Como hidratar o cabelo corretamente







Como hidratar o cabelo corretamente. Neste post post vamos dar algumas dicas simples de como você pode hidratar os cabelos em casa de maneira correta. Para saber mais, leia o post completo.

 

Como hidratar o cabelo corretamente

 

Olá meninas, tudo certo?

 

Hoje vamos falar de algumas questões que sempre trazem dúvidas na hora de hidratar os cabelos. Já aprendemos fazer várias hidratações aqui no Blog (Como fazer hidratação no Cabelo com Babosa, Como fazer hidratação nos Cabelos com Mel e Azeite de Oliva, Como Hidratar os cabelos com a ampola Semi Di Lino Alfaparf, mas precisamos saber como fazer da maneira correta, pois isso interfere muito no resultado da hidratação.
As vezes sem saber usamos o creme impróprio para nosso tipo de cabelo, não enxaguamos direito ou até deixamos tempo demais a máscara no fios, achando que isso vai potencializar o efeito da hidratação. Assim a hidratação não dá o efeito esperado e colocamos a culpa no creme.

Como hidratar o cabelo corretamente
Muitas de nós cometemos erros banais todos os dias, eu mesma quando não cuidava do meus cabelos, nem sabia ao certo que tipo de cabelo é o meu, achava que meu cabelo era oleoso, mas ele tem apenas as pontas secas e a é raiz oleosa, ou seja, meu cabelo é misto. Mas eu achava que devia usar shampoo e condicionador para cabelos secos, porque minhas pontas eram secas e eu queria hidratá-las.
Resultado: meu cabelo ficava seboso na raiz devido ao uso de shampoo que hidrata, ficava sem brilho e ainda eu tinha que lavar o cabelo todos os dias, porque não conseguia controlar a oleosidade.
Hoje uso shampoo para cabelo misto e faço hidratação toda semana. Minha vida mudou depois que aprendi algumas regras básicas de como lavar e hidratar meus cabelos, as vezes achamos que é besteira e não levamos a sério. Mas faça um teste, comece a hidratar seu cabelo toda semana da maneira correta, você verá em alguns meses a diferença.
Primeiro passo é saber com certeza que tipo de cabelos é o seu: misto, normal, oleoso, seco. Depois siga os passos abaixo,  separei algumas dicas que considero muito importante:

Para que serve a hidratação?

A função da hidratação é repor a umidade do fio e evitar a perda de água dos cabelos. Os hidrantes formam um filme que impede a perda da água pelos fios. Quando são hidratados eles ficam homogêneos, as cutículas se fecham deixando os cabelos saudáveis e sedosos.

Escolha a máscara correta

O tipo de creme vai depender da necessidade do seu cabelo. Você pode usar uma máscara hidratação, a base de açucares ou mel vegetais, frutas, silicones, Aloe Vera(Babosa), entre outras…Use sempre de acordo com o resultado que você procura e o produto certo para seu tipo de cabelo: misto, normal, oleoso e seco (que é diferente de ressecado) Saiba a diferença aqui: Cabelos secos e ressecados qual a diferença?
Saber o produto certo, vale não só para a máscara de hidratação, mas para o shampoo e o condicionador também.

Cabelos limpos sempre

Como hidratar o cabelo corretamente

Se o cabelo não for lavado da forma correta, com shampoo próprio para seu tipo de cabelo, o excesso de oleosidade e as impurezas vão impedir que a máscara capilar dê o efeito desejado nos fios. Por isso, é importante lavar o cabelo muito bem antes da hidratação, de preferência enxaguar com água fria, no máximo morna.

A temperatura da água 

Como hidratar o cabelo corretamente

Antes da hidratação, a água morna é perfeita para ajudar a abrir a cutículas dos fios. Depois, na hora de enxaguar, a temperatura da água precisa ser fria (não muito) para selar a cutícula do cabelo, evitar fios arrepiados e deixá-los mais brilhosos. Esse é um dos truques que faz muita diferença e eu não abro mão.

Shampoo anti resíduos

O shampoo anti resíduos limpa profundamente os fios retirando todas as impurezas como: excesso de poluição, oleosidade, sujeira e acúmulo de outros produtos, por isso ele é perfeito para ser usado antes da hidratação. Quem tem cabelo normal, misto ou oleoso pode usar o shampoo anti resíduos uma vez por semana, a cada quinze dias ou até mais tempo, dependendo da sua necessidade. Já quem tem o cabelo seco é bom usar apenas uma vez por mês.
Durante a lavagem com shampoo anti resíduos, cuidado com os movimentos muito bruscos, pois você pode danificar seus cabelos e embaraçá-los. Faça movimentos circulares no couro cabeludo, sem emaranhar os fios.
Quem tem cabelo tingido, danificado, com algum tipo de alisamento ou química não é bom usá-lo, porque o shampoo anti resíduos pode desbotar o fio, ressecar ou até retirar o produto da progressiva ou alisante. Se esse for o seu caso, antes da hidratação apenas use o seu shampoo normal transparente e aplique-o duas vezes. Só deixo claro que não é proibido usar o shampoo anti resíduo, vai de cada um, se achar necessário aplicá-lo antes da hidratação, pode aplicar.

Não deixe resíduos de produto no cabelo

Como hidratar o cabelo corretamente

Depois da hidratação, enxague bem os cabelos com água. Muita gente pensa que deixar um pouco de máscara ou condicionador nos cabelos, deixa os fios mais hidratados, mas isso é um mito! Na verdade não retirar esses resíduos danifica os fios, deixando-os oleosos, opacos, pesados e até pode causar a queda por entupir os folículos capilares.

Condicionador antes ou depois da hidratação?

Nenhuma das opções! Não use condicionador antes, pois as cutículas dos fios precisam estar abertas para a máscara agir corretamente, e a função do condicionador é fechá-las, então ele vai atrapalhar a ação da máscara. E o excesso de produtos hidratantes poderão deixar o cabelo pesado, sem brilho e sem balanço. Aplicar depois da hidratação também não é necessário, para não pesar os fios. Se você quiser, na hora de secar, pode aplicar algumas gotas de leave-in.

Aplique a máscara nos cabelos úmidos

Hidratar os cabelos no banho é muito prático, mas tem os pontos negativos. Ao aplicar a máscara nos cabelos molhados o produto é diluído e perde um pouco da eficiência. Para evitar isso, antes da aplicação, tire o excesso da água com a toalha, apertando suavemente os fios, depois desembarace-os com um pente largo e só depois aplique a máscara.

Aplicando a máscara corretamente

Como hidratar o cabelo corretamente

O ideal é aplicar a máscara mecha por mecha, começando da região próximo à nuca em direção a parte frontal próximo à testa. Para cabelos normais a secos, o produto deve ser aplicado a partir de dois até quatro dedos de distância da raiz. Para cabelos mistos e oleosos, do meio do cabelo até as pontas. O importante é nunca aplicar a máscara na raiz, exceto em casos de umectações com óleos, mas ai, é outro caso. O ponto chave da hidratação e o segredo dos salões é massagear cada mecha de cima para baixo, para que o produto penetre melhor na cutícula dos fios, também para fechar a cutícula dando mais brilho. Caso você tenha um cabelo muito oleoso, aplique a máscara somente nas pontas.

A quantidade de máscara interfere no resultado?

Como hidratar o cabelo corretamente

NÃO!…Por isso evite encher o cabelo de creme, não é a quantidade que faz a diferença e sim a forma de aplicação, enxágue, etc. Preocupe-se em garantir que todos os fios recebam produto igualmente e respeite o tempo de ação da máscara indicado pelo fabricante.

Não passe do tempo indicado

Como hidratar o cabelo corretamente

Fique de olho no relógio! Siga o tempo recomendado para a máscara agir. Passar do tempo não otimiza o efeito da hidratação, pelo contrário, pode ressecar os cabelos ou deixa-lo com aspecto de sujo, opaco, pesado e oleoso. Deixe apenas o tempo indicado pelo fabricante, não ultrapasse.

O cuidado com o calor em excesso!

Como hidratar o cabelo corretamente

Depois da aplicação da máscara, prenda o cabelo e coloque uma touca laminada, caso você não tenha, serve uma touca de banho ou uma toalha morna. O calor ajuda a abrir as cutículas do cabelo e garante que o produto aja melhor.
Evite toucas térmicas, aquelas antigas que ligam na tomada, porque na maioria das vezes elas fornecem calor em excesso e podem danificar a estrutura do fio, e até queimar o couro cabeludo.

Aproveite e veja este vídeo de como eu faço minha hidratação com máscara:

Esta gostado do post?

Espero que esteja gostando do post, aproveite e cadastre seu email abaixo e sempre lhe enviarei dicas gratuitamente. E depois, continue lendo esse post que ainda têm mais dicas!

Como hidratar o cabelo corretamente


Como hidratar o cabelo corretamente

 

Essas são as dicas de hoje meninas,

espero que gostem e aproveitem!

Para fazer o post Como hidratar o cabelo corretamente foram utilizadas imagens do Google Images.

E ai meninas gostaram da dica de Como hidratar o cabelo corretamente? Comente

Júlia Doorman

Como hidratar o cabelo corretamente 4.96/5 (99.23%) 26 votes
  • Share on Tumblr