaque.

Mas para manter o corte das pontas em dia não é necessariamente preciso cortar demais o cabelo ou fazer um corte radical, pois existe cortes que tiram somente as pontinhas sem mexer no comprimento dos fios.

Os cortes repicados ou em camadas são os mais indicados para remover apenas as pontas que já não estão saudáveis sem mexer muito no comprimento.

No vídeo abaixo eu ensinei o passo a passo completo de um corte repicado que não tira muito o comprimento e deixa o cabelo com um ar muito mais bonito e saudável.

Assista!

 

Assista também!

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Júlia Doorman

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (10 votes)

8 thoughts on “Cortar as pontas do cabelo, porque é tão importante?

  1. Adoro suas dicas Ju, aprendi muito com vc , meu cabelo tá crescendo bem, e aquele aspecto de pontas ralas já não existe mais , vou seguir mais essa dica do corte e continuar em busca do meu sonhado cabelão no estilo Julia Doorman

Deixe um comentário