Cabelo com crescimento assimétrico ou torto?

Cabelo com crescimento assimétrico ou torto?  leia o post completo e saiba mais sobre o porque dos fios crescerem com essa diferença. Clique e confira!

 

Cabelo com crescimento assimétrico ou torto?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre crescimento capilar, que é um assunto que a gente ama.

Porem hoje vou falar sobre um problema que algumas meninas enfrentam na hora de deixar as madeixas crescerem.

O crescimento assimétrico dos fios!

Então se você quer entender melhor sobre o que isso quer dizer e conferir as causas e soluções, é só ler o post completo.

Vamos lá!

O que é crescimento assimétrico do cabelo?

cabelo-com-crescimento-assimetrico-qual-e-o-motivo-dicas-para-igualar-os-fios-causa

O crescimento assimétrico do cabelo é quando os fios nascem de maneira desigual. Isso acontece comigo!

Algumas partes acabam crescendo mais que as outras sendo um lado maior que o outro ou a parte de cima que cresce mais que a parte da nuca ou vice e versa.

Quais são os motivos do crescimento assimétrico:

  • Procedimentos químicos!

cabelo-com-crescimento-assimetrico-qual-e-o-motivo-dicas-para-igualar-os-fios-quimica-aplicacao

Os procedimentos químicos são um dos causadores dessa irregularidade do crescimento dos cabelos.

Os componentes presentes nas químicas conseguem alterar a curvatura e coloração dos cabelos, além de atingir e mudar a maneira com que o bulbo capilar funciona.

Quando o cabelo passa por procedimentos químicos em excesso, algumas partes do couro cabeludo acabam recebendo mais quantidades de produtos do que outros, e com isso a saúde do bulbo capilar acaba sendo afetada, atingindo dessa forma os folículos capilares que é por onde os fios nascem, fazendo com que eles fiquem entupidos, afetando o crescimento saudável dos cabelos que começam a crescer irregularmente.

E isso pode ser observado também por meninas que passam pela transição capilar, pois após algum tempo sem fazer a química percebem que os fios começam a crescer mais irregularmente no topo da cabeça.

Outro problema que o excesso de químicas pode trazer é a quebra capilar.

Nesse post eu ensinei um passo a passo completo de uma hidratação para recuperar e tratar cabelos danificados e quebradiços.

Confira!

Receita caseira potente para cabelo danificado e quebradiço

E se você tem o cabelo quimicamente tratado e não sabe como cuidar dele corretamente te convido a assistir o vídeo abaixo!

  • Cuidar mais de uma parte do cabelo do que de outra!

cabelo-com-crescimento-assimetrico-qual-e-o-motivo-dicas-para-igualar-os-fios-hidratacao

Ao aplicar produtos no cabelo é muito importante se certificar de fazer a distribuição em quantidades iguais em todas as partes da cabeça e dos fios.

Quando os produtos não são espalhados de forma igual, ao longo do tempo isso pode acabar afetando a forma dos fios e também a simetria.

Na hora de fazer os tratamentos do cronograma capilar, separe sempre um tempinho a mais para você e aplique sempre os produtos com calma, mecha por mecha distribuindo em todo o comprimento e fios de forma igual.

No caso da umectação capilar aplique sempre o óleo vegetal distribuindo em todo o couro cabeludo e massageie bem para que o óleo atinja todas as partes.

Procure alternar sempre os lados em que você costuma começar fazendo a aplicação se você começa sempre pelo lado direito alterne começando pelo lado esquerdo e vice-versa.

  • Genética!

cabelo-com-crescimento-assimetrico-qual-e-o-motivo-dicas-para-igualar-os-fios-genetica

Se você faz tudo certinho e não faz procedimentos químicos em excesso, o motivo dessa irregularidade pode ser a genética (que é o meu caso).

Se você está passando por essa situação verifique e converse com alguns familiares para saber mais afundo se alguns deles também passam por esse problema e se a resposta for sim muito provavelmente essa é uma herança genética.

O nosso corpo na verdade não é totalmente igual, se você reparar vai conseguir perceber que um pé é um pouco maior que o outro, assim como nossas orelhas,  nossos olhos que também são assim.

E isso também pode acontecer com o nosso cabelo, um lado pode acabar crescendo mais rápido que o outro, dando uma leve diferença.

Como deixar os fios com o comprimento por igual?

  • Mantenha o corte do cabelo em dia!

cabelo-com-crescimento-assimetrico-qual-e-o-motivo-dicas-para-igualar-os-fios-corte

Manter o corte do cabelo em dia é muito importante, pois vai evitar que o cabelo fique cheio de pontas duplas e ressecadas.

Além disso o corte das pontas deve ser feito regularmente para ajudar na saúde dos fios e também no crescimento saudável.

Quando o cabelo fica com pontas duplas ele pode sofrer com a quebra capilar e com isso ele pode crescer normalmente na raiz, mas esse crescimento acaba não chegando por igual em todo comprimento e pontas, pois ele acaba se quebrando no meio do caminho.

Manter o corte dos fios em dia vai ajudar a manter o comprimento dos fios por igual e vai retirar qualquer diferença que possa ficar por conta do crescimento assimétrico.

É indicado fazer o corte das pontas uma vez a cada 3 meses.

Nesse post eu ensinei como é feito o corte bordado para remoção das temidas pontas duplas.

Confira!

Como fazer corte bordado e acabar de vez com as pontas duplas passo a passo

É importante dizer que dependendo do corte que você fizer, é fundamental separar o cabelo corretamente para que um lado não fique com mais quantidade do que o outro e no final deve sempre conferir se os dois lados ficaram iguais.

No vídeo abaixo eu ensinei o passo a passo completo do meu corte de cabelo.

Assista!

  • Massagem no couro cabeludo com óleos vegetais!

cabelo-com-crescimento-assimetrico-qual-e-o-motivo-dicas-para-igualar-os-fios-massagem

A massagem no couro cabeludo em movimentos circulares é um poderoso estimulante para o crescimento do cabelo e quando ela é aliada aos óleos vegetais seu poder fica ainda maior.

Fazer a massagem vai estimular e ajudar a igualar o crescimento dos fios.

Comece escolhendo um óleo vegetal e procure dar preferência para aqueles que são mais estimulantes, como o óleo de alecrim, óleo de rícino e óleo de aloe vera e aplique em todo o couro cabeludo, fazendo massagem com as pontas dos dedos em movimentos circulares.

Faça essa massagem por alguns minutos e em seguida deixe agir por algumas horas.

Você também pode aplicar em todo comprimento e pontas para já fazer a sua umectação capilar semanal completa.

Uma dica muito valida e importante é amornar um pouco o óleo sem deixá-lo quente, para potencializar ainda mais o seu efeito e fazer com que ele penetre melhor e com mais rapidez nos folículos capilares.

Essa técnica de amornar o óleo para aplicação é chamada de umectação a francesa.

Além de ser uma poderosa nutrição essa técnica ativa a microcirculação sanguínea no couro cabeludo e acelera o crescimento capilar.

Leia mais sobre ela e aprenda a fazer aqui:

Umectação francesa passo a passo nutrição poderosa

Assista também!

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

E ai gostou da matéria?

Cabelo com crescimento assimétrico ou torto?

Comente e compartilhe com suas amigas!

4.9/5 - (10 votes)

13 thoughts on “Cabelo com crescimento assimétrico ou torto?

  1. Ju testa o cafe expresso da carola cosmeticos minhas amigas estao todas usando . Nossa queria muito dizem que cresce muito o cabelo . ela tem uma pagina no insta @carolacosmeticos todo dia eu olho na duvida se uso ou nao me ajuda ju .Testa ju plis ?

  2. Oi lindona!!! Terminei o primeiro mês do CC de crescimento (primeiro cc que fiz) e qndo comparei cm a foto do inicio… nossa outro cabelo! Muito obrigada minha flor! Por todas as dicas videos e por ser tao paciente e gentil nos comentarios! A cada dia cresce minha admiração por vc e sua equipe!
    perguntinha relacionada ao post: meu cabelo cresce igual (eu acho né) mas eu tenho mais cabelo em um lado da cabeça do que no outro. Nada de falha ou essas coisas, mas o lado esquerdo é mais cheio. É normal? É genético?
    Um beijooo enormeeeeee!
    #soulindonadaju

  3. Estava pesquisando sobre esse assunto e encontrei esse POST,nossa fiquei feliz e aliviada por saber que tem jeito pra meu cabelo,pois,tem tempo que percebi esse problema,meu cabelo cresce normalmente na parte de baixo do cabelo,já a parte de cima e muito desigual, já pensei em cortar pra igualar,mais ficaria muito curto,pois, não cresce nada essa é a impressão que eu tenho,mais vendo essa explicação percebi que estou fazendo errado e realmente eu não dou atenção pra parte menor do cabelo,vou seguir essas dicas,pra ver se cresce,sei que vai crescer te sigo em todas ou quase todas as suas redes sociais,e amo cada dica sua são muito valiosas… obrigada Júlia doorman por me ajudar…

Deixe um comentário